Este trabalho propõe defender que a Phänomenologie des Geistes de 1807, de Hegel - é obra metafísica e não gnosiológica. O saber que é o objeto da mesma não é o Princípio Lógico que a sustenta, e sim a substância que, apresentada pelas figuras-de-espírito, permite à consciência compreender que seu reconhecimento passa pela indissociabilidade entre externo e interno e que o saber deve se filiar a essa concepção monista estendida ao dualismo. Esse pressuposto teórico de Hegel é o que permite o surgimento de novo direcionamento ao saber contemporâneo. E isso só se torna sustentável uma vez elaborada uma concepção metafísica dialética, realizada por Hegel em sua Phänomenologie des Geistes. Trata-se de obra estrutural que tanto se lança à exterioridade do discurso válido quanto expressa a interioridade veraz da consciência enquanto consciência-de-si. De maneira que seu desdobramento se apresenta no objeto em si como essência espiritual, no espírito como universalidade do saber e como consciente de sua razão objetiva e efetiva até alcançar a totalidade ontológica. A metafísica dialética erigida por Hegel é apresentada na seção ‘Religião’, na qual ocorre a reunião da ‘Consciência’/’Razão’ com a ‘Consciência-de-si’/ ‘Espírito’, de forma que a consciência-de-si como espírito se põe como consciência da essência absoluta em geral.
A presente dissertação se desenvolve a partir da pergunta acerca de como o ser humano se relaciona com o que o transcende e das repercussões desta relação em sua vida comum. O tema se insere na temática ampla das relações entre o homem e o divino e, deste modo, toca a fronteira entre a filosofia e a teologia. A obra que serve de base à pesquisa é o romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector, o que faz com que a fronteira entre a filosofia e a literatura também seja importante ao trabalho. A escolha de uma obra literária brasileira também pretende conduzir o debate em direção à opção de pesquisar obras escritas por autores brasileiros, com o objetivo de aumentar o conhecimento do modo pelo qual a filosofia é feita nesse país...