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Produções de Profissionais da Seed: Teses (4)


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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Formação continuada de professores de Física: enfrentamento de problemas reais Popular Versão: pdf
Atualização:  20/9/2010
Descrição:
USTRA, Sandro Rogério Vargas

Este trabalho resulta de uma pesquisa observacional participante desenvolvida no período 2002-2005, onde acompanhamos um grupo de professores, da escola pública da Grande São Paulo, comprometidos num programa de formação continuada. Neste contexto investigamos: Como os professores atuam no grupo e como desenvolvem um processo de enfrentamento de situações problemáticas presentes na sua prática?

Palavras-chave: Complexidade na sala de aula. Desenvolvimento profissional. Enfrentamento de problemas. Formação continuada. Planejamento didático. Prática reflexiva.

Downloads 683  683  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18092006-133452/publico/Tese_srvustra_2006.pd
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Projeto, construção e teste de uma rede de microondas para alta potência Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
FIGUEREDO, Militão Vieira

Neste trabalho é apresentado o projeto da rede de micro-ondas do acelerador de elétrons Microtron, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. A finalidade da rede é a de, a partir de uma válvula klystron de 50 kW, operando em regime de onda contínua, distribuir a energia de micro-ondas para as quatro estruturas aceleradoras e sistema picotador e agrupador. Os componentes da rede são apresentados do ponto de vista de projeto, construção e testes. Destaque é dado ao Sistema de Controle de Fase e Potência (SCFP) das estruturas aceleradoras, que obteve desempenho satisfatório em seu funcionamento. Os resultados obtidos proporcionam ao projeto do acelerador avançar para a etapa de integração destes componentes, configurando a rede, cujo traçado esta definido.

Palavras-chave: Aceleradores. Alta potência. Controle da fase e potência. Micro-ondas.

Downloads 599  599  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-17062003-154038/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Estabilidade isomérica e ligações de hidrogênio em agregados e líquidos moleculares Popular Versão: pdf
Atualização:  12/8/2010
Descrição:
FILETI, Thaciana Valentina Malaspina

Neste trabalho, estamos interessados na descrição da estabilidade isomérica de moléculas isoladas e em agregados, assim como em propriedades eletrônicas de agregados moleculares em fase gasosa e estruturas com ligação de hidrogênio em fase líquida. Na primeira investigação, estabilidade isomérica, estudamos a estabilidade relativa dos isômeros "C IND.2v", "C IND.3v" e "C IND.s" da molécula de "AlP IND.3" isolada. Analisamos tanto a estrutura conformacional, quanto a energética dos três isômeros e depois de submetermos as estruturas mais estáveis a cálculos sofisticados de química quântica, extrapolamos os resultados obtidos para as energias dos isômeros ao limite de base completa. Chegamos µa conclusão que o isômero "C IND.3v" é o menos estável dos três investigados, e que os isômeros "C IND.2v" e "C IND.s" apresentam-se como estados quase-degenerados com uma diferença de energia de 'DA ORDEM DE' 1,6 kcal/mol. Ainda pensando na estabilidade isomérica,investigamos os agregados HCN...HOH e "H IND.2"O...HCN, também em fase gasosa. Através de cálculos ab initio obtivemos a estrutura e energética dos dois agregados. Comparamos a energia dos dois agregados depois de obtermos, através de métodos altamente acurados de correlação eletrônica no limite de base completa, e obtivemos que o agregado "H IND.2"O...HCN é o mais estável por 'DA ORDEM DE'1,5 kcal/mol. Na segunda parte de nosso trabalho, investigamos as modificações sofridas em agregados moleculares quando estes são formados em diferentes ambientes, o gasoso e o líquido.

Palavras-chave: Cálculos quânticos. Ligação de hidrogênio. Líquidos moleculares.

