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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Custo Aluno–Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  18/12/2012
Descrição:
CARREIRA, Denise; REZENDE PINTO, José Marcelino

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, articulação política de organizações,movimentos e redes da sociedade civil brasileira, oferece uma contribuição ao desafio previsto na legislação do País quanto à definição de referenciais de custo aluno-qualidade (CAQ) para a educação básica. Referenciais que devem orientar a construção de uma política de financiamento da educação básica comprometida efetivamente com a garantia do direito à educação de qualidade para todas as pessoas.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Custo aluno-qualidade. Financiamento da educação.

Downloads 1176  1176  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Campanha Nacional pelo Direito à Educação  Site http://www.campanhaeducacao.org.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Análise de Ferramentas de Interação e Comunicação em Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir de Co Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
INOCENTE, David Forli; MATIAS, Alberto Borges; SCORSOLINI-COMIN, Fabio

Com a educação a distância passa-se a refletir a respeito da interação mediada por ferramentas tecnológicas em ambiente virtual. Por meio das noções de dialogismo e polifonia propostas por Bakhtin discute-se a interação a partir de recortes das ferramentas Fórum e Painel de Opiniões de um curso de pós-graduação na modalidade a distância. Pela análise, essas ferramentas podem ser compreendidas como um espaço intertextual no qual diferentes alteridades são atualizadas, proporcionando um diálogo assíncrono não apenas com a proposição inicial, mas também com os diversos posicionamentos assumidos pelos outros alunos. Dessa forma, resgatam-se e reconstroem-se vozes sociais, posicionamentos, conhecimentos e experiências profissionais no campo mediático de interação possibilitado pela educação a distância.

Palavras-chave: Interação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Intertexto.

Downloads 631  631  Tamanho do arquivo 57.63 KB  Plataforma Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Reforma da escola e o trabalho como especificidade humana Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges

O presente artigo procura desmistificar o espaço escolar como redentor das mazelas sociais ao mesmo tempo em que analisa a hegemonia da classe dominante que faz uso não só da sociedade política, mas da sociedade civil para disseminar sua ideologia. Analisa, de modo sintético, a educação no Brasil no que concerne à escola para as classes trabalhadoras demonstrando que a dicotomia escola de ricos e de pobres é fruto de uma sociedade divida em classes que desumaniza o trabalhador, arrebatando-lhe das mãos aquilo que o diferencia dos animais: o trabalho, a capacidade de planejar e prever resultados, justificando tal assertiva pela meritocracia. Uma vez que a classe detentora dos meios de produção subjuga o trabalhador, se apropriando do conhecimento, domínio e produto de seu trabalho, todavia, não lhe é capaz de tomar a capacidade de resistir, se opor ao domínio capitalista. Converter os mesmos meios que favorecem a classe dominante o exercício de sua hegemonia a favor da classe trabalhadora é possível, e a reforma da escola deve começar pela organicidade dos intelectuais envolvidos nesta peleja. Entre os autores consultados ressaltam-se os pressuposto de Gramsci.

Palavras-chaves: Educação. Escola. Trabalho.

Downloads 2172  2172  Tamanho do arquivo 60.00 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.utp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A TV Multimídia na Sala de Aula Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MELLO, Rosângela Menta

Apresentamos a nossa experiência sobre o uso da TV Multimídia na sala de aula, durante as atividades de Estágio Supervisionado e na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico no Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Wolff Klabin, Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional, durante o primeiro semestre de 2009, em Telêmaco Borba, Estado do Paraná. Destacamos a importância de o Professor planejar as atividades que realizará durante o período letivo, selecionando os recursos de imagem, vídeo e som adequados a turma, ao tempo disponível e ao programa da aula, escolhendo diversas metodologias para a sua apresentação e discussão, variando os recursos disponíveis e integrando-os aos temas e disciplinas da série. Desenvolvemos várias aulas utilizando a TV Multimídia como recurso pedagógico, com auxílio de pen-drive. No final do 1o semestre de 2009, avaliamos as atividades realizadas junto aos estudantes e colegas, cujos resultados são apresentados neste artigo. Consideramos que os recursos oferecidos pela TV Multimídia têm uma ótima aceitação por parte dos estudantes, facilitam a aprendizagem e a contextualização dos temas das aulas.

Palavras-chave: TV Multimídia . Aprendizagem . Metodologia de ensino .

Downloads 9930  9930  Tamanho do arquivo 536.02 KB  Plataforma III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade -   Site http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A UNE e a Reforma Universitária no governo Lula Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRANCO, Juliana Oshima

A partir de uma reflexão histórica sobre a Reforma Universitária (RU) no Brasil realizamos uma análise sobre o posicionamento da União Nacional dos Estudantes (UNE) em relação ao tema durante o governo Lula, buscando identificar como suas diretorias majoritárias vêm conduzindo os debates em torno da reestruturação do sistema de ensino superior em curso no país. Ainda que classifique a política econômica do governo atual como neoliberal e critique a privatização e mercantilização da educação, a UNE tornou-se umas das maiores articuladoras das políticas para educação superior de Lula, contribuindo para a dissimulação da RU idealizada pelos estudantes na década de 1960, sob o argumento de estar disputando propostas dentro das leis e programas governamentais.

Palavras-chave: Reforma Universitária. Movimento estudantil. UNE. Comunicação nos movimentos sociais.

