Categoria: Pedagogia Artigos |
A Contemporaneidade dos Pressupostos de Paulo Freire em tempos neoliberais |
Versão: DOC Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges; SILL, Emerson Adriano
O presente artigo trata da problemática da educação brasileira na perspectiva Neoliberal. Relata algumas consequências desta ideologia, as quais perfilam: competição, exclusão, minimização do papel do Estado, com franca perda dos direitos adquiridos e o desafio da construção de uma educação humanizadora, portadora de elementos para a emancipação do homem. Para tal intento, resgata as contribuições do educador Paulo Freire, como protagonista do colorário de preceitos libertadores. Almeja a construção de uma cidadania pautada na superação da condição de subserviência dos oprimidos aos opressores num contínuo processo de conscientização que subsidie um lugar no mundo aos que vivem à margem das relações consumistas, da qual participam apenas quando conseguem vender sua força de trabalho. A metodologia freireana desenvolveu-se no âmbito da Educação não formal na educação de adultos, inclusive, pelo sucesso no combate a alfabetização em outros países como Granada e Nicarágua, mas é válida na Formal, uma vez que ambas fazem parte do mesmo processo educativo. A contemporaneidade das contribuições de Freire se valida a cada dia apesar da ingratidão e desvalorização de suas conquistas no campo educacional. Nas sociedades marcadas pelas divisões de classes rígidas e desigualdades extremas entre consumidores e miseráveis, bem como o sonho de transformações destas realidades em prol de uma sociedade mais humana, Freire sempre encontrará lugar.
Palavras-chave: Educação. Paulo Freire. Neoliberalismo.
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4917 0 bytes Universidade Tuiuti do Paraná - UTP http://www.utp.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A construção social da infância: uma outra história |
Versão: PDF Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de
Este artigo pretende discutir sobre diferentes concepções de infância e criança que permeiam o ambiente escolar. Para tanto, indícios de que a desigualdade social está intimamente relacionada com a origem étnica são apresentados como mote para a análise de que a agenda política brasileira pouco tem feito para o término desse círculo vicioso. Somado a este contexto, a postura pedagógica de educadoras e educadores, bem como da própria escola, vem contribuindo para perpetuar diferenciações hierarquizantes entre crianças. Utilizando depoimentos de professoras da educação infantil a respeito das relações raciais, o artigo discorre sobre critérios de segregação vigentes na escola, um espaço considerado como uma espécie de laboratório do racismo/preconceito/discriminação, e seus membros e recursos materiais (profissionais da educação, estudantes, livros didáticos, livros paradidáticos) como elementos balizadores para propagação de manifestações silenciosas (outras nem tanto) destes sentimentos ou atitudes. Por fim, aponta para possíveis caminhos por meio do reconhecimento da criança como atuante de sua própria história, ou seja, como protagonista de uma trama que insiste em relegá-la a coadjuvante, ignorando que este enredo diz respeito ao estabelecimento e garantia de direitos independentemente de sua origem étnica. Dessa forma, apresenta o conceito de “alfabetização da diáspora” como recurso para a revisão da postura pedagógica e como um novo olhar sobre a história do país, da população e da própria criança que compõe o grupo que origina essa infância bem diferente da idílica.
Palavras-chave: Construção social da infância. Escola. Racismo.
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11552 66.46 KB VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_931.pdf |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por esc |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
BOTO, Carlota
Este artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.
Palavras-chave: Educação. Escola. Pedagogia. Instrução. História.
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4054 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
SEVERINO, Antônio Joaquim
O trabalho desenvolve uma reflexão sobre a educação entendida como processo de formação humana, buscando ver quais os sentidos que essa formação recebeu ao longo de nossa tradição filosófica e na contemporaneidade, uma vez que ocorreram mudanças nas concepções que os homens fizeram do ideal de sua humanização. Sob tal perspectiva, recoloca em discussão as relações entre as diversas dimensões da educabilidade humana, destacando as dimensões ética e política que, até o atual momento, prevaleceram como fundamentos da compreensão da própria natureza da educação e concluindo que hoje a formação humana, visada pela educação, compreende-se como formação cultural. Essa ideia dá à educação uma finalidade intrínseca de cunho mais antropológico do que ético ou político. Essa reflexão sobre a natureza da educação implica igualmente explicitar o lugar e o papel da Filosofia da Educação, como esforço hermenêutico de desvelamento da prática educacional, tal como ela precisa se desenrolar nas mudadas condições histórico-culturais da atualidade. A discussão permite, assim, não apenas interpelar momentos significativos da expressão histórica da Filosofia da Educação na cultura ocidental, mas também debater conteúdos teóricos fundamentais do debate filosófico sobre o sentido da educação, debate que se impõe com renovada força para os educadores no enfrentamento dos desafios que estão sendo colocados pelas novas condições da pós-modernidade, responsável por um profundo questionamento das referências filosóficas da tradição cultural do ocidente.
Palavras-chave: Filosofia da Educação. Ética. Política. Formação cultural.
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5102 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O jogo segundo a teoria do desenvolvimento humano de Wallon |
Versão: PDF Atualização: 26/10/2011 |
Descrição:
FREIRE, Cleudo Alves; COSTA, Daiane Soares da; RODRIGUES, Ronnáli da Costa; ALMEIDA, Rozeli Maria de; MELO, Raimunda Ercilia Fernandes S. de
O presente capítulo compreende um trabalho de revisão bibliográfica. Promove uma reflexão a partir de estudos teóricos evidenciados no Curso de Pedagogia pela Faculdade CDF Ponta Negra, na disciplina "A criança de zero a seis anos: formação pessoal e social", ministrada pela professora Ms. Tânia Câmara Carvalho de Araújo em que nos situamos na condição de alunos pesquisadores. Nos propomos a discutir o desenvolvimento educacional por meio dos conceitos de atividade lúdica, jogo e trabalho na perspectiva de Wallon. O que a psicogênese diz em relação ao jogo, qual a sua importância, como Wallon aborda o pensamento de outros teóricos, quais os pontos convergentes e divergentes, qual a sua justificativa face às opiniões de grandes nomes, como Piaget, Vygotsky, Janet entre outros.
Palavras-chave: Infância. Desenvolvimento. Lúdico. Jogo.
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40497 0 bytes Editora Queima Bucha (1.ed. Edição Natal - RN - Ma |
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