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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia no Brasil: a gestão da educação como gérmen da for Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Naura Syria Carapeto

Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia estipuladas pelo Conselho Nacional de Educação. Discute algumas questões de princípio e de concepção sobre as políticas de formação de profissionais da educação nas diretrizes e a gestão da educação que se constitui o gérmen de sua formação. Toma-se como referência a tese de que a relevante e inquestionável importância da formação do profissional da educação se situa na responsabilidade e no compromisso da formação para a cidadania, como reza a Constituição da República Federativa do Brasil e a Carta Magna da Educação Brasileira. É este o compromisso da gestão da educação exercida pelo professor se fazendo em ação na sala de aula, por conter "em gérmen" o espírito e o conteúdo do projeto político e pedagógico que expressa os compromissos e o norte da escola por meio da gestão do ensino, da gestão da classe, da gestão das relações, da gestão do processo de aquisição do conhecimento, enfim, da gestão da formação para a cidadania. Tal concepção perpassa, de forma implícita e explícita, todo o texto das diretrizes.

Palavras-chave: Pedagogia. Diretrizes Curriculares de Pedagogia. Gestão da educação. Formação. Política educacional.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Compre um kit neoliberal para a Educação Infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um pro Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ARCE, Alessandra

O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a formação do professor de educação infantil na atualidade. Para tanto parte-se de uma revisão da bibliografia, que tem alertado para as interfaces do neoliberalismo e do pós-modernismo com as políticas educacionais e, em especial, as políticas de formação de professores. São analisados, enquanto norteadores da implementação do ideário neoliberal no campo da formação de professores da educação infantil, os documentos produzidos pelo MEC como Referências tanto para a formação de professores como para delimitar conhecimentos a serem trabalhados na educação de 0 a 6. Conclui-se que as tendências deste processo são o aligeiramento da formação de professores, a gradativa perda de controle dos mesmos sobre seu exercício profissional e a transformação das salas de educação infantil em laboratórios de implementação dos ideários pedagógicos, afinados com o neoliberalismo e o pós-modernismo.

Palavras-chave: Educação infantil. Formação de professores. Neoliberalismo. Pós-modernismo. Políticas educacionais.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
MELLO, Guiomar Namo de; SILVA, Rose N. da

O artigo discute o momento educacional em que vivem os países latino-americanos, nos quais a cobertura do ensino fundamental tende a se universalizar, sem que tenham sido resolvidos os crônicos problemas de qualidade, expressos pelos altos índices de repetência e evasão. Contrapondo esse quadro educacional às novas demandas da modernização tecnológica e da participação social da população, as autoras propõem uma revisão do modelo de gestão da escola, voltado para a autonomia, baseado em projeto pedagógico próprio e avaliação dos resultados, bem como uma redefinição das funções do Estado e das estruturas centralizadas dos sistemas de ensino.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Caminhos e Descaminhos da Educação do Campo: Um Projeto de Intervenção Político-Pedagógico no Contex Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do

Este artigo pretende abordar a problemática da educação do campo no Brasil, bem como, no estado de Goiás. As discussões e os debates que aqui se levantam iniciaram-se na década de 90 e até hoje poucas conquistas foram alcançadas pela sociedade civil organizada. O texto quer ser um instrumento de debate e de memória, a fim de problematizar os debates que vêm ocorrendo nestes últimos tempos. Sabe-se que os movimentos sociais do campo são os grandes protagonistas deste debate e que somente a partir de 2002 iniciou-se um olhar mais concreto por parte do Estado. Todas as alternativas se levantam por meio de uma luta intensa realizada pelos próprios sujeitos desse processo, a saber: os próprios lavradores e lavradoras.

Palavras-chave: Educação do campo. Pedagogia. Movimentos sociais.

Downloads 727  727  Tamanho do arquivo 171.76 KB  Plataforma Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação e   Site http://www.fja.edu.br/praxis/praxis_02/index.htm
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Disciplina, Vigilância e Pedagogia Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
RATTO, Ana Lúcio Silva

Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças – que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio – acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.

