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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por esc Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
BOTO, Carlota

Este artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.

Palavras-chave: Educação. Escola. Pedagogia. Instrução. História.

Downloads 3955  3955  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A construção social da infância: uma outra história Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de

Este artigo pretende discutir sobre diferentes concepções de infância e criança que permeiam o ambiente escolar. Para tanto, indícios de que a desigualdade social está intimamente relacionada com a origem étnica são apresentados como mote para a análise de que a agenda política brasileira pouco tem feito para o término desse círculo vicioso. Somado a este contexto, a postura pedagógica de educadoras e educadores, bem como da própria escola, vem contribuindo para perpetuar diferenciações hierarquizantes entre crianças. Utilizando depoimentos de professoras da educação infantil a respeito das relações raciais, o artigo discorre sobre critérios de segregação vigentes na escola, um espaço considerado como uma espécie de laboratório do racismo/preconceito/discriminação, e seus membros e recursos materiais (profissionais da educação, estudantes, livros didáticos, livros paradidáticos) como elementos balizadores para propagação de manifestações silenciosas (outras nem tanto) destes sentimentos ou atitudes. Por fim, aponta para possíveis caminhos por meio do reconhecimento da criança como atuante de sua própria história, ou seja, como protagonista de uma trama que insiste em relegá-la a coadjuvante, ignorando que este enredo diz respeito ao estabelecimento e garantia de direitos independentemente de sua origem étnica. Dessa forma, apresenta o conceito de “alfabetização da diáspora” como recurso para a revisão da postura pedagógica e como um novo olhar sobre a história do país, da população e da própria criança que compõe o grupo que origina essa infância bem diferente da idílica.

Palavras-chave: Construção social da infância. Escola. Racismo.

Downloads 11444  11444  Tamanho do arquivo 66.46 KB  Plataforma VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_931.pdf
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Contemporaneidade dos Pressupostos de Paulo Freire em tempos neoliberais Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges; SILL, Emerson Adriano

O presente artigo trata da problemática da educação brasileira na perspectiva Neoliberal. Relata algumas consequências desta ideologia, as quais perfilam: competição, exclusão, minimização do papel do Estado, com franca perda dos direitos adquiridos e o desafio da construção de uma educação humanizadora, portadora de elementos para a emancipação do homem. Para tal intento, resgata as contribuições do educador Paulo Freire, como protagonista do colorário de preceitos libertadores. Almeja a construção de uma cidadania pautada na superação da condição de subserviência dos oprimidos aos opressores num contínuo processo de conscientização que subsidie um lugar no mundo aos que vivem à margem das relações consumistas, da qual participam apenas quando conseguem vender sua força de trabalho. A metodologia freireana desenvolveu-se no âmbito da Educação não formal na educação de adultos, inclusive, pelo sucesso no combate a alfabetização em outros países como Granada e Nicarágua, mas é válida na Formal, uma vez que ambas fazem parte do mesmo processo educativo. A contemporaneidade das contribuições de Freire se valida a cada dia apesar da ingratidão e desvalorização de suas conquistas no campo educacional. Nas sociedades marcadas pelas divisões de classes rígidas e desigualdades extremas entre consumidores e miseráveis, bem como o sonho de transformações destas realidades em prol de uma sociedade mais humana, Freire sempre encontrará lugar.

Palavras-chave: Educação. Paulo Freire. Neoliberalismo.

Downloads 4811  4811  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.utp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A disciplina na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
FRANCO, Luiz Antonio Carvalho

Este artigo tem como objetivo discutir o problema de disciplina na prática pedagógica, especificamente escolar, a partir das contribuições teóricas de Makarenko e Gramsci.

Palavras-chave: Indisciplina. Disciplina. Makarenko. Gramsci.

Sugestão de artigo enviada por Gismarie Duarte.

Downloads 6507  6507  Tamanho do arquivo 582.42 KB  Plataforma Cenafor/MEC  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A educação das mulheres no século XIX: O Colégio de Carolina e Hércules Florence de Campinas (1863- Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
RIBEIRO, Arilda Ines Miranda

O artigo apresenta um breve histórico da educação das mulheres, enfocando o histórico do Colégio Florence, bem como de seus fundadores e a influência dos mesmos na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Educação das mulheres. Sociedade brasileira. Século XIX.

