Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Elementos Sobres a Formação de Gêneros Discursivos: A Fase "Parasitária" de uma Vertente do Gênero d |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SOBRAL, Adail Ubirajara
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do conceito bakhtiniano de gênero discursivo tanto em termos teóricos como mediante a proposição de uma metodologia de estudo do gênero discursivo que busca abarcar os três planos que com ele se articulam – o do texto, o do discurso e o da esfera de atividades – em seus aspectos de produção, circulação e recepção, destacando assim a centralidade das relações enunciativas na criação de sentidos no discurso. Em termos teóricos, enfatiza o trabalho arquitetônico-autoral envolvido na produção do discurso e em sua inserção “genérica”, buscando com isso resgatar o conceito de gênero da redução ao plano composicional, temático e estilístico. De cunho translingüístico e transdisciplinar, busca englobar no estudo do gênero os planos lingüístico, textual e discursivo, numa proposta de análise discursiva “pura”, percorrendo algumas das principais teorias do texto, do discurso e do gênero, bem como áreas como a psicanálise, a filosofia, a geo-história, a semiótica greimasiana e os estudos religiosos. Seu objeto são as estratégias inter-genéricas mediante as quais a vertente psico-cósmica do gênero de auto-ajuda, em seu sentido de livros que propõem regras de comportamento em geral, vem se formando como gênero, examinando com esse fim 4 livros da vertente estudada, a par de levar em conta não apenas vários livros das várias vertentes do gênero como também algumas “réplicas” de gêneros “parasitados”, incluindo livros que se apropriam de recursos usados pela vertente em questão.
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821 0 bytes http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Os limites da prosa:"Em liberdade", de Silviano Santiago |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
DEMAMA, Noili
Este é um trabalho sobre liberdade, também sobre limites. Tendo como texto de apoio representativo o diário ficcional "Em Liberdade", do escritor brasileirocosmopolita Silviano Santiago, examino como a prosa literária de cunho confessional, do final do século XX, lida com o pacto que estabelece com o leitor para convencê-lo de sua urdidura. Essa obra, publicada em 1981, dialoga com outros escritos do autor e sintetiza as posições tanto políticas, quanto estético-literárias que manifestou ao longo de sua trajetória enquanto professor, ensaísta, poeta e prosador. "Em Liberdade", ao mesmo tempo em que dá mostras da fragilidade das categorias de análise que a teoria literária tradicional disponibiliza para a literatura contemporânea, desdobra-se metaliterariamente oferecendo – ela mesma – as formas de leitura mais condizentes com as demandas pactuais em tempos de estilhaçamento do eu.
Palavras-chave: Crítica e interpretação. Liberdade. Literatura brasileira. Santiago, Silviano.
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807 0 bytes http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Um estudo das relações de (inter)subjetividade presentes na enunciação escrita de professores de lín |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Neiva Maria Tebaldi
Este trabalho surge de questionamentos de um professor de língua materna: por que professores que orientam a aquisição da escrita não se sentem à vontade para escrever? Que relação estes professores mantêm com a língua? Que concepção linguística orienta seu trabalho? E que sujeito se manifesta no texto que os professores produzem? Para tentar dar conta de tais questões, analisam-se textos (enunciados) escritos por professores que atuam no Ensino Básico, procurando verificar, em situações efetivas de interação linguística -- eu-tu-ele --, a configuração de subjetividade que se produz no texto do professor e as implicações dessa configuração no seu fazer. Trata-se, pois, de um estudo de enunciação escrita que se orienta pela seguinte tese: as relações de (inter)subjetividade que o professor mantém com o outro (o tu) são determinadas não apenas por esse outro, mas principalmente por um terceiro elemento constitutivo do processo de enunciação (o ele) e o tipo de ensino que faz é condicionado por essas relações. Por envolver relações de (inter)subjetividade, desenvolve-se da perspectiva das teorias da enunciação, buscando em Bakhtin e Benveniste o suporte teórico. No primeiro busca os conceitos de dialogismo e (inter)subjetividade; no segundo, a intersubjetividade na língua e a sistematização do aparelho formal da enunciação. A pesquisa constata, pelos enunciados analisados, que a concepção de língua (uma das formas que o ele assume) que tem sido tomada como referência no ensino -- língua conjunto de normas -- entra como elemento constitutivo, determinando o modo de o professor constituir-se sujeito em cada evento enunciativo. E em decorrência, tece considerações sobre as implicações que esse modo de constituir-se professor-sujeito tem para o ensino de língua.