Palavras-chave: Disciplina. Comportamento. Escolas Públicas. Pedagogia.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação CTS: Articulação entre pressupostos do Educador Paulo Freire e referenciais ligados ao Movi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio

Partindo do pressuposto de que a sociedade, como um todo, possui o direito de participar em definições que envolvem seu destino, considera-se fundamental a democratização de processos decisórios que envolvem temas vinculados à Ciência-Tecnologia (CT). Para fundamentar ações no campo da educação CTS, busca-se uma articulação entre pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS.


Palabras-chave: CTS. Paulo Freire. Articulação CTS/Freire.

Downloads 703  703  Tamanho do arquivo 143.23 KB  Plataforma Revista CTS  Site http://www.revistacts.net/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Descentralização e Políticas Públicas: o público e o privado na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
RODRIGUEZ, Vicente

Este artigo analisa o processo de descentralização da educação brasileira e as novas configurações institucionais assumidas nas relações entre o setor público e o setor privado na oferta de serviços educacionais. Nos novos contextos descentralizados da política educativa a compreensão das ações políticas empreendidas pelo setor público e pelo setor privado é que permitirá discutir os rumos das políticas públicas de educação para o país. A análise da municipalização na Região Metropolitana de Campinas e o crescimento do setor privado constituem as preocupações deste artigo.

Palavras-chave: Descentralização. Formação continuada de professores. Público e privado. Federalismo. Estado.

Downloads 699  699  Tamanho do arquivo 57.62 KB  Plataforma  Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Relação Sociocultural dos Brinquedos Artesanais Vendidos em Feiras Livres Popular Versão: 2012
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ANTÉRIO, D.;GOMES-DA-SILVA, P. N.

A pesquisa objetivou analisar o significado sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livres. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, de campo. Os Sujeitos participantes foram vendedores de brinquedos artesanais das feiras livres das cidades de Campina Grande e João Pessoa, principais no Estado da Paraíba. Utilizou-se da entrevista semiestruturada e da observação direta com registro em diário de campo. Concluiu-se que os brinquedos artesanais apresentam importantes significados para os feirantes vendedores desses objetos, principalmente no que se refere ao período de infância vivida, ao significado intergeracional somado à história cultural do brinquedo e à realidade educacional dos Sujeitos.

Palavras-chave: Educação. Feiras livres. Cultura. Brinquedos Artesanais.

Downloads 697  697  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SCHENKER, Miriam; MINAYO, Maria Cecília de Souza

Este artigo apresenta uma visão compreensiva da complexidade dos fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência. Discorre sobre a interdependência dos diversos contextos – individual, familiar, escolar, grupo de pares, midiático e comunidade de convivência – propícios tanto ao risco quanto à proteção ao uso das drogas lícitas e ilícitas, fornecendo, por último, algumas estratégias de prevenção.

Palavras-chave Adolescência. Fatores de risco. Fatores de proteção. Uso de drogas. Prevenção.

Downloads 689  689  Tamanho do arquivo 83.99 KB  Plataforma Revista Ciência & Saúde Coletiva  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria ; RAMOS, Marise

Este artigo analisa as políticas de educação profissional do Governo Lula em seu percurso controvertido entre as lutas da sociedade, as propostas de governo e as ações e omissões no exercício do poder. Partindo-se da revogação do Decreto n. 2.208/97, principal regulamentação da educação profissional no governo anterior, cujo processo expressa a disputa por hegemonia nesse campo, analisa-se a contradição da proposta de lei para a educação profissional, ao invés de retomar o debate sobre a LDB. Posteriormente, analisam-se os programas Escola de Fábrica, Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Apesar das declarações favoráveis à integração entre formação básica e formação específica, a política de educação profissional processa-se mediante programas focais e contingentes numa travessia marcada por intensos conflitos e no terreno da contradição.

Palavras-chave: Educação profissional. Ensino técnico. Educação integrada. Currículo integrado. Certificação.

Downloads 677  677  Tamanho do arquivo 110.62 KB  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
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