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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
ARCE, Alessandra

Este artigo apresenta um estudo teórico comparativo da pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel e da teoria da atividade (Leontiev, Elkonin e Vigotski) no que diz respeito ao jogo e ao desenvolvimento infantil. Ainda que essas duas abordagens considerem o jogo uma atividade muito importante no desenvolvimento da criança, elas diferem em sua visão do que seja o significado do jogo no contexto do processo de formação do indivíduo. Essa divergência é uma consequência de suas opostas concepções acerca da relação entre a natureza humana e a história.

Palavras-chave: Jogo. Froebel. Elkonin. Leontiev. Teoria da atividade.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
AGUIAR, Márcia Ângela; SCHEIBE, Leda

O objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo.

Palavras-chave: Reforma educacional. Formação de profissionais da educação. Reforma do curso de pedagogia. Institutos Superiores de Educação. Diretrizes curriculares.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Lições de Freire Popular Versão: HTML
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
GADOTTI, Moacir

O artigo trata das ideias de Paulo Freire e mostra porque a educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa, que dá ênfase apenas à eficiência. Segundo o autor, este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo.

Palavras-chave: Instituto Paulo Freire. Pedagogia freireana/pedagogia do diálogo. Construtivismo crítico. Educação. Pedagogia Neoliberal.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ensino de filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e s Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar

O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta, também, alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal.

Palavras-chave: Ensino. Ensino de filosofia. Ensino Médio. Filosofia na escola pública. Professores de Filosofia.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Valores nucleares aplicados à educação tecnológica colaborativa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

Este estudo diz respeito à ação pedagógica de enfoque socioeducacional e tecnológico que, por sua vez, interpreta o conhecimento como interdisciplinar, interativo e situacionado. Esta reflexão incide sobre a especificidade do processo pedagógico aliado à tecnologia educacional, por isso, a visão amplia-se e não se prende a nenhum método de estudo; entretanto, propõe que, se utilizados, os métodos devem ser escolhidos de acordo com o problema a ser resolvido em cada caso.

Palavras-chave : Educação. Tecnologia. Colaboração. Artefato. Teoria da Atividade.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Violência na escola: ética, poder e cidadania Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
THOMAZ, Sueli Barbosa

Este texto é parte integrante de uma pesquisa etnográfica desenvolvida numa escola pública fundamental . Buscou-se um olhar e ouvir atento de modo a apreender no cotidiano da escola o seu lado patente (oficial, a norma, a luz) e o seu lado latente(a vida, as sombras), no que se refere as práticas da violência no espaço escolar. A idéia de violência tem por base os conceitos de “ violência totalitária”, violência anômica” e/ou “ violência banal” cunhados por Maffesoli. Acredita-se que a violência, presente no cotidiano da escola, tem comprometido a formação do cidadão, pela exacerbação do poder e pelo desprezo da ética, enquanto querer-viver social embora apresente uma função estruturante através da relação de força, de potência, de poder e de vida.

Palavras-chave: Violência. Escola. Cidadania.

Downloads 2744  2744  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade da Amazônia - Unama  Site http://www.unama.br/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Os (des)caminhos da atuação do Pedagogo na Escola Pública:vivências e inquietações no Estado do Pa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GODOY, Miriam Adalgisa Bedim; PINTO, Adriana Aparecida

