Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais Popular Versão: PDF
Atualização:  26/10/2011
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio.

Esse ensaio tem como objetivo demarcar alguns aspectos que as análises não têm enfatizado suficientemente ao abordar a questão da interdisciplinaridade. Trata-se de apreender a interdisciplinaridade como uma necessidade e como problema. A questão da interdisciplinaridade, ao contrário do que se tem enfatizado, especialmente no campo educacional, não é, sobretudo, uma questão de método de investigação e nem de técnica didática, ainda que se manifeste enfaticamente neste plano. A questão da interdisciplinaridade se impõe como necessidade e como problema fundamentalmente no plano material histórico cultural e no plano epistemológico.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Totalidade. Ciências Sociais.

Downloads 770  770  Tamanho do arquivo 382.61 KB  Plataforma Ideação - Rev Centro de Ed e Letras -v.10-n1-p. 41  Site http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?folio=15426&opcion=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A informática aplicada aos processos educacionais  Popular Versão: HTML
Atualização:  26/10/2011
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da.

Durante muito tempo a prática docente foi guiada por uma concepção de ensino tradicional. Com isso, o processo de ensino e de aprendizagem ocorria em função de uma grande quantidade de conceitos e definições, que deveriam ser reproduzidos pelos alunos.

Palavras-chave: Ciência. Tecnologia. Ensino.

Downloads 694  694  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Educação Pública  Site http://www.educacaopublica.rj.gov.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A identidade do Pedagogo e as novas Diretrizes Curriculares de Pedagogia  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SILVA, Fabiana dos Santos Franco da

Este artigo tem por objetivo abordar o processo de construção da identidade do pedagogo, fazendo um resgate histórico do professor/pedagogo no Brasil e trazer algumas concepções teóricas sobre a atuação do pedagogo. A história da educação traz importantes contribuições para uma compreensão mais profunda sobre esse processo de constituição da identidade do professor/pedagogo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia trouxeram algumas mudanças com relação à identidade do pedagogo –principalmente quando coloca a docência como base para a profissão –, o que torna relevante uma reflexão sobre suas interferências para o mercado de trabalho. Podemos perceber que as Diretrizes vêm de um longo processo de lutas para o seu estabelecimento, pois são muitos os questionamentos sobre o curso de Pedagogia, no sentido de estar ou não a serviço da lógica do mercado. Mas isso também gera uma nova dúvida: a Pedagogia deve ou não acompanhar as mudanças do mercado de trabalho? A atuação docente sempre esteve diante de lutas e entraves para sua profissionalização, buscando uma identidade própria. E quando enfim é regulamentada as Diretrizes para o curso de Pedagogia, ainda existem inúmeras controvérsias por parte dos teóricos quanto a identidade do pedagogo. Por isso é necessário trazer alguns autores, tais como Aguiar et al (2006), Evangelista (2008), Gadotti (1983), Garcia (1995), Libâneo (2006) e Saviani (2007), para esta discussão, pois estes pesquisadores, com certeza, têm grandes contribuições para a formação de professores/pedagogos. Este artigo não esgota esta discussão, pois este não é o objetivo, mas o que pretendemos é trazer uma reflexão bem fundamentada acerca das Diretrizes de Pedagogia, assim como pesquisas que tem em foco o papel do pedagogo.

Palavras-chave: Identidade do pedagogo. Diretrizes curriculares. Mercado de trabalho.

Downloads 17816  17816  Tamanho do arquivo 65.37 KB  Plataforma PUC - EDUCERE 2008  Site http://www.pucpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
MELLO, Guiomar Namo de; SILVA, Rose N. da

O artigo discute o momento educacional em que vivem os países latino-americanos, nos quais a cobertura do ensino fundamental tende a se universalizar, sem que tenham sido resolvidos os crônicos problemas de qualidade, expressos pelos altos índices de repetência e evasão. Contrapondo esse quadro educacional às novas demandas da modernização tecnológica e da participação social da população, as autoras propõem uma revisão do modelo de gestão da escola, voltado para a autonomia, baseado em projeto pedagógico próprio e avaliação dos resultados, bem como uma redefinição das funções do Estado e das estruturas centralizadas dos sistemas de ensino.

Downloads 804  804  Tamanho do arquivo 2.00 MB  Plataforma SCIELO  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A gestalt, terapia entre a Filosofia, a Psicologia e os desafios da cotidianidade Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
CAVANELLA, Luciana Bicalho

Este trabalho pretende questionar o lugar da Gestalt Terapia num universo cotidiano de respostas imediatas e ausência de perguntas. Inserida na Psicologia e, portanto, no cenário científico, mas atraída pela Filosofia em sua busca essencial, cabe-lhe ir ao encontro de sua verdadeira natureza e sabedoria.

