Categoria: Pedagogia Artigos |
Detecção de problemas visuais e auditivos de escolares em Ribeirão Preto: estudo comparativo por nív ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: HTML Atualização: 20/8/2009 |
Descrição:
CANO, Maria Aparecida Tedeschi; SILVA, Graciette Borges da
A avaliação das funções visuais e auditivas dos alunos ingressantes na 1ª série do 1º grau é considerada uma ação básica de saúde do escolar. A criança, ao ingressar na primeira série, inicia (ou continua) o processo de alfabetização, considerado um dos mais importantes da área educacional e necessita, portanto, da visão e audição normais (ou com correção) para que esse processo seja facilitado. Neste trabalho, procuramos estudar os distúrbios visuais e auditivos dos escolares de Ribeirão Preto, de diferentes estratos sociais, nos aspectos de detecção precoce, encaminhamento dos casos e solução ou não, pela família e escola, dos problemas encontrados.
Palavras-chave: Detecção precoce. Visão. Audição. Estratificação social. Família. Professor.
|
989 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Dermeval Saviani: Notas para uma releitura da Pedagogia Histórico Crítica ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
RIBEIRO, Maria de Lourdes; RODRIGUEZ, Margarita Victoria Este artigo tem como objetivo apresentar o pensamento e as ideias de um autor consagrado no Brasil. A partir de suas ideias a educação brasileira deve ser analisada sob dois diferentes prismas: antes e depois de Dermeval Saviani, tendo em vista o alcance da pedagogia histórico-crítica proposta por esse educador: um marco na educação brasileira. Além de sua atuação institucional como acadêmico, pesquisador e escritor, Saviani tem se apresentado como um analista e crítico das políticas educacionais brasileiras demonstrando profunda identificação com a causa educacional e persistência na defesa sistemática da escola pública e da ação pedagógica como instrumentos de libertação dos oprimidos. Com espírito de mestre e com o pensamento multiplicador, Saviani sempre ocupou o seu tempo com o ensino, articulando de forma harmoniosa ensino e pesquisa. Isso faz com que um grande número de estudiosos desperte o interesse pela análise e reflexões que esse educador faz da educação. Nessa esteira, sem a intenção de esgotar o assunto ou apresentar algo novo, pretendemos refletir sobre as ações educativas de Dermeval Saviani, trazendo à lembrança a proposta desse educador que não só repensou a educação como um caminho para a libertação dos oprimidos, como contextualizou essa proposta.
Palavras-chaves: Pedagogia histórico-crítica. Filosofia da Educação. Ideias Pedagógicas.
|
25634 114.29 KB Universidade de Uberaba - UNIUBE http://www.uniube.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Cyberbullying: uma análise comparativa com estudantes de países da América Latina: Argentina, Brasil ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CHELEZQUER, Charo Sádaba Chalezquer; GONZÁLEZ, Diana González; PÉREZ, Jorge del Río; SALA, Xavier Bringue
Este estudo explora a questão do cyberbullying partindo de uma perspectiva transcultural. O foco está na análise da extensão da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela apresentando experiências de adolescentes de cyberbullying, a partir do levantamento de 21.000 estudantes de 10 a 18 anos. Nesse trabalho, "cyberbullying" refere-se à intimidação via meios de comunicação eletrônicos: telefone celular / vídeo / foto / mensagem de texto, Internet / jogos / mensagens instantâneas.
|
2568 82.06 KB V Congresso Internacional sobre Comunicação e Real http://www.educarede.org.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Corpo, Gênero e Sexualidade nos Registros de Indisciplina ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: 2012 Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FERRARI, A.; ALMEIDA, M. A. de
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Departamento de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Trabalhando com os registros feitos entre 2007 e 2009, vamos centralizar nossas análises nos casos em que o corpo, o gênero e a sexualidade interagem com as indisciplinas. Entendendo essas categorias como construções discursivas e históricas, estamos propondo pensar os mecanismos de sua construção através dos enfrentamentos que ocorrem na escola. Desse modo, é na perspectiva Pós-estruturalista, sobretudo nas contribuições de Michel Foucault que estará nosso embasamento teórico-metodológico.
Palavras-chave: Corpo. Gênero. Sexualidades. Escolas.
|
619 0 bytes Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967 http://www.ufrgs.br/edu_realidade |
|