Categoria: Pedagogia Artigos |
O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa
Apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana durante os anos 90. Discute-se também, neste texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.
Palavras-chave: Paulo Freire. Políticas de currículo. Formação de educadores.
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1026 0 bytes Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos http://www.paulofreire.org.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O Professor e o Ato de Ensinar |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos; TACCA, Maria Carmen V. R.; TUNES, Elizabeth A sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam presentes e se atualizam a história de vida, as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio conhecimento formal. Do professor espera-se que conduza o seu grupo de alunos, buscando compreender e negociar os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que planejou. Tem sido comum identificar o professor nesse papel de mediador, atribuindo a ideia à abordagem histórico-cultural. O objetivo deste texto é discutir a identificação entre ação docente e mediação, de modo a caracterizar aquilo a que corresponde, segundo nossa ótica, o trabalho desenvolvido pelo professor, tendo como foco o conceito de zona proximal de desenvolvimento. As considerações encaminham-se para o entendimento de que os conteúdos escolares somente estarão a serviço do desenvolvimento dos alunos se forem operados na conjuntura dos seus processos de significação, tendo em conta que a função primordial da educação é a de nutrir possibilidades relacionais.
Palavras-chave: Professores. Relação professor-aluno. Papel do professor. Sala de aula.
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1022 81.54 KB Cadernos de Pesquisa http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Como incluir? O debate sobre o preconceito e o estigma na atualidade |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
SCHILLING, Flávia Schilling; MIYASHIRO, Sandra Galdino
O objetivo deste artigo é provocar um debate que amplie os termos habituais da discussão sobre a Educação Inclusiva. Essa discussão tem como um dos seus eixos a questão do preconceito que cerca aquele considerado “diferente”. Propõe-se, no presente artigo, que, além do preconceito, há de se considerar as formas atuais do estigma. O ponto de partida é dado pela análise já clássica de Goffman, atualizada pelas propostas de Zygmunt Bauman. Um grupo “invisível” — pois cercado pelo segredo — que freqüenta as salas escolares, é aquele formado por crianças e jovens que vivem — ou viveram — o encarceramento de um dos progenitores. No Brasil, o “estigma”, associado aos filhos de presidiários, tem origem no século XIX, por meio da penetração de teorias criminais, originárias em grande parte da Europa, das políticas eugenista e higienista. O discurso educacional se apropriou dessas concepções e, ao longo de décadas, despendeu esforços no sentido de tentar recuperar indivíduos já “viciados geneticamente” ou influenciados pelo meio familiar e social. Esse foi o grupo estudado para compreender como operam com o estigma que os cerca e que se concretiza na maneira como suas imagens são fixadas e amalgamadas às figuras criminosas de seus pais. Como resultado, vêm-se vidas marcadas pela ambivalência: emergem as figuras dos “indefiníveis”, dos “estranhos”. Como lidar com esse grupo em uma proposta inclusiva? Quais são as possibilidades e os limites da ação educativa em uma sociedade na qual o estigma parece se reatualizar? Essas são algumas reflexões que este artigo pretende introduzir.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Filhos de presidiários. Estigma. Direitos Humanos. Preconceito.
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1014 91.72 KB Educação e Pesquisa http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O pré-vestibular comunitário: traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Aline Adriana da; SILVA, Silvio Profirio da; SILVA, Gleydson Ferreira da; FERREIRA, Marilia Gabrielle Arruda; TENÓRIO, Alexandro Cardoso
O desejo de ingressar em uma instituição de ensino superior pública mobiliza uma grande quantidade de pessoas todos os anos. Contudo, nem todas conseguem realizar essa faceta, sobretudo, os alunos provenientes de escolas públicas. Nos últimos anos, a questão do ingresso às Instituições Públicas de Ensino Superior tem sido objeto de inúmeras discussões. Tal questão engloba diversos aspectos, como, por exemplo: a defasagem da qualidade do ensino público e privado. Diante desse cenário, os alunos de escolas públicas não têm as mesmas condições de ingressar em tais instituições. Nesse contexto, surgem iniciativas com o objetivo de viabilizar esse acesso, tal como: o Pré – vestibular Comunitário.
Palavras-Chave: Sociedade. Ensino. Pré - vestibular. Democratização. Acesso.
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943 373.97 KB X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2 http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FROGOTTO, Gaudêncio
No presente texto examinamos, num primeiro aspecto, a diferença entre o entendimento do trabalho como categoria específica do ser social - dimensão ontológica - das formas que assume o trabalho na escravidão, no servilismo e no trabalho como mercadoria, como força de trabalho - trabalho/emprego, trabalho assalariado no capitalismo. Esta distinção é fundamental para não confundirmos a crise do trabalho assalariado com a idéia do fim do trabalho. Com base neste primeiro aspecto, buscamos analisar o significado da crise do trabalho assalariado no contexto da nova sociabilidade do capital e da ideologia do neoliberalismo ou do mercado como deus absoluto das relações sociais. Concluímos sinalizando que a crise do trabalho assalariado assume uma dupla dimensão - de perigo, risco, violência, mas também de possibilidade e alternativa. Como nunca na história humana a alternativa que se impõe é de relações sociais socialistas.
Palavras chave: Trabalho e educação. Emprego. Mercado.
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921 67.62 KB Revista Perspectiva http://www.perspectiva.ufsc.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Detecção de problemas visuais e auditivos de escolares em Ribeirão Preto: estudo comparativo por nív |
Versão: HTML Atualização: 20/8/2009 |
Descrição:
CANO, Maria Aparecida Tedeschi; SILVA, Graciette Borges da
A avaliação das funções visuais e auditivas dos alunos ingressantes na 1ª série do 1º grau é considerada uma ação básica de saúde do escolar. A criança, ao ingressar na primeira série, inicia (ou continua) o processo de alfabetização, considerado um dos mais importantes da área educacional e necessita, portanto, da visão e audição normais (ou com correção) para que esse processo seja facilitado. Neste trabalho, procuramos estudar os distúrbios visuais e auditivos dos escolares de Ribeirão Preto, de diferentes estratos sociais, nos aspectos de detecção precoce, encaminhamento dos casos e solução ou não, pela família e escola, dos problemas encontrados.
Palavras-chave: Detecção precoce. Visão. Audição. Estratificação social. Família. Professor.
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911 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
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