Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Teconologia e educação, uma relação necessária Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
AGUIAR, Ranieri Roberth Silva de

Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação necessária entre as Tecnologias de Informação e a Educação, mostrando como tal relação é importantíssima nos dias atuais. Buscou-se refletir sobre essa temática partindo de um olhar histórico sobre a evolução das tecnologias, recursos e ferramentas propriamente ditos. Em seguida, analisaram-se as mudanças no modo de produção das organizações e também no funcionamento e desenvolvimento da educação como um todo. Nessa mesma linha ainda é ressaltado o avanço tecnológico na área computacional bem como sua importância. Finalizando, apresenta-se uma conclusão sobre o entendimento que se deve ter quanto às ferramentas e suas possíveis aplicações na educação.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação. Técnica. Educação.

Downloads 9173  9173  Tamanho do arquivo 195.20 KB  Plataforma Centro Universitário Newton Paiva  Site http://www.newtonpaiva.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!The Role Of The Tutor In Distance Education Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CHANAN, Aline de Abreu Curunzi; CHANAN, Douglas dos Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; MARCHESSOU, François

O artigo trata do papel do tutor na educação a distância. Faz um breve histórico da EAD, comentando seu avanço e popularidade a partir da difusão das TIC, e cita as principais dificuldades enfrentadas pelo tutor atualmente, chamando atenção para a importância de sua constante atualização (em inglês).

Palavras-chave: Educação. Tecnologias. Qualificação.

Downloads 1953  1953  Tamanho do arquivo 80.05 KB  Plataforma The 22nd ICDE World Conference Report - ICDE  Site http://www.icde.org/oslo/icde.nsf/id/37657B265F3AFEAEC125701200430427?OpenDocument
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Trabalho, Tecnologia e Sociedade: um Embate Contemporâneo entre Perspectivas Acerca da Sociedade e D Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva

Apresentamos neste trabalho uma aproximação aos estudos sobre as interações entre Tecnologia, Educação e Sociedade. Objetivamos apontar o embate entre diferentes perspectivas acerca da Sociedade e da Educação Tecnológica, questão que nos trouxe considerável inquietação no decorrer da referida aproximação. Buscamos desenvolver o presente texto em dois momentos fundamentais. No primeiro momento, apresentaremos as perspectivas filosóficas e políticas que consideramos em embate no campo gnosiológico. E no segundo, faremos o mesmo movimento, porém em relação às concepções de educação e educação tecnológica que emergem destas perspectivas. Consideraremos para fins deste trabalho, como perspectivas em embate, aquela que propõe o fim da categoria trabalho como categoria analítica central e consequentemente o papel da classe trabalhadora na atualidade social, e por outro lado aquela que afirma a validade dessas categorias. Tomaremos aqui, estas como, respectivamente, a perspectiva herdeira dos estudos da chamada Teoria Crítica representada em destaque nas reflexões de Jürgen Habermas e aquela ligada à tradição sociológica do pensamento de Karl Marx. No interior desse embate, encontram-se concepções que derivam das perspectivas supracitadas, e destas, serão importantes para nosso texto aquelas relacionadas à tecnologia e à educação. Realizamos nossa reflexão tomando autores e autoras que podem ser considerados no interior do campo dos estudos do trabalho, com interfaces capitais em relação à tecnologia e educação, embasados em concepções políticas e filosóficas de matrizes ora próximas, ora distantes. Habermas foi tomado criticamente de forma especial, entre outros motivos, por oferecer importante influência no âmbito das teorias da Educação Tecnológica. Essa imagem será retratada principalmente a partir da produção de João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos enquanto principal interlocutor dessa perspectiva, para realizarmos o embate dessas concepções no contexto da educacional tecnológico.

Palavras-Chave: Trabalho. Tecnologia. Educação tecnológica.

Downloads 9784  9784  Tamanho do arquivo 201.97 KB  Plataforma VIII Congresso Nacional de Educação - Educere  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/apresentacao.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças – Reflexões iniciais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MACHADO, Ligia de Fátima Jacomini; CEZAR, Marisa Jesus de Canini

A Psicopedagogia busca intervenções adequadas para aliviar os problemas causados pelo TDAH na criança de 6 a 12 anos. Pensando nisso, apresentamos neste trabalho alguns estudos e conceituações de diversos estudiosos, doutores, pesquisadores sobre o TDAH, bem como suas causas, sintomas, critérios para diagnóstico, e algumas possíveis intervenções psicopedagógicas.

Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção. Hiperatividade (TDAH).

Downloads 45787  45787  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Maringá - Instituto Paranaense de En  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (1)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Valores nucleares aplicados à educação tecnológica colaborativa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

Este estudo diz respeito à ação pedagógica de enfoque socioeducacional e tecnológico que, por sua vez, interpreta o conhecimento como interdisciplinar, interativo e situacionado. Esta reflexão incide sobre a especificidade do processo pedagógico aliado à tecnologia educacional, por isso, a visão amplia-se e não se prende a nenhum método de estudo; entretanto, propõe que, se utilizados, os métodos devem ser escolhidos de acordo com o problema a ser resolvido em cada caso.

Palavras-chave : Educação. Tecnologia. Colaboração. Artefato. Teoria da Atividade.

