Categoria: Pedagogia Artigos |
A Reforma da escola e o trabalho como especificidade humana |
Versão: DOC Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges
O presente artigo procura desmistificar o espaço escolar como redentor das mazelas sociais ao mesmo tempo em que analisa a hegemonia da classe dominante que faz uso não só da sociedade política, mas da sociedade civil para disseminar sua ideologia. Analisa, de modo sintético, a educação no Brasil no que concerne à escola para as classes trabalhadoras demonstrando que a dicotomia escola de ricos e de pobres é fruto de uma sociedade divida em classes que desumaniza o trabalhador, arrebatando-lhe das mãos aquilo que o diferencia dos animais: o trabalho, a capacidade de planejar e prever resultados, justificando tal assertiva pela meritocracia. Uma vez que a classe detentora dos meios de produção subjuga o trabalhador, se apropriando do conhecimento, domínio e produto de seu trabalho, todavia, não lhe é capaz de tomar a capacidade de resistir, se opor ao domínio capitalista. Converter os mesmos meios que favorecem a classe dominante o exercício de sua hegemonia a favor da classe trabalhadora é possível, e a reforma da escola deve começar pela organicidade dos intelectuais envolvidos nesta peleja. Entre os autores consultados ressaltam-se os pressuposto de Gramsci.
Palavras-chaves: Educação. Escola. Trabalho.
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2260 60.00 KB Universidade Tuiuti do Paraná - UTP http://www.utp.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A TV Multimídia na Sala de Aula |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
MELLO, Rosângela Menta
Apresentamos a nossa experiência sobre o uso da TV Multimídia na sala de aula, durante as atividades de Estágio Supervisionado e na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico no Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Wolff Klabin, Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional, durante o primeiro semestre de 2009, em Telêmaco Borba, Estado do Paraná. Destacamos a importância de o Professor planejar as atividades que realizará durante o período letivo, selecionando os recursos de imagem, vídeo e som adequados a turma, ao tempo disponível e ao programa da aula, escolhendo diversas metodologias para a sua apresentação e discussão, variando os recursos disponíveis e integrando-os aos temas e disciplinas da série. Desenvolvemos várias aulas utilizando a TV Multimídia como recurso pedagógico, com auxílio de pen-drive. No final do 1o semestre de 2009, avaliamos as atividades realizadas junto aos estudantes e colegas, cujos resultados são apresentados neste artigo. Consideramos que os recursos oferecidos pela TV Multimídia têm uma ótima aceitação por parte dos estudantes, facilitam a aprendizagem e a contextualização dos temas das aulas.
Palavras-chave: TV Multimídia . Aprendizagem . Metodologia de ensino .
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10008 536.02 KB III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria ; RAMOS, Marise
Este artigo analisa as políticas de educação profissional do Governo Lula em seu percurso controvertido entre as lutas da sociedade, as propostas de governo e as ações e omissões no exercício do poder. Partindo-se da revogação do Decreto n. 2.208/97, principal regulamentação da educação profissional no governo anterior, cujo processo expressa a disputa por hegemonia nesse campo, analisa-se a contradição da proposta de lei para a educação profissional, ao invés de retomar o debate sobre a LDB. Posteriormente, analisam-se os programas Escola de Fábrica, Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Apesar das declarações favoráveis à integração entre formação básica e formação específica, a política de educação profissional processa-se mediante programas focais e contingentes numa travessia marcada por intensos conflitos e no terreno da contradição.
Palavras-chave: Educação profissional. Ensino técnico. Educação integrada. Currículo integrado. Certificação.
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787 110.62 KB Revista Educação & Sociedade http://www.cedes.unicamp.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A Contemporaneidade dos Pressupostos de Paulo Freire em tempos neoliberais |
Versão: DOC Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges; SILL, Emerson Adriano
O presente artigo trata da problemática da educação brasileira na perspectiva Neoliberal. Relata algumas consequências desta ideologia, as quais perfilam: competição, exclusão, minimização do papel do Estado, com franca perda dos direitos adquiridos e o desafio da construção de uma educação humanizadora, portadora de elementos para a emancipação do homem. Para tal intento, resgata as contribuições do educador Paulo Freire, como protagonista do colorário de preceitos libertadores. Almeja a construção de uma cidadania pautada na superação da condição de subserviência dos oprimidos aos opressores num contínuo processo de conscientização que subsidie um lugar no mundo aos que vivem à margem das relações consumistas, da qual participam apenas quando conseguem vender sua força de trabalho. A metodologia freireana desenvolveu-se no âmbito da Educação não formal na educação de adultos, inclusive, pelo sucesso no combate a alfabetização em outros países como Granada e Nicarágua, mas é válida na Formal, uma vez que ambas fazem parte do mesmo processo educativo. A contemporaneidade das contribuições de Freire se valida a cada dia apesar da ingratidão e desvalorização de suas conquistas no campo educacional. Nas sociedades marcadas pelas divisões de classes rígidas e desigualdades extremas entre consumidores e miseráveis, bem como o sonho de transformações destas realidades em prol de uma sociedade mais humana, Freire sempre encontrará lugar.
Palavras-chave: Educação. Paulo Freire. Neoliberalismo.
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4919 0 bytes Universidade Tuiuti do Paraná - UTP http://www.utp.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria
Este trabalho, apoiado no esforço de análises de pesquisadores e intelectuais que não declinaram do pensamento utópico e, portanto, do esforço de produção de um pensamento crítico a todas as formas de olonialismo, discute a política de educação básica nos dois mandatos do Governo Fernando Henrique Cardoso. A conclusão a que chegamos é a de que a "era FHC" neste particular, também, foi um retrocesso tanto no plano institucional e organizativo quanto, e particularmente, no âmbito pedagógico. Esta conclusão se fundamenta, primeiramente, na análise do tipo de projeto social mais amplo e do projeto educativo a ele articulado, ambos associados de forma ativa, consentida e subordinada aos organismos internacionais. No plano mais específico fundamenta-se na relevância da educação básica à luz das questões mais gerais postas à educação por um mundo em transformação e às políticas educacionais em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Conselho Nacional de Educação, ao Plano Nacional de Educação, ao ensino fundamental e aos Parâmetros Curriculares Nacionais e à reforma do ensino médio e técnico.
Palavras-chave : Educação básica. Governo FHC. Subordinação ativa. Políticas educacionais.
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1783 0 bytes Revista Educação & Sociedade http://www.cedes.unicamp.br |
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