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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Como incluir? O debate sobre o preconceito e o estigma na atualidade Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SCHILLING, Flávia Schilling; MIYASHIRO, Sandra Galdino

O objetivo deste artigo é provocar um debate que amplie os termos habituais da discussão sobre a Educação Inclusiva. Essa discussão tem como um dos seus eixos a questão do preconceito que cerca aquele considerado “diferente”. Propõe-se, no presente artigo, que, além do preconceito, há de se considerar as formas atuais do estigma. O ponto de partida é dado pela análise já clássica de Goffman, atualizada pelas propostas de Zygmunt Bauman. Um grupo “invisível” — pois cercado pelo segredo — que freqüenta as salas escolares, é aquele formado por crianças e jovens que vivem — ou viveram — o encarceramento de um dos progenitores. No Brasil, o “estigma”, associado aos filhos de presidiários, tem origem no século XIX, por meio da penetração de teorias criminais, originárias em grande parte da Europa, das políticas eugenista e higienista. O discurso educacional se apropriou dessas concepções e, ao longo de décadas, despendeu esforços no sentido de tentar recuperar indivíduos já “viciados geneticamente” ou influenciados pelo meio familiar e social. Esse foi o grupo estudado para compreender como operam com o estigma que os cerca e que se concretiza na maneira como suas imagens são fixadas e amalgamadas às figuras criminosas de seus pais. Como resultado, vêm-se vidas marcadas pela ambivalência: emergem as figuras dos “indefiníveis”, dos “estranhos”. Como lidar com esse grupo em uma proposta inclusiva? Quais são as possibilidades e os limites da ação educativa em uma sociedade na qual o estigma parece se reatualizar? Essas são algumas reflexões que este artigo pretende introduzir.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Filhos de presidiários. Estigma. Direitos Humanos. Preconceito.

Downloads 1011  1011  Tamanho do arquivo 91.72 KB  Plataforma Educação e Pesquisa  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Competência Docente na Perspectiva de Paulo Freire Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
VASCONCELLOS, Celso dos S.

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre a competência docente na perspectiva freireana a partir de alguns eixos temáticos particularmente significativos em sua obra: educação, conhecimento, liberdade, projeto/política, formação e amor. Contrapõe-se à visão reducionista de competência, de viés neoliberal. Procura resgatar alguns elementos nucleares da obra de Paulo Freire relacionados à temática da competência docente.

Palavras-Chave: Paulo Freire. Competência. Educação Libertadora. Amor.

Downloads 1952  1952  Tamanho do arquivo 172.77 KB  Plataforma Revista de Educação AEC  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Compre um kit neoliberal para a Educação Infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um pro Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ARCE, Alessandra

O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a formação do professor de educação infantil na atualidade. Para tanto parte-se de uma revisão da bibliografia, que tem alertado para as interfaces do neoliberalismo e do pós-modernismo com as políticas educacionais e, em especial, as políticas de formação de professores. São analisados, enquanto norteadores da implementação do ideário neoliberal no campo da formação de professores da educação infantil, os documentos produzidos pelo MEC como Referências tanto para a formação de professores como para delimitar conhecimentos a serem trabalhados na educação de 0 a 6. Conclui-se que as tendências deste processo são o aligeiramento da formação de professores, a gradativa perda de controle dos mesmos sobre seu exercício profissional e a transformação das salas de educação infantil em laboratórios de implementação dos ideários pedagógicos, afinados com o neoliberalismo e o pós-modernismo.

Palavras-chave: Educação infantil. Formação de professores. Neoliberalismo. Pós-modernismo. Políticas educacionais.

Downloads 880  880  Tamanho do arquivo 240.52 KB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Computador/internet como instrumentos de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológic Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FREITAS, Maria Teresa de Assunção

Discuto como a teoria histórico‐cultural, por meio de seus conceitos básicos, permite pensar o computador /internet como instrumentos de aprendizagem. Inicialmente, situo a escola refletindo sobre suas dificuldades para a incorporação do computador/internet à prática pedagógica. Apresento, em seguida, uma reflexão teórica compreendendo o papel mediador exercido por essa tecnologia que se constitui, ao mesmo tempo como instrumento tecnológico e simbólico.

Palavras-chave: Escola. Computador/internet. Instrumentos de aprendizagem.

