Categoria: Pedagogia Artigos |
A Pedagogia Social na Educação Infantil: possibilidades de trabalho com a comunidade  |
Versão: DOC Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges
Este artigo discorre sobre as dificuldades de trabalho em Centros de Educação Infantil pública, como a falta de recursos materiais e humanos, onde muitos profissionais têm que assumir funções avessas às suas formações, seja pela gravidade de muitas situações ou falta de profissionais específicos, quando não das duas juntas. Na figura do diretor que precisa fazer visitas, fazer o trabalho pedagógico, encaminhamentos e tantos outros que perpassam o cotidiano destes centros de modo a comprometer seu trabalho. As consequências destas mazelas recaem no atendimento as crianças e suas famílias, que embora possuam direitos na letra da lei, encaram a conquista à vaga como uma benesse dos poderes públicos. Neste âmbito se faz um paralelo com alguns países da Europa como Espanha e Itália, onde a formação em Pedagogia Social prepara o educador social para articular o trabalho com os desfavorecidos. Uma profissão reconhecida, com carga horária e formação específica que contribui para a superação de dificuldades concernentes à realidade brasileira. No Brasil algumas universidades já trabalham com a formação em Pedagogia Social e os autores consultados para este estudo são Machado, Caliman e Freire.
Palavras-chave: Educação infantil. Pedagogia social. Famílias.
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9420 62.00 KB Universidade Tuiuti do Paraná - UTP http://www.webartigos.com |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A multimídia, a didática e o saber escolar na formação do professor: um desafio acadêmico  |
Versão: PDF Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
ARNONI, Maria Eliza Brefere; DOTTI, Amanda Foganholi; FARIA, Lívia Carolina Miranda; KOIKE, Luiz Tomaz; BREFORE, Marcelo A fim de divulgar os trabalhos resultantes da disciplina de Didática, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, Campus de São José do Rio Preto, para professores e futuros professores, propôs-se a elaboração do site: http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/didatica/index.htm , tendo em vista a importância do olhar crítico para o livro didático e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em sala de aula, assuntos tratados nos trabalhos. A parceria com os docentes da rede pública proporcionou, pelo contato entre formação inicial e continuada, a troca de experiências e discussões relevantes sobre a educação. Palavras-chave: Educação. Formação inicial. Formação continuada. Site de didática.
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2333 185.41 KB Universidade Estadual Paulista - Unesp http://www.unesp.br/prograd/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A identidade do Pedagogo e as novas Diretrizes Curriculares de Pedagogia  |
Versão: PDF Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Fabiana dos Santos Franco da Este artigo tem por objetivo abordar o processo de construção da identidade do pedagogo, fazendo um resgate histórico do professor/pedagogo no Brasil e trazer algumas concepções teóricas sobre a atuação do pedagogo. A história da educação traz importantes contribuições para uma compreensão mais profunda sobre esse processo de constituição da identidade do professor/pedagogo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia trouxeram algumas mudanças com relação à identidade do pedagogo –principalmente quando coloca a docência como base para a profissão –, o que torna relevante uma reflexão sobre suas interferências para o mercado de trabalho. Podemos perceber que as Diretrizes vêm de um longo processo de lutas para o seu estabelecimento, pois são muitos os questionamentos sobre o curso de Pedagogia, no sentido de estar ou não a serviço da lógica do mercado. Mas isso também gera uma nova dúvida: a Pedagogia deve ou não acompanhar as mudanças do mercado de trabalho? A atuação docente sempre esteve diante de lutas e entraves para sua profissionalização, buscando uma identidade própria. E quando enfim é regulamentada as Diretrizes para o curso de Pedagogia, ainda existem inúmeras controvérsias por parte dos teóricos quanto a identidade do pedagogo. Por isso é necessário trazer alguns autores, tais como Aguiar et al (2006), Evangelista (2008), Gadotti (1983), Garcia (1995), Libâneo (2006) e Saviani (2007), para esta discussão, pois estes pesquisadores, com certeza, têm grandes contribuições para a formação de professores/pedagogos. Este artigo não esgota esta discussão, pois este não é o objetivo, mas o que pretendemos é trazer uma reflexão bem fundamentada acerca das Diretrizes de Pedagogia, assim como pesquisas que tem em foco o papel do pedagogo.
Palavras-chave: Identidade do pedagogo. Diretrizes curriculares. Mercado de trabalho.
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17965 65.37 KB PUC - EDUCERE 2008 http://www.pucpr.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A Fetichização do Livro Didático no Brasil  |
Versão: 2012 Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
SILVA, M. A.
Este artigo discutirá como as diversas polêmicas sobre a qualidade dos livros didáticos veiculadas pela imprensa nos últimos anos demonstram a supervalorização deste instrumento didático/pedagógico em nossa cultura escolar. Este status alcançado nas representações sociais pelos livros didáticos é resultado de uma complexa trajetória histórica, uma significativa relevância econômica, e de contornos ideológicos e políticos, sobretudo no período republicano brasileiro. Por fim, debaterá como a consagração deste material parece ofuscar outras discussões como as reais condições de trabalho, formação e aprendizado de professores e alunos brasileiros do ensino básico.
Palavras-chave: Livro Didático. PNLD. Ensino de História.
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808 0 bytes Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967 http://www.ufrgs.br/edu_realidade |
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