Categoria: Filosofia Teses |
Através da compreensão da historicidade para uma historicidade da compreensão como apropriação da tr  |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
SCHUCK, Rogério José
A presente tese pretende oferecer uma contribuição para a compreensão das discussões da Hermenêutica filosófica, sobretudo do pensamento de Hans-Georg Gadamer. O texto inicia com a abordagem da tradição moderna de construção do conhecimento, mais especificamente com a Teoria do Conhecimento, para, na sequência, abrir a discussão em torno da verdade em outro sentido, como um acontecer no qual já sempre estamos imersos na e pela tradição. Através da compreensão da historicidade, somos levados a perceber limites internos à pretensão moderna na construção do conhecimento. Possibilita-se, assim, fazer uma crítica a tal perspectiva, uma vez que não consegue dar conta de suas pretensões, abrindo espaço para discutirmos a questão do conhecimento por outras vias, de modo especial vinculado à arte, história e linguagem, temas centrais em Verdade e Método.
Palavras-chave: Hermenêutica. Modernidade.Tradição.
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1145 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do |
Categoria: Filosofia Teses |
A vontade livre em Nietzsche  |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Marta Lobosque de
A tese sustenta que Nietzsche, por um lado, realiza uma severa crítica da doutrina da liberdade da vontade na tradição filosófica, e, por outro, apresenta uma concepção própria de vontade livre. Considerando o contexto mais amplo da crítica à vontade de verdade e da investigação genealógica da moral empreendida pelo filósofo, examinaremos as passagens de sua obra que criticam especificamente esse conceito, remetendo-nos a alguns dos autores que o constituem ao longo da história da filosofia, quais sejam, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Kant e Schopenhauer. A seguir, investiga-se até que ponto Nietzsche interroga e promove a possibilidade de dar uma nova acepção à vontade livre.
Palavras-chave: filosofia, história da filosofia, liberdade da vontade, vontade livre, livre arbítrio.
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1154 0 bytes UFMG |
Categoria: Filosofia Teses |
Primado da religião e o Leviatã submerso  |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
COELHO, Alessandro Manduco
O trabalho propõe uma investigação da relação entre a política e a religião. Como pano de fundo dessa indagação, inicialmente, duas abordagens são realizadas: uma antropológica e outra histórica. Ambas conduzem ao essencial: que a natureza do político é sagrada e, portanto, a intrincada relação entre a política e a religião deve ser pensada a partir da primazia do religioso sobre o político. Em confirmação a centralidade do religioso faz-se uma leitura de um momento chave da história do pensamento político moderno - o século XVII inglês, em específico e de modo representativo a teoria política de Thomas Hobbes - na qual procura-se demonstrar que não há dessacralização alguma do poder, pelo contrário, o elemento religioso é permanente e comanda toda a argumentação proposta por Hobbes que, de modo manifesto, estabelece a anteposição da religião no entendimento da política.
Palavras-chave: Hobbes. Leviatã. Político. Religioso. Sagrado.
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1184 0 bytes Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana |
Categoria: Filosofia Teses |
O trabalho como princípio educativo do ensino  |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
ZANELLA, José Luiz
Este estudo tem como objetivo analisar as determinações do trabalho e do mundo do trabalho no ensino escolar público. Mostra, a partir da filosofia da práxis, que a defesa da centralidade do trabalho está relacionada a defesa do ensino e da ciência ao mesmo tempo. Para tanto, a análise busca explicitar os pressupostos teórico-metodológicos da filosofia da práxis, mostrando que a defesa do ensino do concreto como sendo o ensino do conceito, este entendido como sendo o conceito científico e filosófico, pressupõe, para o professor, clareza ontológica, antropológica, epistemológica e de práxis. A defesa do ensino a partir da defesa do trabalho, neste estudo, expressa uma primeira aproximação de crítica as tendências de ensino denominadas de ensino reflexivo, professor pesquisador e construtivistas. Mostra que estas tendências de ensino negam a centralidade do trabalho, ao mesmo tempo que negam o ensino da ciência na perspectiva da filosofia da práxis e articulam-se com o trabalho flexível da reestruturação do capitalismo. São, portanto, tendências do ensino do capital que expressam uma visão de mundo neoliberal e, na maioria dos casos, pós-moderna. A ênfase da tese consiste em investigar o processo de trabalho a partir da teoria do valor, primeiramente no pensamento de Ricardo e, depois na constituição da filosofia da práxis em Marx.
Palavras-chave: Educação e trabalho. Ensino.
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1220 0 bytes Unicamp |
Categoria: Filosofia Teses |
Nasce a nação : Roland Corbisier, o nascionalismo e a teoria da cultura brasileira  |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
CASTANHO, Sergio Eduardo Montes
O presente trabalho situa-se na área da filosofia e pretende ser um esclarecimento sobre a questão da teoria da cultura. Não em geral, mas da cultura brasileira, e a partir da contribuição que lhe trouxe um específico autor, Roland Corbisier, fundador e diretor de 1955 a 1961 do Iseb - Instituto Superior de Estudos Brasileiros. o primeiro capítulo, denominado Introdução, compõe-se de três seções. Na primeira define-se o problema: Roland Corbisier, o nacionalismo e a teoria da cultura brasileira. Na segunda aborda-se a questão do método, que se define como o dialético, na linha do historiocriticismo. E distinguem-se os métodos da pesquisa e da exposição. A terceira seção é de natureza conceitual. Nela se intenta o afloramento e o esclarecimento dos conceitos da modernidade implicados pela questão em estudo, em espacial os de história, cultura, nação, estado nacional, conhecimento, interesse e ideologia.
Palavras-chave: Nacionalismo. Brasil. Ciência politica. Filosofia.
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1235 0 bytes Unicamp |
Categoria: Filosofia Teses |
Estética e política em Mário Pedrosa (1930-1950)  |
Versão: Atualização: 30/4/2013 |
Descrição:
MARI, Marcelo
Esta pesquisa visa apresentar a articulação entre arte e política na trajetória de Mário Pedrosa durante as décadas de 1930 a 1950. Se, na conferência de 1933, sobre a gravurista alemã Käthe Kollwitz, Pedrosa esboçou os princípios de uma estética marxista, que tentou vincular a natureza, a origem e o desenvolvimento da arte com o estágio técnico alcançado pela sociedade e com a luta de classes, de 1942 em diante, a ênfase se deu na especificidade e nas leis próprias do campo artístico. Embora Pedrosativesse sempre em mente o processo final de síntese entre arte e revolução social, processou-se uma mudança em seu posicionamento. Este derivou não do afastamento premeditado da política para a dedicação exclusiva à atividade de crítica de arte, mas de um ajuste necessário de Pedrosa para articular de outro modo arte e política, a fim de que os augúrios do campo artístico se concretizassem.
Palavras-chave: Mário Pedrosa. Realismo. Abstracionismo. Portinari. Tendência construtiva
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