Categoria: Pedagogia Artigos |
Relação Sociocultural dos Brinquedos Artesanais Vendidos em Feiras Livres |
Versão: 2012 Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
ANTÉRIO, D.;GOMES-DA-SILVA, P. N.
A pesquisa objetivou analisar o significado sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livres. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, de campo. Os Sujeitos participantes foram vendedores de brinquedos artesanais das feiras livres das cidades de Campina Grande e João Pessoa, principais no Estado da Paraíba. Utilizou-se da entrevista semiestruturada e da observação direta com registro em diário de campo. Concluiu-se que os brinquedos artesanais apresentam importantes significados para os feirantes vendedores desses objetos, principalmente no que se refere ao período de infância vivida, ao significado intergeracional somado à história cultural do brinquedo e à realidade educacional dos Sujeitos.
Palavras-chave: Educação. Feiras livres. Cultura. Brinquedos Artesanais.
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929 0 bytes Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967 http://www.ufrgs.br/edu_realidade |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia no Brasil: a gestão da educação como gérmen da for |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Naura Syria Carapeto
Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia estipuladas pelo Conselho Nacional de Educação. Discute algumas questões de princípio e de concepção sobre as políticas de formação de profissionais da educação nas diretrizes e a gestão da educação que se constitui o gérmen de sua formação. Toma-se como referência a tese de que a relevante e inquestionável importância da formação do profissional da educação se situa na responsabilidade e no compromisso da formação para a cidadania, como reza a Constituição da República Federativa do Brasil e a Carta Magna da Educação Brasileira. É este o compromisso da gestão da educação exercida pelo professor se fazendo em ação na sala de aula, por conter "em gérmen" o espírito e o conteúdo do projeto político e pedagógico que expressa os compromissos e o norte da escola por meio da gestão do ensino, da gestão da classe, da gestão das relações, da gestão do processo de aquisição do conhecimento, enfim, da gestão da formação para a cidadania. Tal concepção perpassa, de forma implícita e explícita, todo o texto das diretrizes.
Palavras-chave: Pedagogia. Diretrizes Curriculares de Pedagogia. Gestão da educação. Formação. Política educacional.
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929 77.35 KB Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Detecção de problemas visuais e auditivos de escolares em Ribeirão Preto: estudo comparativo por nív |
Versão: HTML Atualização: 20/8/2009 |
Descrição:
CANO, Maria Aparecida Tedeschi; SILVA, Graciette Borges da
A avaliação das funções visuais e auditivas dos alunos ingressantes na 1ª série do 1º grau é considerada uma ação básica de saúde do escolar. A criança, ao ingressar na primeira série, inicia (ou continua) o processo de alfabetização, considerado um dos mais importantes da área educacional e necessita, portanto, da visão e audição normais (ou com correção) para que esse processo seja facilitado. Neste trabalho, procuramos estudar os distúrbios visuais e auditivos dos escolares de Ribeirão Preto, de diferentes estratos sociais, nos aspectos de detecção precoce, encaminhamento dos casos e solução ou não, pela família e escola, dos problemas encontrados.
Palavras-chave: Detecção precoce. Visão. Audição. Estratificação social. Família. Professor.
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988 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FROGOTTO, Gaudêncio
No presente texto examinamos, num primeiro aspecto, a diferença entre o entendimento do trabalho como categoria específica do ser social - dimensão ontológica - das formas que assume o trabalho na escravidão, no servilismo e no trabalho como mercadoria, como força de trabalho - trabalho/emprego, trabalho assalariado no capitalismo. Esta distinção é fundamental para não confundirmos a crise do trabalho assalariado com a idéia do fim do trabalho. Com base neste primeiro aspecto, buscamos analisar o significado da crise do trabalho assalariado no contexto da nova sociabilidade do capital e da ideologia do neoliberalismo ou do mercado como deus absoluto das relações sociais. Concluímos sinalizando que a crise do trabalho assalariado assume uma dupla dimensão - de perigo, risco, violência, mas também de possibilidade e alternativa. Como nunca na história humana a alternativa que se impõe é de relações sociais socialistas.
Palavras chave: Trabalho e educação. Emprego. Mercado.
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995 67.62 KB Revista Perspectiva http://www.perspectiva.ufsc.br |
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