Simulador que possibilita entender questões como: Por que objetos como madeira flutuam na água? Será que depende do tamanho? Ainda, possibilita criar um objeto personalizado para explorar os efeitos de massa e do volume sobre a densidade. Usar a escala para medir a massa de um objeto, segurar o objeto debaixo de água para medir o seu volume. Para utilizar esse simulador é preciso salvar o arquivo no computador e ter instalado o software java (http://www.java.com/pt_BR/).
Simulador elaborado pela PUC-RS que mostra um carrinho de supermercado passando. Na primeira opção o usuário deverá escolher um produto no supermercado virtual que contenha o composto da função química indicada. Na segunda opção deve-se clicar no produto que possua o nome citado.
Simulador do Laboratório Virtual (LabVirt) de Química da Faculdade de Educação da USP. Este objeto está relacionado ao conteúdo soluções, concentração e qualidade alimentar.
Este objeto busca estudar as reações químicas e relacioná-las com a velocidade em que ocorrem. A ideia é demonstrar, por meio de experiências com comprimidos em pó e sólidos, de que maneira a temperatura, a quantidade da substância e a superfície de contato influenciam este processo.
O personagem principal é um aluno que relaciona sua aula com um fato presenciado em sua infância e como a chuva ácida no decorrer do tempo afeta as estruturas, edifícios e monumentos. A partir dessa situação ele se lembra da aula de química, onde ele tenta compreender como acontece o processo de formação da chuva ácida. Ao longo da aula são vistos os conceitos de ácidos, bases, sais, óxidos, reações, poluição atmosférica. Funções Químicas, Ligações Químicas. Fonte: LabVirt - USP
Sítio em francês organizado pelo CNRS (Centro Nacional da Pesquisa Científica) da França. Apresenta uma casa virtual, com seus diversos cômodos destacando em cada um a presença da química.
Simulador de moléculas em 3D que permite observar moléculas em movimentos em três eixos, assim como a apresentação em diferentes formatos. Possibilita, ainda, a inserção de novas estruturas e a geração de um arquivo de imagem.