Categoria: Filosofia Teses |
Corpo e pensamento : alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa  |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
SILVA, Cintia Vieira da
Este trabalho se propõe a mostrar a importância da filosofia de Espinosa para a elaboração do pensamento deleuzeano. Considerando-se que tal pensamento se constrói por múltiplas alianças com outros pensadores dos campos da arte, da ciência e da filosofia, a aliança com Espinosa é estudada de modo privilegiado. Tal privilégio se estabelece em função do tema escolhido, a saber, a relação entre corpo e pensamento. Outras alianças também são abordadas, tais como a feita com Bergson, no que se refere à criação de um novo conceito de imagem como ensejo para uma nova imagem do pensamento; e aquela articulada com Artaud, no que diz respeito a uma concepção de corpo que ultrapassa os limites do orgânico. Na filosofia deleuzeana, a relação entre corpo e pensamento se estabelece nos termos de uma igualdade que busca no corpo a gênese do pensamento. Ao mesmo tempo, trata-se de uma concepção do pensar e da corporeidade que os coloca em pressuposição recíproca: não há pensamento desencarnado, assim como não há corpo que não coloque problemas ao pensamento.
Palavras-chave: Deleuze. Gilles. Spinoza. Corpo. Pensamento. Diferença. Imanência.
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1017 0 bytes Unicamp |
Categoria: Filosofia Teses |
Estética e política em Mário Pedrosa (1930-1950)  |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
MARI, Marcelo
Esta pesquisa visa apresentar a articulação entre arte e política na trajetória de Mário Pedrosa durante as décadas de 1930 a 1950. Se, na conferência de 1933, sobre a gravurista alemã Käthe Kollwitz, Pedrosa esboçou os princípios de uma estética marxista, que tentou vincular a natureza, a origem e o desenvolvimento da arte com o estágio técnico alcançado pela sociedade e com a luta de classes, de 1942 em diante, a ênfase se deu na especificidade e nas leis próprias do campo artístico. Embora Pedrosativesse sempre em mente o processo final de síntese entre arte e revolução social, processou-se uma mudança em seu posicionamento. Este derivou não do afastamento premeditado da política para a dedicação exclusiva à atividade de crítica de arte, mas de um ajuste necessário de Pedrosa para articular de outro modo arte e política, a fim de que os augúrios do campo artístico se concretizassem.
Palavras-chave: Mário Pedrosa. Realismo. Abstracionismo. Portinari. Tendência construtiva
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1089 0 bytes |
Categoria: Filosofia Teses |
Ética como metafísica da alteridade em Levinas  |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
SOUSA, José Tadeu Batista de
A partir da constatação de que a compreensão de metafísica, que emergiu com os pré-socráticos e se efetivou no desenvolvimento histórico do pensamento ocidental teve como preocupação fundamental constituir um saber sobre o ser, procuramos, na nossa tese, afirmar a possibilidade da ética como metafísica da alteridade. Na contemporaneidade, Husserl se preocupa em incluir a alteridade na constituição do sentido da objetividade. Na sua tentativa de constituir o sentido do outro, emerge um nós constituinte. A intencionalidade egológica e solitária transforma-se em intencionalidade intersubjetiva. Heidegger fez uma crítica veemente à metafísica, acusando-a de ter esquecido de considerar o ser como a questão mais fundamental. Enunciou que a possibilidade do pensar ético seria viável à medida que se tornasse o agir na procura da verdade do ser, que garantiria ao homem, na sua existência, realizar sua essência. Levinas percebe que a prioridade do pensamento na procura de estabelecer a verdade como o ser resultou na configuração de uma ontologia, uma gnosiologia e uma forma de racionalidade, que se identificaram com os próprios temas investigados, a coerência das relações lógicas e as formas objetivas abstratas.
Palavras-chave: Levinas. Ética. Metafísica.
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2954 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do |
Categoria: Filosofia Teses |
Ética da alteridade e educação  |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
MIRANDA, José Valdinei Albuquerque
A presente tese tem como objetivo principal abordar a educação desde a perspectiva ética da alteridade em Emmanuel Levinas. Inicialmente mostra que a filosofia moderna, ao instituir o “Eu” como a unidade integradora do sentido e da representação, afirma o princípio da subjetividade como base da edificação do sujeito soberano. Descartes e Kant são apresentados como os pensadores que definem o princípio da subjetividade como fundamento da verdade filosófica. Com as críticas dirigidas à subjetividade por alguns filósofos “mestres da suspeita” como Nietzsche, Freud, Heidegger, Foucault, entram em crise os fundamentos da filosofia moderna. No contexto dessa crise, o pensamento de Levinas desponta como alternativa para pensar a racionalidade desde a perspectiva ética das relações. Com esse propósito, reconstrói a subjetividade não mais a partir da centralidade do Eu, mas a partir da alteridade do Outro, invertendo os termos da relação.
Palavra-chave: Alteridade. Ética. Filosofia da educação. Subjetividade
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839 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Categoria: Filosofia Teses |
Faculdade do espírito e riqueza material : face e verso do conceito "vermögen" na filosofia de Hegel  |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
PERTILLE, Jose Pinheiro
Este trabalho surgiu de um problema colocado por uma questão de tradução. Na língua alemã, o substantivo Vermögen possui dois sentidos diferentes. O primeiro sentido é o de “faculdade, poder, capacidade”, tal como aparece nas definições do pensamento ou da vontade como sendo as “faculdades” da alma humana, die Seelenvermögen. O segundo sentido é o de “riqueza, fortuna, bens”, como quando se diz de algo que é muito caro e, então,se fala que custa uma “fortuna” (ein Vermögen kosten).1
Palavra-chave: Ética. Filosofia alemã. Filosofia moderna. Hegel. Georg Wilhelm Friedrich. Crítica e interpretação
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596 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
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