Educadores

Ensino Fundamental

Educação básica >> Ensino fundamental

O Ensino Fundamental com nove anos de duração, de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos 06 anos de idade, tem duas fases sequentes com características próprias, chamadas de anos iniciais, com cinco anos de duração, em regra para estudantes de 06 a 10 anos de idade; e anos finais, com quatro anos de duração, para os de 11 a 14  anos.

Os objetivos deste nível de ensino intensificam-se, gradativamente, no processo educativo, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender - tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo - , e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade, entre outros.

Os sistemas estaduais e municipais devem estabelecer especial forma de colaboração visando à oferta do Ensino Fundamental e à articulação sequente entre a primeira fase, no geral assumida pelo Município, e a segunda, pelo Estado,  garantindo a organicidade e a totalidade do processo formativo escolar.

Acesse abaixo mais informações:

ícone educacao integralEducação Integral
Confira informações sobre o tema


ícone ensino fundamental anos finaisEnsino Fundamental Anos iniciais
Confira informações sobre o tema
ícone ensino fundamental anos finaisEnsino Fundamental Anos finais
Confira informações sobre o tema

ícone ensino fundamental anos finaisProposições para a transição do 5º ano para o 6º ano no município de Curitiba
Acesse
ícone documentos orientadoresLegislações que implicam na Organização do Trabalho Pedagógico Orientações à Rede Pública Estadual
Recomendar esta página via e-mail: