Categoria: Pedagogia Artigos |
O jogo segundo a teoria do desenvolvimento humano de Wallon  |
Versão: PDF Atualização: 26/10/2011 |
Descrição:
FREIRE, Cleudo Alves; COSTA, Daiane Soares da; RODRIGUES, Ronnáli da Costa; ALMEIDA, Rozeli Maria de; MELO, Raimunda Ercilia Fernandes S. de
O presente capítulo compreende um trabalho de revisão bibliográfica. Promove uma reflexão a partir de estudos teóricos evidenciados no Curso de Pedagogia pela Faculdade CDF Ponta Negra, na disciplina "A criança de zero a seis anos: formação pessoal e social", ministrada pela professora Ms. Tânia Câmara Carvalho de Araújo em que nos situamos na condição de alunos pesquisadores. Nos propomos a discutir o desenvolvimento educacional por meio dos conceitos de atividade lúdica, jogo e trabalho na perspectiva de Wallon. O que a psicogênese diz em relação ao jogo, qual a sua importância, como Wallon aborda o pensamento de outros teóricos, quais os pontos convergentes e divergentes, qual a sua justificativa face às opiniões de grandes nomes, como Piaget, Vygotsky, Janet entre outros.
Palavras-chave: Infância. Desenvolvimento. Lúdico. Jogo.
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40507 0 bytes Editora Queima Bucha (1.ed. Edição Natal - RN - Ma |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação  |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
SEVERINO, Antônio Joaquim
O trabalho desenvolve uma reflexão sobre a educação entendida como processo de formação humana, buscando ver quais os sentidos que essa formação recebeu ao longo de nossa tradição filosófica e na contemporaneidade, uma vez que ocorreram mudanças nas concepções que os homens fizeram do ideal de sua humanização. Sob tal perspectiva, recoloca em discussão as relações entre as diversas dimensões da educabilidade humana, destacando as dimensões ética e política que, até o atual momento, prevaleceram como fundamentos da compreensão da própria natureza da educação e concluindo que hoje a formação humana, visada pela educação, compreende-se como formação cultural. Essa ideia dá à educação uma finalidade intrínseca de cunho mais antropológico do que ético ou político. Essa reflexão sobre a natureza da educação implica igualmente explicitar o lugar e o papel da Filosofia da Educação, como esforço hermenêutico de desvelamento da prática educacional, tal como ela precisa se desenrolar nas mudadas condições histórico-culturais da atualidade. A discussão permite, assim, não apenas interpelar momentos significativos da expressão histórica da Filosofia da Educação na cultura ocidental, mas também debater conteúdos teóricos fundamentais do debate filosófico sobre o sentido da educação, debate que se impõe com renovada força para os educadores no enfrentamento dos desafios que estão sendo colocados pelas novas condições da pós-modernidade, responsável por um profundo questionamento das referências filosóficas da tradição cultural do ocidente.
Palavras-chave: Filosofia da Educação. Ética. Política. Formação cultural.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por esc  |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
BOTO, Carlota
Este artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.
Palavras-chave: Educação. Escola. Pedagogia. Instrução. História.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos  |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
BOTO, Carlota
Este artigo defende a tese de que o direito à educação se teria desenvolvido em três gerações: 1. O ensino torna-se paulatinamente direito público quando todos adquirem a possibilidade de acesso à escola pública; 2. A educação, como direito, dá um salto quando historicamente passa a contemplar, pouco a pouco, o atendimento a padrões de exigência voltados para a busca de qualidade no ensino oferecido e para o reconhecimento de ideais democráticos internos à vida escolar; 3. O direito da educação será consagrado quando a escola adquirir padrões curriculares e orientações políticas que assegurem inversão de prioridades, mediante atendimento que contemple - à guisa de justiça distributiva - grupos sociais reconhecidamente com maior dificuldade para participar desse direito subjetivo universal - que é a escola pública, gratuita, obrigatória e laica. Aqui entram as políticas que favorecem, por exemplo, a reserva de vagas por cotas destinadas, nas universidades, a minorias étnicas.
Palavras-chave: Educação. Escola. Pedagogia. Instrução. História.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
A educação na ética kantiana  |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
OLIVEIRA, Mário Nogueira de
Este artigo trata da antropologia moral de Kant na qual estão inseridas as suas considerações sobre educação. Tal como a ética kantiana é tratada costumeiramente, não apreendemos o valor de sua parte empírica, muitas vezes negada. Tal parte empírica consiste nesta antropologia moral que nos capacita para acolher em nossa vontade, pela via da educação, especificamente pelo que Kant chama de "didática ética", as leis morais em seus princípios, assim como para assegurarmos sua eficácia no nosso mundo social. Uma vez que Kant afirma que "o homem, afetado por tantas inclinações é, na verdade, capaz de conceber a ideia de uma razão pura prática, mas não é tão facilmente dotado da força necessária para a tornar eficaz in concreto no seu comportamento "devemos implementar nossas máximas de comportamento pela educação e pelo cultivo do nosso espírito. O que nos levará às teses de uma virtude ensinada ao jovem que, posteriormente, aprenderá a fazer uso da sua liberdade. Este estudo divide-se em seis pequenos itens, a saber, uma breve introdução, um estudo acerca da antropologia moral, a questão da educação dentro desta antropologia, uma breve análise da obra "Sobre a pedagogia", na qual privilegiamos os estágios da educação, tal como vistos por Kant, e a importante questão da formação do caráter e, finalmente, uma breve conclusão.
Palavras-chave: Filosofia da Educação. Ética Kantiana. Antropologia moral. Didática ética.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica  |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
GOMES, Jomara Brandini; CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas
Trata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo.
Palavras-chave: Educação. Ensino. Aprendizagem.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
A vingança do fetiche: reflexões sobre indústria cultural, educação pela dureza e vício  |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
ZUIN, Antonio Álvaro Soares
Os danos no processo formativo, decorrentes da hegemonia da indústria cultural, são investigados há algum tempo por pesquisadores das áreas de filosofia, psicologia, sociologia e história da educação. De forma geral, concluiu-se que não há uma relação de causa e efeito entre a indústria cultural e a produção de consciências reificadas. Porém, é preciso compreender de que modo o consumidor dos produtos da indústria cultural se esforça para permanecer na condição de objeto, ao invés de ser sujeito de suas ações. Tem-se como objetivo, neste artigo, refletir sobre a produção e propagação deste impulso conformista. Para tanto, parte-se do seguinte pressuposto: a chave para o entendimento das nuances desse impulso se encontra na análise das transformações históricas da relação entre a indústria cultural e a educação pela dureza.
Palavras-chave: Educação pela dureza. Indústria cultural. Fetiche. Vício. Theodor W. Adorno.
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