Palavras-chave: Gestalt Terapia. Filosofia. Ciência. Psicologia.

Downloads 994  994  Tamanho do arquivo 59.50 KB  Plataforma IGT  Site www.igt.psc.br/ojs/include/getdoc.php?id=1027&article=159&mode=pdf -
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Formação de Professores e de Gestores Escolares nos cursos de Pedagogia e Normal Superior  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SANTOS, Alfredo Sérgio Ribas dos; GUISELINI, Maria Elena Roberto; MARQUES, Oswaldo

Este artigo apresenta reflexões sobre a formação oferecida, nos cursos de Pedagogia e Normal Superior, aos estudantes que se preparam para atuar como professores e gestores escolares na educação básica. No trajeto deste debate, perpassamos as normas legais, evidenciamos algumas carências quanto à revisão desses cursos e destacamos o esforço de superação, no ensino superior, dos paradigmas formativos existentes.

Palavras-chave: Formação de professores e gestores escolares. Pedagogia. Normal superior. Legislação de ensino. Educação básica.

Downloads 5720  5720  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Dialogia  Site http://www.uninove.br/revistadialogia
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Fetichização do Livro Didático no Brasil Popular Versão: 2012
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SILVA, M. A.

Este artigo discutirá como as diversas polêmicas sobre a qualidade dos livros didáticos veiculadas pela imprensa nos últimos anos demonstram a supervalorização deste instrumento didático/pedagógico em nossa cultura escolar. Este status alcançado nas representações sociais pelos livros didáticos é resultado de uma complexa trajetória histórica, uma significativa relevância econômica, e de contornos ideológicos e políticos, sobretudo no período republicano brasileiro. Por fim, debaterá como a consagração deste material parece ofuscar outras discussões como as reais condições de trabalho, formação e aprendizado de professores e alunos brasileiros do ensino básico.

Palavras-chave: Livro Didático. PNLD. Ensino de História.

Downloads 720  720  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GOMES, Jomara Brandini; CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas

Trata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo.

Palavras-chave: Educação. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 2973  2973  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A educação na ética kantiana Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
OLIVEIRA, Mário Nogueira de

Este artigo trata da antropologia moral de Kant na qual estão inseridas as suas considerações sobre educação. Tal como a ética kantiana é tratada costumeiramente, não apreendemos o valor de sua parte empírica, muitas vezes negada. Tal parte empírica consiste nesta antropologia moral que nos capacita para acolher em nossa vontade, pela via da educação, especificamente pelo que Kant chama de "didática ética", as leis morais em seus princípios, assim como para assegurarmos sua eficácia no nosso mundo social. Uma vez que Kant afirma que "o homem, afetado por tantas inclinações é, na verdade, capaz de conceber a ideia de uma razão pura prática, mas não é tão facilmente dotado da força necessária para a tornar eficaz in concreto no seu comportamento "devemos implementar nossas máximas de comportamento pela educação e pelo cultivo do nosso espírito. O que nos levará às teses de uma virtude ensinada ao jovem que, posteriormente, aprenderá a fazer uso da sua liberdade. Este estudo divide-se em seis pequenos itens, a saber, uma breve introdução, um estudo acerca da antropologia moral, a questão da educação dentro desta antropologia, uma breve análise da obra "Sobre a pedagogia", na qual privilegiamos os estágios da educação, tal como vistos por Kant, e a importante questão da formação do caráter e, finalmente, uma breve conclusão.

Palavras-chave: Filosofia da Educação. Ética Kantiana. Antropologia moral. Didática ética.

Downloads 3010  3010  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
BOTO, Carlota

Este artigo defende a tese de que o direito à educação se teria desenvolvido em três gerações: 1. O ensino torna-se paulatinamente direito público quando todos adquirem a possibilidade de acesso à escola pública; 2. A educação, como direito, dá um salto quando historicamente passa a contemplar, pouco a pouco, o atendimento a padrões de exigência voltados para a busca de qualidade no ensino oferecido e para o reconhecimento de ideais democráticos internos à vida escolar; 3. O direito da educação será consagrado quando a escola adquirir padrões curriculares e orientações políticas que assegurem inversão de prioridades, mediante atendimento que contemple - à guisa de justiça distributiva - grupos sociais reconhecidamente com maior dificuldade para participar desse direito subjetivo universal - que é a escola pública, gratuita, obrigatória e laica. Aqui entram as políticas que favorecem, por exemplo, a reserva de vagas por cotas destinadas, nas universidades, a minorias étnicas.

Palavras-chave: Educação. Escola. Pedagogia. Instrução. História.

Downloads 3488  3488  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16) 17 18 »