Categoria: Pedagogia Artigos |
A construção social da infância: uma outra história |
Versão: PDF Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de
Este artigo pretende discutir sobre diferentes concepções de infância e criança que permeiam o ambiente escolar. Para tanto, indícios de que a desigualdade social está intimamente relacionada com a origem étnica são apresentados como mote para a análise de que a agenda política brasileira pouco tem feito para o término desse círculo vicioso. Somado a este contexto, a postura pedagógica de educadoras e educadores, bem como da própria escola, vem contribuindo para perpetuar diferenciações hierarquizantes entre crianças. Utilizando depoimentos de professoras da educação infantil a respeito das relações raciais, o artigo discorre sobre critérios de segregação vigentes na escola, um espaço considerado como uma espécie de laboratório do racismo/preconceito/discriminação, e seus membros e recursos materiais (profissionais da educação, estudantes, livros didáticos, livros paradidáticos) como elementos balizadores para propagação de manifestações silenciosas (outras nem tanto) destes sentimentos ou atitudes. Por fim, aponta para possíveis caminhos por meio do reconhecimento da criança como atuante de sua própria história, ou seja, como protagonista de uma trama que insiste em relegá-la a coadjuvante, ignorando que este enredo diz respeito ao estabelecimento e garantia de direitos independentemente de sua origem étnica. Dessa forma, apresenta o conceito de “alfabetização da diáspora” como recurso para a revisão da postura pedagógica e como um novo olhar sobre a história do país, da população e da própria criança que compõe o grupo que origina essa infância bem diferente da idílica.
Palavras-chave: Construção social da infância. Escola. Racismo.
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11448 66.46 KB VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_931.pdf |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A Fetichização do Livro Didático no Brasil |
Versão: 2012 Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
SILVA, M. A.
Este artigo discutirá como as diversas polêmicas sobre a qualidade dos livros didáticos veiculadas pela imprensa nos últimos anos demonstram a supervalorização deste instrumento didático/pedagógico em nossa cultura escolar. Este status alcançado nas representações sociais pelos livros didáticos é resultado de uma complexa trajetória histórica, uma significativa relevância econômica, e de contornos ideológicos e políticos, sobretudo no período republicano brasileiro. Por fim, debaterá como a consagração deste material parece ofuscar outras discussões como as reais condições de trabalho, formação e aprendizado de professores e alunos brasileiros do ensino básico.
Palavras-chave: Livro Didático. PNLD. Ensino de História.
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711 0 bytes Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967 http://www.ufrgs.br/edu_realidade |
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