Palavras-chave: Concepção de língua. Enunciação escrita. Relações de (inter)subjetividade. Fatores subjetivantes. Sujeito-professor. Ensino.
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800 0 bytes http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Manuel Bandeira : "tão Brasil" |
Versão: Atualização: 2/4/2012 |
Descrição:
JARDIM, Mara Ferreira
Esta tese investiga a presença do humor e a melancolia na obra poética de Manuel Bandeira (1886-1968), especialmente no livro Libertinagem (1930), como traços formadores de uma identidade nacional. O trabalho tem como ponto de partida as discussões sobre a identidade nacional e a presença do tema na literatura brasileira, dos seus primórdios até a eclosão, no início do século XX, do projeto modernista de construir a difícil definição do que é ser brasileiro. Entre os diversos autores consultados para fundamentação dos estudos sobre identidade nacional, destaca-se Gilberto Freyre, cuja obra Casa Grande & Senzala permite estabelecer relações com a visão de Brasil que emerge da poesia de Manuel Bandeira. Sergio Buarque de Holanda, Wilson Martins, Antônio Cândido, Alfredo Bosi, Roberto DaMatta e Paulo Prado são importantes no desenvolvimento da questão. Examina-se também como a questão da identidade nacional está representada na literatura brasileira, da Carta de Pero Vaz de Caminha até o movimento modernista. Para analisar os temas do riso e da melancolia em obras literárias produzidas no Brasil, toma-se como fundamento as teorias desenvolvidas por Aristóteles, Bergson, Propp, Schlegel, Freud, Muecke, Prada e Bakhtin, entre outros. Por fim, é realizada uma análise detalhada de poemas selecionados, destacando a existência de uma “ironia melancólica” que caracteriza a obra de Bandeira e, ao mesmo tempo, confere-lhe um toque de brasilidade, buscado pelos poetas do Modernismo e inequivocamente presente na obra Libertinagem e em outras compostas antes e depois dela.
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746 0 bytes Programa de Pós-Graduação em Letras http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/11149 |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Festa e la cruz del Sur memórias críticas e literárias em diálogo |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CASTRO, Marilda de Souza
Este estudo apresenta, como proposta básica, a análise da revista brasileira Festa e da revista uruguaia La Cruz del Sur, focalizando a produção crítica e literária nelas publicada. Ao escolher, como objeto de pesquisa, duas revistas especializadas, sendo uma brasileira e outra uruguaia, meu intuito é verificar o diálogo ocorrido entre intelectuais dos dois países que se encontra inscrito nas páginas de ambas as revistas. Inserindo Festa no contexto do Modernismo brasileiro, pretendo assinalar a divergência de atitudes ante as propostas de renovação observadas nos integrantes do grupo de Festa e nos reformistas de São Paulo. Vou destacar, sobretudo, a divergência de base que se refere à maneira de considerar o passado. Destacarei a narrativa de Adelino Magalhães, ressaltando os traços inovadores nela existentes. Farei referência à troca de correspondência ocorrida entre intelectuais dos dois países, ressaltando o enriquecimento que decorre desse intercâmbio cultural. Por fim, assinalarei a abertura da crítica literária contemporânea para a pesquisa de manuscritos e demais fontes primárias, material que representa o guardião da memória de uma cultura.
Palavras-chave: Festa. La Cruz del Sur. Modernismo. Adelino Magalhães. Memória.
