Educadores



Categoria: Filosofia Dissertações Produções de Profissionais da Seed: Dissertações
Fazer Download agora!Sutilezas entre ciência, política e vida prática: alfabetização em uma comunidade remanescente ... Popular Versão: PDF
Atualização:  18/2/2016
Descrição:
GROKORRISKI, Carlos Ricardo

Este trabalho tem por objetivo descrever a dinâmica das relações entre uma ação governamental específica, o “Programa Paraná Alfabetizado”, cuja função é a alfabetização de jovens, adultos e idosos, e uma comunidade remanescente quilombola (CRQ), neste caso a comunidade do Sutil. A base teórica é constituída a partir dos conceitos de 'dialogicidade/conscientização' em Paulo Freire; e 'matriz disciplinar/consciência histórica' em Jörn Rüsen. Ambos compartilham de teorias semelhantes referentes às relações entre as esferas do conhecimento e da vida prática. Paralelamente foram utilizados outros referenciais que contribuíram com alguns aspectos deste trabalho. A pesquisa é qualitativa e a coleta de dados se deu por pesquisa exploratória seguida de entrevistas. Entre as principais contribuições da pesquisa estão: uma reflexão sobre a identidade da comunidade, suas relações com a instituição estatal, bem como as possibilidades de projeção do futuro. As contribuições deste trabalho se dão no sentido de oferecer possibilidades de intervenção na comunidade a partir de um modelo epistemológico que considere a integração entre conhecimento especializado, esfera pública como ação política gestora e vida prática da comunidade.

Palavras-chave: Comunidade Remanescente Quilombola (CRQ). Programa Paraná Alfabetizado. Alfabetização. Dialogicidade/conscientização. Consciência histórica.

Downloads 781  781  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.