Downloads 5230  5230  Tamanho do arquivo 740.94 KB  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - Unicamp  Site http://www.histedbr.fae.unicamp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
BOTO, Carlota

Este artigo defende a tese de que o direito à educação se teria desenvolvido em três gerações: 1. O ensino torna-se paulatinamente direito público quando todos adquirem a possibilidade de acesso à escola pública; 2. A educação, como direito, dá um salto quando historicamente passa a contemplar, pouco a pouco, o atendimento a padrões de exigência voltados para a busca de qualidade no ensino oferecido e para o reconhecimento de ideais democráticos internos à vida escolar; 3. O direito da educação será consagrado quando a escola adquirir padrões curriculares e orientações políticas que assegurem inversão de prioridades, mediante atendimento que contemple - à guisa de justiça distributiva - grupos sociais reconhecidamente com maior dificuldade para participar desse direito subjetivo universal - que é a escola pública, gratuita, obrigatória e laica. Aqui entram as políticas que favorecem, por exemplo, a reserva de vagas por cotas destinadas, nas universidades, a minorias étnicas.

Palavras-chave: Educação. Escola. Pedagogia. Instrução. História.

Downloads 3472  3472  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A educação na ética kantiana Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
OLIVEIRA, Mário Nogueira de

Este artigo trata da antropologia moral de Kant na qual estão inseridas as suas considerações sobre educação. Tal como a ética kantiana é tratada costumeiramente, não apreendemos o valor de sua parte empírica, muitas vezes negada. Tal parte empírica consiste nesta antropologia moral que nos capacita para acolher em nossa vontade, pela via da educação, especificamente pelo que Kant chama de "didática ética", as leis morais em seus princípios, assim como para assegurarmos sua eficácia no nosso mundo social. Uma vez que Kant afirma que "o homem, afetado por tantas inclinações é, na verdade, capaz de conceber a ideia de uma razão pura prática, mas não é tão facilmente dotado da força necessária para a tornar eficaz in concreto no seu comportamento "devemos implementar nossas máximas de comportamento pela educação e pelo cultivo do nosso espírito. O que nos levará às teses de uma virtude ensinada ao jovem que, posteriormente, aprenderá a fazer uso da sua liberdade. Este estudo divide-se em seis pequenos itens, a saber, uma breve introdução, um estudo acerca da antropologia moral, a questão da educação dentro desta antropologia, uma breve análise da obra "Sobre a pedagogia", na qual privilegiamos os estágios da educação, tal como vistos por Kant, e a importante questão da formação do caráter e, finalmente, uma breve conclusão.

Palavras-chave: Filosofia da Educação. Ética Kantiana. Antropologia moral. Didática ética.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GOMES, Jomara Brandini; CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas

Trata-se de uma revisão bibliográfica buscando situar o ensino no momento histórico que estamos vivendo, denominado pós-modernidade, e que tem desencadeado uma mudança paradigmática em todos os níveis de compreensão do ser humano. Foram resgatados os conflitos educacionais da atualidade e apresentados os pressupostos para uma educação pós-moderna, destacando-se, dentre eles, a educação reflexiva, divulgada e proposta por Donald A. Shön, que centra a aprendizagem prática na "reflexão-na-ação", como alternativa para a formação do profissional reflexivo.

Palavras-chave: Educação. Ensino. Aprendizagem.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Fetichização do Livro Didático no Brasil Popular Versão: 2012
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SILVA, M. A.

Este artigo discutirá como as diversas polêmicas sobre a qualidade dos livros didáticos veiculadas pela imprensa nos últimos anos demonstram a supervalorização deste instrumento didático/pedagógico em nossa cultura escolar. Este status alcançado nas representações sociais pelos livros didáticos é resultado de uma complexa trajetória histórica, uma significativa relevância econômica, e de contornos ideológicos e políticos, sobretudo no período republicano brasileiro. Por fim, debaterá como a consagração deste material parece ofuscar outras discussões como as reais condições de trabalho, formação e aprendizado de professores e alunos brasileiros do ensino básico.

Palavras-chave: Livro Didático. PNLD. Ensino de História.

Downloads 707  707  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Formação de Professores e de Gestores Escolares nos cursos de Pedagogia e Normal Superior  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SANTOS, Alfredo Sérgio Ribas dos; GUISELINI, Maria Elena Roberto; MARQUES, Oswaldo

Este artigo apresenta reflexões sobre a formação oferecida, nos cursos de Pedagogia e Normal Superior, aos estudantes que se preparam para atuar como professores e gestores escolares na educação básica. No trajeto deste debate, perpassamos as normas legais, evidenciamos algumas carências quanto à revisão desses cursos e destacamos o esforço de superação, no ensino superior, dos paradigmas formativos existentes.

Palavras-chave: Formação de professores e gestores escolares. Pedagogia. Normal superior. Legislação de ensino. Educação básica.

Downloads 5709  5709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Dialogia  Site http://www.uninove.br/revistadialogia
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