Downloads 468  468  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-01122006-114239/publico/1544789.pdf
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Efeitos do meio em propriedades conformacionais e eletrônicas de moléculas Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
GEORG, Herbert de Castro

O estudo do efeito de solvente em propriedades moleculares é de imenso interesse, tanto científico quanto tecnológico, uma vez que a atividade de sistemas moleculares utilizados como sensores, transportadores de droga, catalizadores, dispositivos óticos, etc., sem mencionar os processos biológicos, depende do meio onde se encontram. Neste trabalho tratamos do efeito de solvente no espectro de absorção eletrônica de três moléculas (a acroleína, a benzofenona e o p-dimetilamino cinnamaldeído) através do método QM/MM sequeneial. Na primeira molécula observamos que a água afeta significativamente seus níveis eletrônicos, mas provocando um deslocamento típico na banda n - ´pi´* que pode ser descrito através de aplicação direta do método QM/MM sequencial. Na segunda molécula observamos a necessidade de desenvolver um processo adicional para descrever a polarização da molécula de soluto em solução e portanto descrever corretamente o potencial de interação soluto-solvente. Utilizando esse processo adicional conseguimos descrever o efeito do solvente nas energias de excitação da molécula. A terceira molécula possui uma cadeia de ligações duplas conjugadas e mostrou uma tendência de deformação geométrica produzindo um estado zwitteriônico em solução. Utilizando o método QM/MM seqüencial, aliado ao procedimento de polarização do soluto, inferimos a estrutura dessa molécula em água através do deslocamento solvatocrômico sofrido pela mesma.

Palavras-chave: Efeitos de solvente. Espectroscopia eletrônica. Físico-química. Simulação de líquidos. Simulação estática. Soluções Solvatocromismo.

Downloads 661  661  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-05042007-111425/publico/tese.pdf
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Estrelas compactas e buracos negros - um estudo comparativo de propriedades físicas e de modos quasi Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
GIUGNO, Davi

Este trabalho visa o estudo das perturbações de sistemas gravitacionais altamente compactos, como buracos negros e estrelas de nêutrons e de quarks. As perturbações em questão podem ser de diversas naturezas (escalar, eletromagnética ou gravitacional), sendo que detivemo-nos mais atentamente naquelas de natureza gravitacional, pois estas têm despertado mais interesse por serem astronomicamente mais fáceis de detectar. Além de estudarmos tais perturbações, procedemos a uma comparação dos resultados para buracos negros, estrelas de nêutrons e de quarks. Tal comparação justifica-se pelo fato de que a confrontação de previsões teóricas com resultados experimentais pode ajudar-nos a identificar objetos astronômicos de interesse, distingui-los e, no caso de estrelas, aprender algo sobre sua estrutura interna, particularmente sobre a equação de estado (EDE) do fluido estelar. No que se segue, dividimos o trabalho em sete partes. Em primeiro lugar, damos uma introdução bastante sucinta ao mesmo (Capítulo 1). Depois, falamos sobre a física de estrelas de nêutrons e de quarks (Capítulo 2). A seguir, fazemos um estudo comparativo dos dois tipos de estrelas (Capítulo 3). Mais adiante, discutimos as perturbações de diversos tipos, além de definir os MQNs (Modos Quasi-Normais) de buracos negros de Schwarzschild (Capítulo 4). Prosseguimos a discussão com a métrica de Reissner-Nordström-de Sitter (Capítulo 5) e introduzimos, na sequência, os MQNs estelares, de forma muito breve (Capítulo 6). Por fim, apresentamos nossas conclusões (Capítulo 7). A parte inédita deste trabalho está concentrada nos capítulos 5 e 6, os quatro anteriores servindo de preparativo e de base comparativa para estes dois.

Palavras-chave: Buracos negros. Estrelas de nêutrons. Relatividade (Física).