Downloads 2514  2514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade São Luís  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Valores Práticos do Magistério e Facetas de Práticas Pedagógicas Popular Versão: 2012
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
PENNA, M. G. de O.

Apresenta-se neste artigo o resultado de uma pesquisa sobre disposições para a ação de professores das primeiras séries do ensino fundamental que compõem suas práticas pedagógicas e se constituem em valores em estado prático. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com dez professoras da rede pública estadual de São Paulo, e analisados a partir dos conceitos de espaço social e campo social formulados por Pierre Bourdieu. Foi possível evidenciar que as práticas de disciplinarização e moralização dos alunos, centrais na atuação docente nesse âmbito do ensino, relacionam-se com aprendizagens referidas à origem e pertença social dos professores, e também às condições objetivas em que atuam.

Palavras-chave: Função docente. Posição social. Prática pedagógica.

Downloads 407  407  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Violência na escola: ética, poder e cidadania Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
THOMAZ, Sueli Barbosa

Este texto é parte integrante de uma pesquisa etnográfica desenvolvida numa escola pública fundamental . Buscou-se um olhar e ouvir atento de modo a apreender no cotidiano da escola o seu lado patente (oficial, a norma, a luz) e o seu lado latente(a vida, as sombras), no que se refere as práticas da violência no espaço escolar. A idéia de violência tem por base os conceitos de “ violência totalitária”, violência anômica” e/ou “ violência banal” cunhados por Maffesoli. Acredita-se que a violência, presente no cotidiano da escola, tem comprometido a formação do cidadão, pela exacerbação do poder e pelo desprezo da ética, enquanto querer-viver social embora apresente uma função estruturante através da relação de força, de potência, de poder e de vida.

Palavras-chave: Violência. Escola. Cidadania.

Downloads 2535  2535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade da Amazônia - Unama  Site http://www.unama.br/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Filosofia, diversidade e a questão do negro: argumentos criados no seio da filosofia podem nos auxil Popular Versão: 
Atualização:  30/1/2014
Descrição:
SANTOS, Gislene Aparecida dos

Neste artigo, apresento algumas discussões inspiradas nas questões propostas pela filosofia (e pelo questionamento de teorias filosóficas) que podem ser importantes para a construção de um conhecimento crítico sobre as questões raciais. São discutidas a crítica à racionalidade instrumental e a crítica do conhecimento focalizado somente em categorias eurocentradas. Como alternativa a isso, proponho construir novas formas de pensar que focalizem a valorização da diversidade.

Palavras-Chave: filosofia, diversidade, negro, conhecimento, reconhecimento.

Downloads 474  474  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista da ABPN  Site http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/view/82/50
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Desafio da Escola em Trabalhar com A Diversidade Popular Versão: PDF
Atualização:  30/1/2014
Descrição:
LIMA, José Rosamilton de

Neste artigo, objetiva-se trazer breves reflexões acerca das temáticas: promoção da igualdade, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, identidade de gênero e de orientação sexual. Este artigo é composto de três partes. Na primeira abordamos a diversidade cultural no Brasil e mostramos como o negro é penalizado por meio das relações de força. Na segunda, falamos sobre a importância da escola para promover a equidade de gênero e combater as formas de discriminação. Na última parte discutimos a discriminação sofrida pelos homossexuais e a falta de preparação da escola quando se omite de trabalhar a temática da sexualidade. Para isso, nos fundamentamos teoricamente no Livro de Conteúdo Gênero e Diversidade na Escola (2009), e recorremos aos estudos de Foucault (2008a; 2008b) e Bento (2006; 2008). Portanto, a escola como instituição formadora de opinião e com o dever de formar o aluno para a cidadania, não pode continuar propagando ideias e conceitos que alimentem o preconceito e a discriminação contra a pessoa humana.

Palavras-chave: Diversidade. Escola. Gênero. Sexualidade.

Downloads 399  399  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Memeto  Site http://revistas.unincor.br/index.php/memento/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Imagens visuais como recursos pedagógicos na educação de uma adolescente surda: um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  30/1/2014
Descrição:
NERY, Clarisse Alabarce Nery; BATISTA, Cecília Guarnieri

O uso de imagens visuais vem sendo ressaltado por Reily como recurso pedagógico no trabalho com crianças surdas. No presente estudo, essa proposta foi testada com uma jovem surda, visando observar possíveis contribuições do uso de imagens visuais no processo de aprendizagem dessa jovem, durante os atendimentos em pedagogia, que constituem parte das atividades de que ela participa em clínica-escola especializada. Foram realizadas três sessões pedagógicas, com utilização sistemática de representações visuais (desenho, fotos, pinturas). As sessões foram filmadas, transcritas e analisadas de modo qualitativo. Os resultados indicaram o desenvolvimento de uma prática discursiva com diálogos extensos, abordando elementos descritivos e estabelecendo relações e inferências entre os assuntos propostos. O estudo confirmou achados anteriores sobre o efeito facilitador da imagem visual na educação do surdo e trouxe a discussão sobre as dificuldades de inclusão social dos jovens surdos.

Palavras-Chave: Imagens Visuais na Educação; Educação e Surdez; Inclusão Educacional.

Downloads 319  319  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Paideia  Site http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2004000300005&script=sci_arttext
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17) 18 »