Educadores

Educação Integral

ícone educação integral turno único
Educação em Tempo Integral
- Turno Único - ETI

ícone educação integral turno complementar
Educação Integral em
Turno Complementar

ícone Celem
Celem

ícone escola interativa
Escolas interativas

icone perguntas frequentes
Perguntas frequentes

icone webconferências
Webconferências


A Política de Educação Integral em Jornada Ampliada da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná tem como principal objetivo ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, contemplando necessidades educacionais e sociais dos educandos, por meio de duas organizações pedagógicas:
  • Educação em Tempo Integral - Turno Único - ETI;
  • Educação Integral em Turno Complementar.

Finalidades da Política de Educação Integral em Jornada Ampliada
  • Democratizar a oferta de atividades pedagógicas, por meio da ampliação da jornada escolar, tanto em turno único quanto em turno complementar, para os estudantes da educação básica da rede pública estadual de ensino.
  • Viabilizar o aprofundamento dos conteúdos curriculares, por meio de atividades pedagógicas complementares, que possibilitem encaminhamentos metodológicos diferenciados e que favoreçam o desenvolvimento humano integral dos estudantes.
  • Criar um ambiente educativo que considere as experiências e os saberes dos estudantes, possibilitando-lhes a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento do estudo e da pesquisa.
  • Possibilitar a ampliação do tempo para o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, por meio da Educação Integral em Tempo Integral - Turno Único (ETI).
  • Promover a articulação entre a Proposta Pedagógica Curricular das atividades dos programas de ampliação de jornada, ofertados em turno complementar, com o Projeto Político-Pedagógico/Proposta Pedagógica Curricular da instituição de ensino, regulamentando-os em Regimento Escolar.
  • Possibilitar a integração entre equipe gestora (direção, direção auxiliar e pedagogos) e os profissionais da educação envolvidos nas atividades dos programas de ampliação de jornada na elaboração do planejamento, da execução e da avaliação das ações.
  • Envolver o Conselho Escolar na decisão da escolha das atividades dos programas a serem ofertados, de forma a atender as necessidades da comunidade escolar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Público atendido
Estudantes do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio matriculados nas instituições de ensino da rede pública estadual do Paraná.
Recomendar esta página via e-mail: