Categoria: Pedagogia Artigos |
Pedagogia e Tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CATAPAN, Araci Hack; FIALHO, Francisco Antonio Pereira
A proeminência das tecnologias de comunicação e informação na vida cotidiana das pessoas tem despertado o interesse singular dos profissionais da educação no sentido de construir e utilizar a potencialidade desses recursos no trabalho pedagógico. Esse desafio tem gerado inúmeros projetos e produtos e as mais diversificadas formas de aplicação. Propor a exploração da TACD, particularmente como mediação no processo pedagógico, implica entendê-la não apenas numa relação bilateral, aluno/computador, mas no sentido de uma relação multidimensional, em que os sujeitos geram, nos processos de interação mediados pela Tecnologia Avançada de Comunicação Digital, um outro lugar, uma rede de representações que ao se constituir subverte os padrões de aprendizagem preestabelecidos nos modelos tradicionais. As novas formas de comunicação colocam um novo modo do saber, um novo processo de construção do conhecimento. O propósito deste estudo é verificar a interrelação entre tecnologia e pedagogia, e na dinâmica de suas implicações construir indicadores pedagógicos de caráter geral para mediação em TACD no processo pedagógico.
Palavras-chaves: Cibercultura. Pedagogia. Tecnologia. Comunicação digital.
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1484 91.36 KB VIII Congresso Internacional de Educação a Distânc http://www.abed.org.br/congresso2001/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Conselho Escolar - a participação construindo a gestão democrática na escola  |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
MAFASSIOLI, Andréia da Silva
O presente trabalho relata a experiência de formação continuada realizada com os conselheiros escolares de uma Rede Pública Municipal de Ensino. Os momentos de formação foram planejados, visando o fortalecimento da gestão democrática, esclarecendo aos segmentos pais, alunos, professores e funcionários as funções do Conselho Escolar, a importância da participação na tomada de decisão sobre questões administrativas, pedagógicas e financeiras e o aprofundamento de temáticas educacionais tais como Inclusão social, Ensino Fundamental de 09 anos, superação do fracasso escolar, entre outras que permeiam os Projetos Político-Pedagógicos das instituições de ensino.
Palavras-chave: Conselho escolar. Participação. Gestão democrática.
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11283 163.30 KB Associação Nacional de Política e Administração da http://www.isecure.com.br/anpae/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A multimídia, a didática e o saber escolar na formação do professor: um desafio acadêmico  |
Versão: PDF Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
ARNONI, Maria Eliza Brefere; DOTTI, Amanda Foganholi; FARIA, Lívia Carolina Miranda; KOIKE, Luiz Tomaz; BREFORE, Marcelo A fim de divulgar os trabalhos resultantes da disciplina de Didática, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, Campus de São José do Rio Preto, para professores e futuros professores, propôs-se a elaboração do site: http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/didatica/index.htm , tendo em vista a importância do olhar crítico para o livro didático e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em sala de aula, assuntos tratados nos trabalhos. A parceria com os docentes da rede pública proporcionou, pelo contato entre formação inicial e continuada, a troca de experiências e discussões relevantes sobre a educação. Palavras-chave: Educação. Formação inicial. Formação continuada. Site de didática.
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2347 185.41 KB Universidade Estadual Paulista - Unesp http://www.unesp.br/prograd/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Políticas Públicas e Gestão Democrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CONTI, Celso Conti; LUIZ, Maria Cecília
A profundidade das mudanças no capitalismo a partir de meados do século 20 produziu um novo modo de vida total, que abrange tanto os padrões de comportamento social quanto às relações entre o capital, o trabalho e o Estado. Organismos internacionais foram criados para orquestrar o processo de mudanças na agenda das Nações-Estado de todo o mundo, inclusive no campo da educação, que passa a ser vista como prioritária, justificando-se a necessidade de um novo pacto social, implicando na participação da sociedade como um todo. No Brasil, leis federais, estaduais e municipais consagram o princípio da “gestão democrática”. É preciso, contudo, verificar como esses princípios têm sido traduzidos na prática. Com esse propósito, o texto se propõe a analisar a atuação do conselho de escola no sistema de ensino de São Carlos/SP, com o objetivo de identificar as possibilidades de participação da comunidade na escola. Para a análise, utilizamos um conjunto de depoimentos dos conselheiros das escolas municipais e, como resultado, identificamos dois importantes obstáculos ao funcionamento democrático do conselho de escola: um relacionado à paridade e partilha do poder, outro à representatividade.
Palavras-chave: Conselho de escola. Gestão democrática. Políticas públicas. Sistema municipal de ensino.
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1384 56.57 KB Revista Educação: Teoria e Prática http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao |
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