Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Inteligência Artificial: O Olhar do Professor na Construção Social do Conhecimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida ; SILVA, Walcyranya Alves da; SILVA; Silvio Profirio da; SANTANA, Lucas de Lima Seixas; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima ; ALENCAR, Rosane.

Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da informática, como recurso pedagógico, por professores das Séries Iniciais. Em outras palavras, como essa ferramenta pode ajudar ou não como recurso didático, na práxis em sua aula, analisando o uso dessas novas tecnologias nos laboratórios de informática das escolas observadas.

Palavras-Chave: Construção social. Conhecimento da criança.

Downloads 1733  1733  Tamanho do arquivo 100.22 KB  Plataforma  X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem  Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
PERRENOUD, Philippe

O artigo discute os problemas, impasses e possibilidades da organização da escola em ciclos de aprendizagem destacando que não basta a adesão ideológica para que ela se concretize. A sua efetivação exige novas competências, contexto em que se coloca a temática da formação e profissionalização do professor.

Palavras-chave: Administração da Educação. Formação de professores. Aprendizagem. Desenvolvimento da Educação.

Downloads 1881  1881  Tamanho do arquivo 148.69 KB  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do fi Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GELAMO, Rodrigo Pelloso

O presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de Filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de Filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de Fiosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Ontologia do presente. Filosofia francesa. Educação contemporânea.

Downloads 1912  1912  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Competência Docente na Perspectiva de Paulo Freire Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
VASCONCELLOS, Celso dos S.

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre a competência docente na perspectiva freireana a partir de alguns eixos temáticos particularmente significativos em sua obra: educação, conhecimento, liberdade, projeto/política, formação e amor. Contrapõe-se à visão reducionista de competência, de viés neoliberal. Procura resgatar alguns elementos nucleares da obra de Paulo Freire relacionados à temática da competência docente.

Palavras-Chave: Paulo Freire. Competência. Educação Libertadora. Amor.

Downloads 1931  1931  Tamanho do arquivo 172.77 KB  Plataforma Revista de Educação AEC  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Hipertexto e letramento midiático: os novos recursos e a função do professor de educação Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Francisco Santana de

Pesquisas realizadas nos últimos meses indicam que o uso de computadores, Internet e outras ferramentas no apoio à educação auxiliam o papel de professores no processo de aprendizagem dos estudantes. A soma dessas tecnologias possibilita a criação de uma nova forma de interação de informações que se interliga na rede digital e é conhecida como hipertexto. Todo esse novo recurso possibilita numa percepção de novos caminhos na aprendizagem, o que tem feito a diferença no processo educacional dos estudantes de todas as faixas etárias. Portanto, o objetivo deste trabalho é discutir não apenas a função desses novos elementos na educação, após séculos de hegemonia da cultura livresca, como também destacar o novo papel do professor a partir dessa outra instância do letramento midiático. Para tanto, a fundamentação teórica será baseada nos estudos sobre hipermídia e letramento, de inspiração descritivo‐interpretativista, amplamente divulgados no país. A conclusão aponta para o fato de que essa nova instância do letramento, por meio do uso de computadores, bibliotecas digitais, internet, entre outros, apresenta grande número de informações aos estudantes de tal forma que adquirem outras percepções sobre objetos de pesquisa e estudo e com isso agregam novos elementos ao processo de educação. Tudo isso, por sua vez, adiciona outro papel à função do professor que necessita acompanhar essas transformações para que seja possível orientar os estudantes neste novo universo de possibilidades.

Palavras-chave: Educação. Interação. Era digital. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.

Downloads 1938  1938  Tamanho do arquivo 256.89 KB  Plataforma 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre Filosofia e Pedagogia Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
DALBOSCO, Cláudio Almir

O artigo reconstroi brevemente, em sua primeira parte, a situação de dependência histórica da Pedagogia, primeiro em relação à Filosofia e, depois, às Ciências, para mostrar que um dos resultados de tal dependência é a incorporação, no universo do discurso pedagógico, daquela mesma tendência, presente de modo geral tanto no discurso filosófico como científico, de objetificação do ser humano por meio de sua epistemologização ou eticização. Na segunda parte, recorre ao pensamento heideggeriana de Ser e Tempo e sua crítica à metafísica clássica e à ciência moderna, com o intuito de abalizar um arsenal conceitual produtivo à Pedagogia, para que ela possa repensar-se a si mesma. Em que pese todas as dificuldades teóricas intrínsecas ao projeto de extrair desdobramentos pedagógicos desta obra, o conceito de cuidado (Sorge) como tríplice dimensão articulada estruturalmente constitui o fio condutor deste arsenal.

Palavras-chave: Pedagogia. Filosofia. Ciência. Ação pedagógica. Ser-aí e cuidado.

Downloads 1952  1952  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A vingança do fetiche: reflexões sobre indústria cultural, educação pela dureza e vício Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
ZUIN, Antonio Álvaro Soares

Os danos no processo formativo, decorrentes da hegemonia da indústria cultural, são investigados há algum tempo por pesquisadores das áreas de filosofia, psicologia, sociologia e história da educação. De forma geral, concluiu-se que não há uma relação de causa e efeito entre a indústria cultural e a produção de consciências reificadas. Porém, é preciso compreender de que modo o consumidor dos produtos da indústria cultural se esforça para permanecer na condição de objeto, ao invés de ser sujeito de suas ações. Tem-se como objetivo, neste artigo, refletir sobre a produção e propagação deste impulso conformista. Para tanto, parte-se do seguinte pressuposto: a chave para o entendimento das nuances desse impulso se encontra na análise das transformações históricas da relação entre a indústria cultural e a educação pela dureza.

Palavras-chave: Educação pela dureza. Indústria cultural. Fetiche. Vício. Theodor W. Adorno.

Downloads 1991  1991  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Piaget: Notas para uma Teoria Construtivista da Inteligência Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
LAJONQUIÈRE, Leandro de

Constata-se que boa parte dos comentadores da obra de Piaget afirma que a inteligência é originariamente de natureza individual e que, portanto, a socialização seria o efeito de um processo de evolução cognitiva. Essa interpretação substancializa a inteligência, recorre a explicações reducionistas e considera o processo de construção epistêmica como uma simples atualização de possíveis cognitivos pré-formados. Uma série de investigações tem sugerido a existência de uma interdependência causal entre as dinâmicas sociais e o desenvolvimento cognitivo, o que nos alerta a respeito da necessidade de rediscutir o estatuto da interação.

Palavras-chave: Jean Piaget. Inteligência. Interação. Construtivismo.

Downloads 2001  2001  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O ensino da Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
FÁVERO, Altair Alberto; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar

O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de Filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de Filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de Filosofia nas escolas públicas. Apresenta, também, alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em Filosofia e, por último, algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal.

Palavras-chave: Filosofia. Ensino de Filosofia. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio.

Downloads 2013  2013  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!The Role Of The Tutor In Distance Education Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CHANAN, Aline de Abreu Curunzi; CHANAN, Douglas dos Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; MARCHESSOU, François

O artigo trata do papel do tutor na educação a distância. Faz um breve histórico da EAD, comentando seu avanço e popularidade a partir da difusão das TIC, e cita as principais dificuldades enfrentadas pelo tutor atualmente, chamando atenção para a importância de sua constante atualização (em inglês).

Palavras-chave: Educação. Tecnologias. Qualificação.

Downloads 2030  2030  Tamanho do arquivo 80.05 KB  Plataforma The 22nd ICDE World Conference Report - ICDE  Site http://www.icde.org/oslo/icde.nsf/id/37657B265F3AFEAEC125701200430427?OpenDocument
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 (9) 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »