Categoria: Pedagogia Artigos |
Trabalho, Tecnologia e Sociedade: um Embate Contemporâneo entre Perspectivas Acerca da Sociedade e D |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva
Apresentamos neste trabalho uma aproximação aos estudos sobre as interações entre Tecnologia, Educação e Sociedade. Objetivamos apontar o embate entre diferentes perspectivas acerca da Sociedade e da Educação Tecnológica, questão que nos trouxe considerável inquietação no decorrer da referida aproximação. Buscamos desenvolver o presente texto em dois momentos fundamentais. No primeiro momento, apresentaremos as perspectivas filosóficas e políticas que consideramos em embate no campo gnosiológico. E no segundo, faremos o mesmo movimento, porém em relação às concepções de educação e educação tecnológica que emergem destas perspectivas. Consideraremos para fins deste trabalho, como perspectivas em embate, aquela que propõe o fim da categoria trabalho como categoria analítica central e consequentemente o papel da classe trabalhadora na atualidade social, e por outro lado aquela que afirma a validade dessas categorias. Tomaremos aqui, estas como, respectivamente, a perspectiva herdeira dos estudos da chamada Teoria Crítica representada em destaque nas reflexões de Jürgen Habermas e aquela ligada à tradição sociológica do pensamento de Karl Marx. No interior desse embate, encontram-se concepções que derivam das perspectivas supracitadas, e destas, serão importantes para nosso texto aquelas relacionadas à tecnologia e à educação. Realizamos nossa reflexão tomando autores e autoras que podem ser considerados no interior do campo dos estudos do trabalho, com interfaces capitais em relação à tecnologia e educação, embasados em concepções políticas e filosóficas de matrizes ora próximas, ora distantes. Habermas foi tomado criticamente de forma especial, entre outros motivos, por oferecer importante influência no âmbito das teorias da Educação Tecnológica. Essa imagem será retratada principalmente a partir da produção de João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos enquanto principal interlocutor dessa perspectiva, para realizarmos o embate dessas concepções no contexto da educacional tecnológico.
Palavras-Chave: Trabalho. Tecnologia. Educação tecnológica.
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11146 201.97 KB VIII Congresso Nacional de Educação - Educere http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/apresentacao.php |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Violência na escola: ética, poder e cidadania |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
THOMAZ, Sueli Barbosa
Este texto é parte integrante de uma pesquisa etnográfica desenvolvida numa escola pública fundamental . Buscou-se um olhar e ouvir atento de modo a apreender no cotidiano da escola o seu lado patente (oficial, a norma, a luz) e o seu lado latente(a vida, as sombras), no que se refere as práticas da violência no espaço escolar. A idéia de violência tem por base os conceitos de “ violência totalitária”, violência anômica” e/ou “ violência banal” cunhados por Maffesoli. Acredita-se que a violência, presente no cotidiano da escola, tem comprometido a formação do cidadão, pela exacerbação do poder e pelo desprezo da ética, enquanto querer-viver social embora apresente uma função estruturante através da relação de força, de potência, de poder e de vida.
Palavras-chave: Violência. Escola. Cidadania.
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2687 0 bytes Universidade da Amazônia - Unama http://www.unama.br/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Imagens visuais como recursos pedagógicos na educação de uma adolescente surda: um estudo de caso |
Versão: Atualização: 30/1/2014 |
Descrição:
NERY, Clarisse Alabarce Nery; BATISTA, Cecília Guarnieri
O uso de imagens visuais vem sendo ressaltado por Reily como recurso pedagógico no trabalho com crianças surdas. No presente estudo, essa proposta foi testada com uma jovem surda, visando observar possíveis contribuições do uso de imagens visuais no processo de aprendizagem dessa jovem, durante os atendimentos em pedagogia, que constituem parte das atividades de que ela participa em clínica-escola especializada. Foram realizadas três sessões pedagógicas, com utilização sistemática de representações visuais (desenho, fotos, pinturas). As sessões foram filmadas, transcritas e analisadas de modo qualitativo. Os resultados indicaram o desenvolvimento de uma prática discursiva com diálogos extensos, abordando elementos descritivos e estabelecendo relações e inferências entre os assuntos propostos. O estudo confirmou achados anteriores sobre o efeito facilitador da imagem visual na educação do surdo e trouxe a discussão sobre as dificuldades de inclusão social dos jovens surdos.
Palavras-Chave: Imagens Visuais na Educação; Educação e Surdez; Inclusão Educacional.
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394 0 bytes Revista Paideia http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2004000300005&script=sci_arttext |
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