Downloads 718  718  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-05102006-011806/publico/thesisB.pdf
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Dissipação Quântica em Oscilções de Neutrinos Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2013
Descrição:
Nesta tese, estudamos algumas consequências fenomenológicas da introdução do fenômeno de dissipação quântica na fenomenologia de oscilações de neutrinos em duas famílias. Utilizando a abordagem de equação mestra to tipo Lindblad-Kossakowski e o critério de completa positividade, descrevemos diferentes modelos para o sistema de oscilação de neutrinos sujeitos aos efeitos dissipativos causados por considerarmos que estes estão abertos a interagirem com o meio a seu redor. Investigamos como incluir os efeitos dissipativos para oscilação de neutrinos no vácuo e para quando os efeitos causados
pelo potencial efetivo de matéria também estão incluídos no modelo de oscilação. Por fim, aplicamos a fenomenologia estudada ao experimento MINOS como forma de observar como os efeitos dissipativos se comportam frente aos dados experimentais.

Downloads 697  697  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://webbif.ifi.unicamp.br/teses/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Avaliação da Aprendizagem e Formação de Professores de Física para o Ensino de Nível Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BARROS FILHO, Jomar

Neste trabalho, implementamos a temática "avaliação da aprendizagem" na disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado ", do curso de Licenciatura em Física. Numa primeira etapa, realizamos uma pesquisa suporte cujo objetivo foi o de coletar dados sobre a realidade profissional docente de nível médio e algumas ideias de senso comum sobre ensino, aprendizagem e avaliação. Para isso, criamos dois Instrumentos: o Instrumento 1, composto por um questionário baseado em uma escala de Li ke rt, buscou descobrir as ideias sobre a avaliação da aprendizagem de uma amostra formada por 165 professores em exercício. Os dados foram tratados estatisticamente gerando nove fatores que vieram a confirmar os estudos de autores da área; o Instrumento 2, formado por um conjunto de questões dissertativas procurou caracterizar, numa perspectiva qualitativa, a realidade profissional docente de uma amostra formada por 72 professores em exercício e explicitar algumas das suas ideias sobre ensino e aprendizagem. Numa segunda etapa, trabalhamos com os alunos da disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado 11", atuando como professor e pesquisador, discutindo de forma crítica o sistema de avaliação tradicional, procurando gerar insatisfações com este modelo e construir, em conjunto, soluções alternativas que pudessem vir a superar os problemas constatados. Cada aluno construiu um minicurso (aproximadamente 12 horas), com as características didáticas que julgava relevante, ministrando-o na escola em que realizou o estágio. Finalmente, as dificuldades impostas pelo entorno escolar aliadas as crenças dos futuros professores sobre ensino e aprendizagem surgiram como fatores limitantes para a realização de um ensino de Física mais investigativo, voltado à construção de conhecimentos, com uma avaliação coerentemente integrada a este propósito. Concluindo, os futuros professores apresentaram grandes resistências para a implementação de uma nova proposta.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino superior. Professores. Formação. Professores de Física. Estatística. Análise.

Downloads 1154  1154  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma INICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000295361
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!O funcionamento de textos divergentes sobre energia com alunos de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
MACHADO, Jose Luis Michinel

Na origem deste estudo está meu desacordo com a maneira como a noção de energia e outras que são constitutivas de sua estrutura conceitual são trabalhadas nos livros didáticos de Física para a educação superior. Está também a compreensão de que o texto escrito é apenas um dos fatores de desenvolvimento de conhecimento pelo aluno, em uma relação que implica as condições de produção da leitura. Neste trabalho me questiono se a divergência é um mediador didático que, exposto através da leitura, pode ativar deslocamentos conceituais, que permitam reconstrução conceitual da noção de energia pelos alunos. Busca-se compreender o funcionamento da leitura de textos divergentes sobre a energia por estudantes de física e promover deslocamentos nas suas significações dessa noção. O critério para a seleção dos textos, pensados como mediadores neste trabalho, foi que promovessem a divergência própria da atitude crítica. A diversidade de textos está relacionada à física clássica e aos trabalhos de Prigogine, os quais apontam para uma racionalidade que repensa o papel do tempo na física. A perspectiva de Bachelard auxiliou-nos a compreender o desenvolvimento do conhecimento científico, com a proposta do conceito-estrutura de perfil epistemológico, ampliado por Mortimer no seu conceito de perfil conceitual, que engloba aspectos ontológicos. As formulações teóricas de Vygotski, relacionadas com o desenvolvimento conceitual no indivíduo, ajudaram-me no entendimento dos processos de mediação simbólica e social que ocorrem na sala de aula. A análise de discurso, como explanada por Pêcheux e Orlandi, foi básica para compreender a dinâmica e o funcionamento social da linguagem, em particular as interlocuções produzidas em uma relação polêmica, no espaço da aula universitária.

