Categoria: História Monografias |
Memória e testemunho: relatos de sobreviventes do Holocausto |
Versão: PDF Atualização: 25/10/2013 |
Descrição:
BEIERSDORF, Danielle da S. M.
Este trabalho tem como objetivo analisar testemunhos de sobreviventes do Holocausto como fonte para a História. A partir da análise dos testemunhos, o trabalho tem como objetivo principal analisar a construção da narrativa, pontuando suas condições de produção e publicação, buscando interpretar os silêncios e as ênfases e outros elementos que interferem na construção dos relatos. Busca ainda discutir a relação entre memória, narrativa e sensibilidades, traumas, sentimentos de culpa e humilhação. O trabalho discute três autores em especial: Primo Levi, Elie Wiesel e Chil Rajchman, os primeiros, autores mais conhecidos pelas suas publicações, e o último, autor de livro recentemente publicado.
Palavras-chave: História. Memória. Testemunho.
|
5686 0 bytes Unioeste http://www.unioeste.br/ |
Categoria: História Monografias |
O Ensino Religioso na Rede Estadual e Privada de Educação: Campo Grande-MS, no ano de 2009 |
Versão: PDF Atualização: 25/10/2013 |
Descrição:
DIAS, Valmir R.
O Ensino Religioso caracterizado como disciplina do currículo normal das escolas, de matricula facultativa por parte dos alunos e de oferta obrigatória por parte das instituições escolares, me fez perceber a necessidade de compreender melhor sua prática enquanto matéria escolar e parte integrante na formação integral do aluno. Esta reflexão apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva analisar em três capítulos a realidade do Ensino Religioso em Campo Grande, MS, sob o olhar em duas Instituições de Ensino: Escola Estadual Coração de Maria e Colégio Adventista Campo-Grandense. Assim, busco entender o Ensino Religioso sob três aspectos: 1) Análise dos textos normativos; A Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases, Lei Estadual de Ensino e os Parâmetros Curriculares; 2) analisar o perfil dos professores; 3) traçar o perfil dos alunos quanto ao Ensino Religioso. Como reflexão, apresento apontamentos iniciais partindo de uma pesquisa de caso limitada, por se tratar de duas instituições somente. Como análise das compreensões do Ensino Religioso, busquei, por meio de um roteiro de questões dirigidas e faladas aplicadas aos professores titulares da disciplina e aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, compreender a prática desta disciplina além dos textos normativos. A pesquisa desenvolveu-se como análise documental e bibliográfica para se chegar a estas primeiras reflexões.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Lei. Formação. Instituições.
|
6915 0 bytes UFMS http://www-nt.ufms.br/ |
Categoria: História Monografias |
Rompendo barreiras: Enedina, uma mulher singular |
Versão: PDF Atualização: 2/12/2013 |
Descrição:
SANTANA, Jorge L.
Este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da curitibana Enedina Alves Marques, nascida em 1913, a primeira mulher a concluir o Curso de Engenharia no Paraná. A proposta da pesquisa é desvendar, enquadrar e dar manutenção à sua memória ao analisar o seu curso de vida. Ao mesmo tempo, busca-se também fornecer um exame sobre os dados qualitativos e quantitativos da sua trajetória na Faculdade de Engenharia do Paraná, no campo profissional e na sociedade. A pesquisa possui um embasamento teórico-metodológico com discussões e argumentação sobre a História Cultural e a Micro-História pensada a partir de Peter Burke, Roger Chartier e Geovani Levi. A Biografia é usada aqui como ferramenta metodológica tendo como referências François Dosse, Levi e Pierre Bourdieu, e o uso do Gênero como categoria de análise historiográfica por Joan Scott. A pesquisa evidenciou mostras de um tratamento hierarquizado nas diferentes instituições pelas quais Enedina passou, seguindo um padrão normativo de classe social, etnia, gênero e relações de poder.
Palavras-chave: Biografia. Engenharia. Enedina. Memória e História. Gênero. Etnia.
|
2903 0 bytes UFPR http://www.humanas.ufpr.br/portal/historia/ |
|