Downloads 502  502  Tamanho do arquivo 163.47 KB  Plataforma III Simpósio Lutas Sociais na América Latina  Site http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Competência Docente na Perspectiva de Paulo Freire Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
VASCONCELLOS, Celso dos S.

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre a competência docente na perspectiva freireana a partir de alguns eixos temáticos particularmente significativos em sua obra: educação, conhecimento, liberdade, projeto/política, formação e amor. Contrapõe-se à visão reducionista de competência, de viés neoliberal. Procura resgatar alguns elementos nucleares da obra de Paulo Freire relacionados à temática da competência docente.

Palavras-Chave: Paulo Freire. Competência. Educação Libertadora. Amor.

Downloads 1949  1949  Tamanho do arquivo 172.77 KB  Plataforma Revista de Educação AEC  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria ; RAMOS, Marise

Este artigo analisa as políticas de educação profissional do Governo Lula em seu percurso controvertido entre as lutas da sociedade, as propostas de governo e as ações e omissões no exercício do poder. Partindo-se da revogação do Decreto n. 2.208/97, principal regulamentação da educação profissional no governo anterior, cujo processo expressa a disputa por hegemonia nesse campo, analisa-se a contradição da proposta de lei para a educação profissional, ao invés de retomar o debate sobre a LDB. Posteriormente, analisam-se os programas Escola de Fábrica, Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Apesar das declarações favoráveis à integração entre formação básica e formação específica, a política de educação profissional processa-se mediante programas focais e contingentes numa travessia marcada por intensos conflitos e no terreno da contradição.

Palavras-chave: Educação profissional. Ensino técnico. Educação integrada. Currículo integrado. Certificação.

Downloads 731  731  Tamanho do arquivo 110.62 KB  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Contemporaneidade dos Pressupostos de Paulo Freire em tempos neoliberais Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges; SILL, Emerson Adriano

O presente artigo trata da problemática da educação brasileira na perspectiva Neoliberal. Relata algumas consequências desta ideologia, as quais perfilam: competição, exclusão, minimização do papel do Estado, com franca perda dos direitos adquiridos e o desafio da construção de uma educação humanizadora, portadora de elementos para a emancipação do homem. Para tal intento, resgata as contribuições do educador Paulo Freire, como protagonista do colorário de preceitos libertadores. Almeja a construção de uma cidadania pautada na superação da condição de subserviência dos oprimidos aos opressores num contínuo processo de conscientização que subsidie um lugar no mundo aos que vivem à margem das relações consumistas, da qual participam apenas quando conseguem vender sua força de trabalho. A metodologia freireana desenvolveu-se no âmbito da Educação não formal na educação de adultos, inclusive, pelo sucesso no combate a alfabetização em outros países como Granada e Nicarágua, mas é válida na Formal, uma vez que ambas fazem parte do mesmo processo educativo. A contemporaneidade das contribuições de Freire se valida a cada dia apesar da ingratidão e desvalorização de suas conquistas no campo educacional. Nas sociedades marcadas pelas divisões de classes rígidas e desigualdades extremas entre consumidores e miseráveis, bem como o sonho de transformações destas realidades em prol de uma sociedade mais humana, Freire sempre encontrará lugar.

Palavras-chave: Educação. Paulo Freire. Neoliberalismo.

Downloads 4811  4811  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.utp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! A influência e a atuação dos partidos políticos no movimento estudantil brasileiro e as semelhança Popular Versão: HTML
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Jordana de Souza

O objetivo deste artigo é a análise das influências da Ação Popular (AP) e das Dissidências Estudantis Comunistas no Movimento Estudantil (ME) no contexto da ditadura militar procurando identificar qual a repercussão dos ideais destas organizações nas ações dos estudantes. Estabelecemos um paralelo entre o problema da partidarização do ME nos anos 1960 e 1970 com a atualidade do ME apontando também as semelhanças quanto à atuação e formação do ME latino-americano.

Palavras-chave: Movimento estudantil. Ditadura militar. UNE.

Downloads 2773  2773  Tamanho do arquivo 129.53 KB  Plataforma III Simpósio Lutas Sociais na América Latina  Site http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/simposio_iii.html
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria

Este trabalho, apoiado no esforço de análises de pesquisadores e intelectuais que não declinaram do pensamento utópico e, portanto, do esforço de produção de um pensamento crítico a todas as formas de olonialismo, discute a política de educação básica nos dois mandatos do Governo Fernando Henrique Cardoso. A conclusão a que chegamos é a de que a "era FHC" neste particular, também, foi um retrocesso tanto no plano institucional e organizativo quanto, e particularmente, no âmbito pedagógico. Esta conclusão se fundamenta, primeiramente, na análise do tipo de projeto social mais amplo e do projeto educativo a ele articulado, ambos associados de forma ativa, consentida e subordinada aos organismos internacionais. No plano mais específico fundamenta-se na relevância da educação básica à luz das questões mais gerais postas à educação por um mundo em transformação e às políticas educacionais em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Conselho Nacional de Educação, ao Plano Nacional de Educação, ao ensino fundamental e aos Parâmetros Curriculares Nacionais e à reforma do ensino médio e técnico.

Palavras-chave : Educação básica. Governo FHC. Subordinação ativa. Políticas educacionais.

Downloads 1705  1705  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
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