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728 0 bytes http://www.ufmg.br/ http://www.ufmg.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Sintaxe da enunciação: noção mediadora para reconhecimento de uma linguística da enunciação |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LICHTENBERG, Sônia
Neste trabalho, estuda-se a sintaxe da enunciação, definida como atividade dos sujeitos com e na língua, exigência da promoção de sentido, com a finalidade de comprovar que a obra de Benveniste, constante em Problemas de Linguística Geral I e em Problemas de Lingüística Geral II, constitui uma unidade. Considerando-se o conjunto de textos em que são apresentados aspectos teóricos e o conjunto de textos que trata de descrições de fatos de língua, verificam-se inter-relações entre teoria e prática, as quais se resumem em três princípios: a) língua é intersubjetiva; b) a língua tem como unidade a frase; c) a língua é um sistema de signos referenciais. A partir da verificação destes princípios, afirma-se que os estudos realizados por Benveniste constituem uma lingüística, a Linguística da Enunciação.
Palavras-chave: Língua portuguesa. Linguística da enunciação. Sintaxe. Teoria da enunciação.
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682 0 bytes http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Escrita e ensino : ecos do discurso pedagógico |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CAUDURO, Maria de Lourdes Fernandes
Nesta tese investigo o discurso pedagógico, a partir do corpus, constituído de textos produzidos por alunos da disciplina “Laboratório de Escrita”, ministrada em uma universidade pública rio-grandense, em um curso da área de ciências exatas, nos anos de 2002, 2003 e 2004. A problematização da relação entre a prática da escrita e a constituição das identidades dos sujeitos-alunos, enfocada na análise discursiva, estende-se à perspectiva identitária docente, mediante a teorização da experiência narrada e explicitação da posição assumida no discurso pedagógico. Busca-se aprofundar a reflexão do modo como o discurso pedagógico, especificamente no que se refere à produção textual, implica a consitituição de identidades. A pesquisa se situa nas áreas da Análise de Discurso e da Educação, apoiando-se na linha discursiva de M. Pêcheux, E. Orlandi e autores afins, buscando ainda subsídios nos estudos educacionais de origem foucaultiana e em outros autores.
Palavras chaves: discurso pedagógico.Escrita.Interpretação.Posições de sujeito.Identidades. Autoria. Análise do discurso. Educação.
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668 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12857 |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Primeiras impressões: romances publicados pela Impressão Régia do Rio de Janeiro (1808-1822) |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SOUZA, Simone Cristina Mendonça de
Dentre os muitos títulos publicados entre 1808 e 1822 na Impressão Régia do Rio de Janeiro, este trabalho se concentra nos romances. Os títulos dos documentos e das obras diversas publicados nesse período foram catalogados ainda no século XIX. Entretanto, boa parte dos exemplares já havia desaparecido, fazendo com que o método utilizado para identificação dos títulos incluísse os anúncios de jornais. Como também eram anunciadas publicações feitas em Lisboa, havia a dúvida quanto à delimitação das que efetivamente foram editadas na Impressão Régia do Rio de Janeiro. A confusão de locais de impressão levantava a hipótese de uma relação editorial entre a Impressão Régia estabelecida na colônia e sua congênere lisboeta. Tal hipótese foi refutada após investigarmos a casa impressora portuguesa e os títulos de romances nela editados. Concluímos que somente seria possível definir quais foram os romances feitos pela primeira casa impressora oficialmente instalada no Brasil com a localização dos exemplares e a confirmação, pelos dados das folhas de rosto, de que foram impressos no Rio de Janeiro. Por meio de buscas, localizamos quase todos os romances catalogados e delimitamos os que saíram dos prelos da Impressão Régia do Rio de Janeiro. No processo, traçamos a história editorial de cada um deles, verificamos de que maneira eram anunciados pelos livreiros nos jornais e analisamos esses livros do ponto de vista material e textual. Raros e de localização trabalhosa, esses romances são atualmente pouco lembrados ou totalmente desconhecidos. No entanto, têm sua importância nos estudos sobre a circulação de livros no período colonial e em anos posteriores e, certamente, fizeram parte da formação do gosto do público por livros do gênero.
Palavras-chave: Ficção-História e crítica. Leitura-História. Bibliografia-Primeiros livros impressos.
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659 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http://http://www.caminhosdoromance.iel.unicamp.br/ |
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