Palavras-chave: Leitura. Textos. Energia. Física. Ensino superior.

Downloads 1228  1228  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000223218
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino  Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de Camargo

No presente trabalho avaliaram-se atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Para tal, elaborou-se um conjunto de cinco atividades de ensino do conceito “aceleração”, conjunto este que constituiu-se em um curso aplicado a um grupo de alunos com a referida deficiência. O curso foi estruturado em cinco aulas. A dinâmica das aulas abordou a aceleração e a desaceleração de um objeto, tendo como pano de fundo dois fatores causadores do referido fenômeno, o atrito e a gravidade. A elaboração das atividades apoiou-se em três componentes práticos: Tarefas, Grupos e Debates, e em três elementos de estrutura: Interação com o Objeto de Estudo, Resolução de Problemas e Confronto de Modelos. Em relação à metodologia, o trabalho aqui apresentado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa orientada por um caráter quase experimental. Concluiu-se que as atividades foram capazes de proporcionar aos alunos: Condições para a Observação dos Fenômenos Estudados, Condições para a Realização de Análises Qualitativas e Quantitativas e Condições para a Elaboração de Estratégias e Hipóteses para Resolução de Problemas. Dessa forma, a relação entre professor e alunos por meio das atividades, caracterizou-se como um ambiente de aprendizagem, ambiente este que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados.

Palavras-chave: Inclusão em educação. Cegueira. Visão subnormal. Ciência. Aceleração da aprendizagem. Física - Estudo e ensino.

Downloads 829  829  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000358628
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!O anacronismo do tempo: um debate atual entre Einstein e Bergson Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BARRETO, Marcio

O ponto de partida desta tese foi a observação das reações das pessoas diante das mudanças introduzidas pela teoria da Relatividade no conceito de tempo. As pessoas às quais me refiro são as do senso comum; estas, em geral, mostram certo desconforto em relação às múltiplas medidas do tempo previstas na teoria. Ao reagir contra o incômodo que a teoria provoca, o senso comum parece preferir permanecer apegado ao caráter absoluto do tempo newtoniano, apesar da já centenária teoria de Einstein. Daí o título da tese, "O anacronismo do tempo". A investigação das referidas reações revelou a ressonância entre elas e a inquietação do filósofo Henri Bergson em relação ao tema. O debate sobre a Relatividade de 1922 entre Bergson e Einstein levantou a questão do significado filosófico do tempo, mas esta foi ofuscada pelo sucesso acadêmico e popular da teoria. Apesar das falsas aparências, Bergson não desejava preservar o tempo absoluto ou contestar a Relatividade, mas tentava retirar dela a pretensão de reduzir a duração a um psicologismo. Para o filósofo francês, é através das sinergias entre inteligência e intuição e entre física e metafísica que a humanidade pode construir uma ciência completa. Esta tese procura mostrar que Bergson vislumbrou na teoria de Einstein a oportunidade de recolocar a questão do tempo a serviço destas sinergias.

Palavras-chave: Tempo. Relatividade. Física.

Downloads 638  638  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000430703
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