Downloads 2295  2295  Tamanho do arquivo 270.12 KB  Plataforma 2o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Conselho Escolar - a participação construindo a gestão democrática na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
MAFASSIOLI, Andréia da Silva

O presente trabalho relata a experiência de formação continuada realizada com os conselheiros escolares de uma Rede Pública Municipal de Ensino. Os momentos de formação foram planejados, visando o fortalecimento da gestão democrática, esclarecendo aos segmentos pais, alunos, professores e funcionários as funções do Conselho Escolar, a importância da participação na tomada de decisão sobre questões administrativas, pedagógicas e financeiras e o aprofundamento de temáticas educacionais tais como Inclusão social, Ensino Fundamental de 09 anos, superação do fracasso escolar, entre outras que permeiam os Projetos Político-Pedagógicos das instituições de ensino.

Palavras-chave: Conselho escolar. Participação. Gestão democrática.

Downloads 11132  11132  Tamanho do arquivo 163.30 KB  Plataforma Associação Nacional de Política e Administração da  Site http://www.isecure.com.br/anpae/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Corpo, Gênero e Sexualidade nos Registros de Indisciplina Popular Versão: 2012
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FERRARI, A.; ALMEIDA, M. A. de

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Departamento de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Trabalhando com os registros feitos entre 2007 e 2009, vamos centralizar nossas análises nos casos em que o corpo, o gênero e a sexualidade interagem com as indisciplinas. Entendendo essas categorias como construções discursivas e históricas, estamos propondo pensar os mecanismos de sua construção através dos enfrentamentos que ocorrem na escola. Desse modo, é na perspectiva Pós-estruturalista, sobretudo nas contribuições de Michel Foucault que estará nosso embasamento teórico-metodológico.

Palavras-chave: Corpo. Gênero. Sexualidades. Escolas.

Downloads 564  564  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Cultura midiática e educação infantil Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
MOREIRA, Alberto da Silva

Neste artigo retomo uma discussão já em curso sobre cultura midiática e educação infantil. A partir do impacto social dos conglomerados de comunicação e entretenimento, proponho o conceito de sistema midiático-cultural para dar conta da complexidade crescente no campo da indústria cultural. Para isso examino dois eixos temáticos interligados: 1) a midiatização da cultura e a produção da cultura midiática; e 2) a função socializadora e pedagógica do sistema midiático-cultural nas sociedades modernas, com um acento sobre a publicidade.

Palavras-chave: Mídia. Educação. Cultura midiática. Infância. Indústria cultural.

Downloads 2180  2180  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Currículo e formação do(a) pedagogo (a) frente às novas Diretrize do curso de Pedagogia: relato de u Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
PEREIRA, Antonio

Este texto relata o processo conflitante de institucionalização das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, bem como da experiência de reformulação/adaptação curricular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O embate travado nos dois campos (Diretrizes e reformulação do curso de Pedagogia)mostrou, concretamente, que currículo é poder instituído/instituinte de grupos sociais (não) hegemônicos. A experiência de reformulação da UNEB demonstra que, apesar de no discurso aparecer a ideia de um currículo crítico e inovador de formação do/a pedagogo/a, essencialmente continua disciplinar e tradicional.

Palavras-chave: Currículo. Pedagogia. Diretrizes curriculares . Reformulação curricular.

Downloads 3472  3472  Tamanho do arquivo 169.79 KB  Plataforma Revista e-curriculum  Site http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Custo Aluno–Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  18/12/2012
Descrição:
CARREIRA, Denise; REZENDE PINTO, José Marcelino

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, articulação política de organizações,movimentos e redes da sociedade civil brasileira, oferece uma contribuição ao desafio previsto na legislação do País quanto à definição de referenciais de custo aluno-qualidade (CAQ) para a educação básica. Referenciais que devem orientar a construção de uma política de financiamento da educação básica comprometida efetivamente com a garantia do direito à educação de qualidade para todas as pessoas.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Custo aluno-qualidade. Financiamento da educação.

Downloads 1178  1178  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Campanha Nacional pelo Direito à Educação  Site http://www.campanhaeducacao.org.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Cyberbullying: uma análise comparativa com estudantes de países da América Latina: Argentina, Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CHELEZQUER, Charo Sádaba Chalezquer; GONZÁLEZ, Diana González;
PÉREZ, Jorge del Río; SALA, Xavier Bringue

Este estudo explora a questão do cyberbullying partindo de uma perspectiva transcultural. O foco está na análise da extensão da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela apresentando experiências de adolescentes de cyberbullying, a partir do levantamento de 21.000 estudantes de 10 a 18 anos. Nesse trabalho, "cyberbullying" refere-se à intimidação via meios de comunicação eletrônicos: telefone celular / vídeo / foto / mensagem de texto, Internet / jogos / mensagens instantâneas.

Downloads 2495  2495  Tamanho do arquivo 82.06 KB  Plataforma V Congresso Internacional sobre Comunicação e Real  Site http://www.educarede.org.br
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