Este artigo trata de lançar hipóteses dos possíveis gérmens da Pedagogia Social no Brasil, no que concerne à educação escolar. Destaca que alguns princípios da Pedagogia Social estariam presentes no discurso do Manifesto dos Pioneiros de 1930. Chama a atenção para refletir sobre a dimensão social da escola.
Palavras-chave: Pedagogia Social. Manifesto dos pioneiros. Demandas. Educação Escolar.
O objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo.
Palavras-chave: Reforma educacional. Formação de profissionais da educação. Reforma do curso de pedagogia. Institutos Superiores de Educação. Diretrizes curriculares.
Este trabalho, apoiado no esforço de análises de pesquisadores e intelectuais que não declinaram do pensamento utópico e, portanto, do esforço de produção de um pensamento crítico a todas as formas de olonialismo, discute a política de educação básica nos dois mandatos do Governo Fernando Henrique Cardoso. A conclusão a que chegamos é a de que a "era FHC" neste particular, também, foi um retrocesso tanto no plano institucional e organizativo quanto, e particularmente, no âmbito pedagógico. Esta conclusão se fundamenta, primeiramente, na análise do tipo de projeto social mais amplo e do projeto educativo a ele articulado, ambos associados de forma ativa, consentida e subordinada aos organismos internacionais. No plano mais específico fundamenta-se na relevância da educação básica à luz das questões mais gerais postas à educação por um mundo em transformação e às políticas educacionais em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Conselho Nacional de Educação, ao Plano Nacional de Educação, ao ensino fundamental e aos Parâmetros Curriculares Nacionais e à reforma do ensino médio e técnico.
Palavras-chave : Educação básica. Governo FHC. Subordinação ativa. Políticas educacionais.
VINCENZI, Rosiana Aparecida de Assis; SILVA, Henrique Oliveira da
Este artigo busca fazer um breve histórico a respeito do uso da tecnologia computacional como forma de promoção do ensino e estimulador da aprendizagem e como isso se torna cada vez mais presente no dia a dia da sala de aula. Procura abordar a história da tecnologia desde a escrita na época de Platão até os dias atuais com a digitalização e a internet e como isso pode beneficiar ou não o aluno na escola.
Palavras-chave: Conhecimento. Informática. Educação. Cultura. Ciência e Tecnologia.
O objetivo deste artigo é a análise das influências da Ação Popular (AP) e das Dissidências Estudantis Comunistas no Movimento Estudantil (ME) no contexto da ditadura militar procurando identificar qual a repercussão dos ideais destas organizações nas ações dos estudantes. Estabelecemos um paralelo entre o problema da partidarização do ME nos anos 1960 e 1970 com a atualidade do ME apontando também as semelhanças quanto à atuação e formação do ME latino-americano.
Palavras-chave: Movimento estudantil. Ditadura militar. UNE.