Educadores

Ínicio : História : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!Memória e testemunho: relatos de sobreviventes do Holocausto Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
BEIERSDORF, Danielle da S. M.

Este trabalho tem como objetivo analisar testemunhos de sobreviventes do Holocausto como fonte para a História. A partir da análise dos testemunhos, o trabalho tem como objetivo principal analisar a construção da narrativa, pontuando suas condições de produção e publicação, buscando interpretar os silêncios e as ênfases e outros elementos que interferem na construção dos relatos. Busca ainda discutir a relação entre memória, narrativa e sensibilidades, traumas, sentimentos de culpa e humilhação. O trabalho discute três autores em especial: Primo Levi, Elie Wiesel e Chil Rajchman, os primeiros, autores mais conhecidos pelas suas publicações, e o último, autor de livro recentemente publicado.

Palavras-chave: História. Memória. Testemunho.

Downloads 5642  5642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste  Site http://www.unioeste.br/
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!O cinema nas aulas de História: a representação da identidade Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
LAGE, Angélica A. de Carvalho G.

Trabalho de conclusão de curso na área de Ensino de História, que analisa a relação entre cinema e História, e a representação dos afrodescendentes na cultura brasileira e, especificamente, no cinema nacional. Analisa o filme "Filhas do Vento” como uma alternativa diferenciada de abordagem da identidade dos afrodescentes no cinema. Por fim, como forma de abordar esta difícil temática, propõe-se uma metodologia de aplicação na tentativa de indicar um possível caminho de utilização do cinema enquanto documento historiográfico em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de História. Cinema. Afrodescendente.

Downloads 1575  1575  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UENP  Site http://www.uenp.edu.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!O Ensino Religioso na Rede Estadual e Privada de Educação: Campo Grande-MS, no ano de 2009 Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
DIAS, Valmir R.

O Ensino Religioso caracterizado como disciplina do currículo normal das escolas, de matricula facultativa por parte dos alunos e de oferta obrigatória por parte das instituições escolares, me fez perceber a necessidade de compreender melhor sua prática enquanto matéria escolar e parte integrante na formação integral do aluno. Esta reflexão apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva analisar em três capítulos a realidade do Ensino Religioso em Campo Grande, MS, sob o olhar em duas Instituições de Ensino: Escola Estadual Coração de Maria e Colégio Adventista Campo-Grandense. Assim, busco entender o Ensino Religioso sob três aspectos: 1) Análise dos textos normativos; A Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases, Lei Estadual de Ensino e os Parâmetros Curriculares; 2) analisar o perfil dos professores; 3) traçar o perfil dos alunos quanto ao Ensino Religioso. Como reflexão, apresento apontamentos iniciais partindo de uma pesquisa de caso limitada, por se tratar de duas instituições somente. Como análise das compreensões do Ensino Religioso, busquei, por meio de um roteiro de questões dirigidas e faladas aplicadas aos professores titulares da disciplina e aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, compreender a prática desta disciplina além dos textos normativos. A pesquisa desenvolveu-se como análise documental e bibliográfica para se chegar a estas primeiras reflexões.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Lei. Formação. Instituições.

Downloads 6839  6839  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMS  Site http://www-nt.ufms.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!O preço da liberdade: As cartas de alforria da cidade de Sabará na última década de escravidão Popular Versão: PDF
Atualização:  25/10/2013
Descrição:
LIMA JÚNIOR, Sérgio A.

Essa pesquisa tem por propósito estudar e entender as relações que se estabeleciam entre senhores e escravos em meio ao processo de alforria na cidade de Sabará na última década de escravidão no Brasil entre os anos de 1878 e 1888. Levando em consideração que as cartas de alforria representavam um dos aspectos do resistir escravo, avaliaremos sua importância de forma a contribuir com os estudos sobre a sociedade escravista e forra mineira, desvendando através das mesmas os acordos estabelecidos entre os cativos e seus senhores.

Palavras-chave: Relações de Poder. Relações Culturais. Relações de Trabalho. Escravidão. Brasil.

Downloads 14217  14217  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Monografias
Fazer Download agora!Rompendo barreiras: Enedina, uma mulher singular Popular Versão: PDF
Atualização:  2/12/2013
Descrição:
SANTANA, Jorge L.

Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da curitibana Enedina Alves Marques, nascida em 1913, a primeira mulher a concluir o Curso de Engenharia no Paraná. A proposta da pesquisa é desvendar, enquadrar e dar manutenção à sua memória ao analisar o seu curso de vida. Ao mesmo tempo, busca-se também fornecer um exame sobre os dados qualitativos e quantitativos da sua trajetória na Faculdade de Engenharia do Paraná, no campo profissional e na sociedade. A pesquisa possui um embasamento teórico-metodológico com discussões e argumentação sobre a História Cultural e a Micro-História pensada a partir de Peter Burke, Roger Chartier e Geovani Levi. A Biografia é usada aqui como ferramenta metodológica tendo como referências François Dosse, Levi e Pierre Bourdieu, e o uso do Gênero como categoria de análise historiográfica por Joan Scott. A pesquisa evidenciou mostras de um tratamento hierarquizado nas diferentes instituições pelas quais Enedina passou, seguindo um padrão normativo de classe social, etnia, gênero e relações de poder.

Palavras-chave: Biografia. Engenharia. Enedina. Memória e História. Gênero. Etnia.

Downloads 2872  2872  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://www.humanas.ufpr.br/portal/historia/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2)