Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!The Role Of The Tutor In Distance Education Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CHANAN, Aline de Abreu Curunzi; CHANAN, Douglas dos Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; MARCHESSOU, François

O artigo trata do papel do tutor na educação a distância. Faz um breve histórico da EAD, comentando seu avanço e popularidade a partir da difusão das TIC, e cita as principais dificuldades enfrentadas pelo tutor atualmente, chamando atenção para a importância de sua constante atualização (em inglês).

Palavras-chave: Educação. Tecnologias. Qualificação.

Downloads 1953  1953  Tamanho do arquivo 80.05 KB  Plataforma The 22nd ICDE World Conference Report - ICDE  Site http://www.icde.org/oslo/icde.nsf/id/37657B265F3AFEAEC125701200430427?OpenDocument
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O ensino da Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
FÁVERO, Altair Alberto; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar

O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de Filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de Filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de Filosofia nas escolas públicas. Apresenta, também, alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em Filosofia e, por último, algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal.

Palavras-chave: Filosofia. Ensino de Filosofia. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio.

Downloads 1954  1954  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Três lições de filosofia da educação Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
KOHAN, Walter Omar

O presente trabalho busca pensar o valor de O mestre ignorante como exercício de filosofia da educação, em particular contrapondo-o a um modo, dominante, de exercer esse saber no seio de nossas instituições. Trata-se de uma história singular, pela qual todo mestre pode se perguntar por que e para que ensina; e, o que é ainda mais importante, pode se questionar sobre que diabos está fazendo consigo mesmo e com os outros, a cada vez que se veste de mestre em uma sala de aula. Depreendemos, desse exercício, três lições: a) o mais natural, evidente e aceito socialmente acaba sendo, filosoficamente, o mais problemático; b) somente pelo paradoxo, entranhados no lodo paradoxal, podemos encontrar algum sentido na educação; c) só há uma educação que vale a pena: a que emancipa (sem emancipar). Quem não deixa que os(as) outros(as) se emancipem embrutece.

Palavras-chave: Filosofia da educação. Emancipação. Sócrates.

Downloads 2008  2008  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Práticas de leituras com base nas análises da psicologia escolar contemporânea Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CORDEIRO, Wande Greice Santana; SILVA, Silvio Profírio da

Este trabalho tem por objetivo abordar as contribuições da Psicologia Cognitiva, Piaget e Vygotsky, para o desenvolvimento de novas perspectivas, estratégias e práticas de ensino de leitura.

Palavras-Chave: Psicologia cognitiva. Estratégias. Práticas de ensino. Leitura.

Downloads 2029  2029  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Reforma da escola e o trabalho como especificidade humana Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges

O presente artigo procura desmistificar o espaço escolar como redentor das mazelas sociais ao mesmo tempo em que analisa a hegemonia da classe dominante que faz uso não só da sociedade política, mas da sociedade civil para disseminar sua ideologia. Analisa, de modo sintético, a educação no Brasil no que concerne à escola para as classes trabalhadoras demonstrando que a dicotomia escola de ricos e de pobres é fruto de uma sociedade divida em classes que desumaniza o trabalhador, arrebatando-lhe das mãos aquilo que o diferencia dos animais: o trabalho, a capacidade de planejar e prever resultados, justificando tal assertiva pela meritocracia. Uma vez que a classe detentora dos meios de produção subjuga o trabalhador, se apropriando do conhecimento, domínio e produto de seu trabalho, todavia, não lhe é capaz de tomar a capacidade de resistir, se opor ao domínio capitalista. Converter os mesmos meios que favorecem a classe dominante o exercício de sua hegemonia a favor da classe trabalhadora é possível, e a reforma da escola deve começar pela organicidade dos intelectuais envolvidos nesta peleja. Entre os autores consultados ressaltam-se os pressuposto de Gramsci.

Palavras-chaves: Educação. Escola. Trabalho.

Downloads 2047  2047  Tamanho do arquivo 60.00 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.utp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O professor de filosofia: o ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
ASPIS, Renata Pereira Lima

O ensino de Filosofia para jovens na escola justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que dêem conta de seus problemas. Não há cisão entre filosofia e filosofar. O ensino de Filosofia deve ser produção de filosofia como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si e ao mundo de forma original e autônoma.

Palavras-chave: Ensino. Formação. Experiência filosófica. Professor. Criação de conceitos.

Downloads 2061  2061  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Lições de Freire Popular Versão: HTML
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
GADOTTI, Moacir

O artigo trata das ideias de Paulo Freire e mostra porque a educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa, que dá ênfase apenas à eficiência. Segundo o autor, este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo.

Palavras-chave: Instituto Paulo Freire. Pedagogia freireana/pedagogia do diálogo. Construtivismo crítico. Educação. Pedagogia Neoliberal.

Downloads 2081  2081  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SCIELO  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Freud, Politzer, Merleau-Ponty Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
FURLAN, Reinaldo

O objetivo deste artigo é introduzir os primeiros contrapontos da filosofia de Merleau-Ponty com a psicanálise freudiana, ao lado da apresentação da "Crítica dos fundamentos da psicologia" (G. Politzer). Politzer critica o postulado freudiano da divisão psíquica e o postulado da semântica da linguagem convencional na determinação de todo sentido vivido. Merleau-Ponty faz uso dessas críticas para uma teoria da expressão e da existência humanas.

Palavras-chave: Maurice Merleau-Ponty. Georges Politzer. Sigmund Freud. Psicanálise. Fenomenologia.

Downloads 2085  2085  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
SHIMIZUL, Alessandra de Morais; CORDEIRO, Ana Paula; MENIN, Maria Suzana De Stefano

Apresenta um estudo bibliográfico referente ao tema "ética e preconceito" no âmbito da educação escolar em periódicos nacionais das áreas de educação, psicologia e filosofia a partir da década de 70 até o ano de 2003. No total, foram categorizados e analisados 570 textos. Constatamos que, especialmente, nas três últimas décadas, houve uma preocupação, por parte dos pesquisadores, com questões éticas e a problemática da diversidade e suas relações com a educação escolar. Percebemos, também, que algumas revistas científicas se destacaram por apresentar um maior número de produções científicas publicadas com o tema no período que compreende este estudo. Além disso, a maioria dos trabalhos realizou estudos teóricos e pesquisas bibliográficas em detrimento às pesquisas empíricas. Foi elaborado um índice dos textos pesquisados que, juntamente com o material coletado, funcionará como banco de dados para pesquisadores, ligados a diversas áreas do conhecimento, que possuam interesse em estudar o tema "ética e preconceito" e seus diversos subtemas.

Palavras-chave: Ética e educação. Preconceito e educação. Produção científica.

Downloads 2093  2093  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O ensino de filosofia e a criação de conceitos Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GALLINA, Simone

Ao pensar as linhas e os traçados do ensino em Filosofia, tem-se que levar em conta que esta atividade pedagógica deve se constituir numa atividade filosófica e, ainda,dependendo da concepção de atividade filosófica, que devemos modificar significativamente a própria concepção do que consiste o ensino e a aprendizagem em filosofia. Neste sentido, torna-se importante esclarecer em que consiste a atividade filosófica para se mapear os territórios do ensino em filosofia. Tarefa esta que nos propomos a partir da contribuição do filósofo francês Gilles Deleuze, o qual, em seus inúmeros escritos, afirma que a atividade do filósofo implica uma dimensão de criação: criação de conceitos.

Palavras-chave: Filosofia. História. Ensino. Leitura. Conceito.

Downloads 2095  2095  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 18 »