O presente trabalho pretende apresentar discussões acerca da formação e atuação dos pedagogos em escolas da rede pública estadual no Paraná, em especial no município de Cascavel, no período entre 2004 e 2006. A profissionalização dos pedagogos é recente na história da educação brasileira, porém, a sua existência remonta a um período mais antigo, quando estes eram tidos como os condutores de crianças, como demonstra a origem da palavra, em grego. No Brasil, este profissional tem como marco da sua formação a organização das Faculdades de Educação, a partir de 1939, lembrando que anterior a essa iniciativa existiram os cursos normais desde 1840, e estes foram durante mais de cem anos, responsáveis pela formação de professores, à época chamados normalistas. Com uma história construída e consolidada no cotidiano das Faculdades e Centros de Educação do país, o curso de graduação em Pedagogia, nos anos 90, emergiu como o principal lócus da formação docente dos educadores para atuar na Educação Básica: na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentro desse escopo, a formação dos profissionais da educação, no Curso de Pedagogia, constitui reconhecidamente um dos principais requisitos para o desenvolvimento da educação básica no país. O que nos causou estranheza foi perceber que no interior das instituições de ensino os profissionais pedagogos ainda sejam pouco reconhecidos, valorizados e até mesmo respeitados no que concerne às contribuições educacionais que podem dar. Tal percepção se deve ao estudo observatório realizado no Estado do Paraná, que incorporou ao seu quadro de profissionais concursados (em 2005), após 14 anos, profissionais pedagogos formados, que relatam ter tido muitas dificuldades no exercício da sua profissão no interior dos espaços escolares, em função de uma certa negação do conhecimento teórico destes, criando-se assim, espaços de rivalidades, disputas que não condizem com a atuação de educadores comprometidos com o ensino de qualidade e reflexivo.

Palavras-chave: História da pedagogia. Pedagogo. Formação. atuação.

Downloads 2829  2829  Tamanho do arquivo 136.29 KB  Plataforma Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT  Site http://www.ie.ufmt.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Associação de Pais e Mestres: Um Pouco de História Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
BRANCO, Izabel Aurora de Souza

Este artigo tem por objetivo retomar um pouco da história do surgimento das Associações de Pais e Mestres no Brasil e os ideais de participação que a elas estava vinculado. O estudo vai limitar-se, neste primeiro momento, a fazer algumas considerações a respeito da preocupação em envolver, cada vez mais, a comunidade escolar nas questões referentes à organização e ao funcionamento das escolas.

Downloads 2839  2839  Tamanho do arquivo 313.51 KB  Plataforma Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Prescrevendo regras de bem viver: cultura escolar e racionalidade científica Popular Versão: 
Atualização:  22/7/2010
Descrição:
ROCHA, Heloísa Helena Pimenta

Este artigo analisa as estratégias de higienização da escola elaboradas pelos médicos-higienistas, nas décadas iniciais do século XX, momento em que as exigências de universalização do ensino primário põem em cena a necessidade de configuração de uma organização pedagógica racional. Para tanto, toma-se como fonte um manual escolar, buscando-se compreender os propósitos que perpassam as prescrições higiênicas, as representações em relação à escola e a seus agentes e, ainda, a articulação entre as pautas de higienização e os objetivos de modernização pedagógica em voga no período.

Palavras-chave: História da educação. Higiene. Cultura escolar. Livros. Leitura.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GALLO, Sílvio

Discutem-se nesse artigo as repercussões que o debate em torno de uma superação da modernidade e a suposta instauração de uma pós-modernidade traz para a Educação como campo de conhecimento, mais especialmente para a pesquisa nesse campo. Discute-se criticamente a tese de que viveríamos na pós-modernidade, dando ênfase a essa afirmação no âmbito do pensamento social, principalmente por compreender-se que essa expressão não tem a força e a intensidade de um conceito filosófico, acabando vazia de sentido. Ressalta-se que um de seus primeiros usos no campo da filosofia, por Lyotard, deu-se como um adjetivo e não como um substantivo, o que faz significativa diferença. Para além do debate sobre o fim ou não da modernidade, opta-se pela noção de hipermodernidade, proposta por Lipovetsky, como forma de caracterização do mundo contemporâneo, buscando compreender suas implicações. Por outro lado, o autor reconhece as importantes contribuições da tese que afirma a pós-modernidade, principalmente em seus aspectos epistemológicos e políticos, na medida em que desloca o foco de análise. Caracteriza o presente debate como a tensão entre duas imagens do pensamento que não são absolutamente novas, mas que ganham especial destaque na contemporaneidade, defendendo que devemos tomar essa tensão naquilo que ela apresenta de possibilidade criativa, sem paralisar o pensamento.

Palavras-chave: Modernidade. Pós-modernidade. Educação. Conceito.

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