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Produções de Profissionais da Seed: Teses (4)


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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Atividades experimentais e informatizadas: contribuições para o ensino de eletromagnetismo Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
PAZ, Alfredo Müllen da

O presente trabalho busca um modelo de ensino-aprendizagem que contemple as atividades experimentais aliadas aos recursos informatizados no ensino de Eletromagnetismo. Constatamos que as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Eletromagnetismo se concentram no entendimento das interações e comportamento das variáveis eletromagnéticas no espaço tridimensional, no artifício da simplificação matemática neste espaço e nas próprias operações matemáticas. Adotamos a hipótese que essas dificuldades se traduzem como obstáculos, na concepção de Bachelard, para o aprendizado dos conceitos de Eletromagnetismo. Estabelecendo uma relação entre o processo epistemológico específico da produção desses conceitos e o processo pedagógico próprio ocorrente na situação de Ensino de Física, propomos um modelo de ensino-aprendizagem mais adequado em Eletromagnetismo com base em uma Transposição Didática com uma abordagem sequencial. Assim, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de atividades experimentais, fortalecida por atividades simuladas complementares, contemplando as aplicações tecnológicas e as relações cotidianas vivenciais dos alunos de Ensino Médio. Assim, utilizando-se este modelo, verificamos que o trânsito entre os planos tridimensionais e bidimensionais nas atividades sequenciais, assim como o tratamento das relações matemáticas entre as grandezas, a partir das atividades virtuais, foram responsáveis pela superação dos obstáculos de aprendizagem dos conceitos de Eletromagnetismo, validando nossa tese.

Palavras-chave: Ensino de Física. Eletromagnetismo. Atividades Experimentais. Atividades de simulação.

Downloads 38008  38008  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGECT-UFSC  Site http://www.ppgect.ufsc.br/teses.htm
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino  Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de Camargo

No presente trabalho avaliaram-se atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Para tal, elaborou-se um conjunto de cinco atividades de ensino do conceito “aceleração”, conjunto este que constituiu-se em um curso aplicado a um grupo de alunos com a referida deficiência. O curso foi estruturado em cinco aulas. A dinâmica das aulas abordou a aceleração e a desaceleração de um objeto, tendo como pano de fundo dois fatores causadores do referido fenômeno, o atrito e a gravidade. A elaboração das atividades apoiou-se em três componentes práticos: Tarefas, Grupos e Debates, e em três elementos de estrutura: Interação com o Objeto de Estudo, Resolução de Problemas e Confronto de Modelos. Em relação à metodologia, o trabalho aqui apresentado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa orientada por um caráter quase experimental. Concluiu-se que as atividades foram capazes de proporcionar aos alunos: Condições para a Observação dos Fenômenos Estudados, Condições para a Realização de Análises Qualitativas e Quantitativas e Condições para a Elaboração de Estratégias e Hipóteses para Resolução de Problemas. Dessa forma, a relação entre professor e alunos por meio das atividades, caracterizou-se como um ambiente de aprendizagem, ambiente este que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados.

Palavras-chave: Inclusão em educação. Cegueira. Visão subnormal. Ciência. Aceleração da aprendizagem. Física - Estudo e ensino.

Downloads 6777  6777  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000358628
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Leitura, argumentação e ensino de Física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
ASSIS, Alice

Esta pesquisa analisou o uso de um texto paradidático, intitulado “Nosso Universo”, em aulas de Física em uma sala de 3ª série de educação para jovens e adultos, com o objetivo de avaliaras relações dialógicas entre professor e alunos, mediadas pela utilização do referido texto.

Palavras-chave: Leitura e ensino de Física. Textos alternativos. Argumentações discentes e docentes.

Downloads 4934  4934  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Ciências da Unesp/Campus de Bauru  Site http://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/DetalhaDocumentoAction.do?idDocumento=40
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Análise de uma ação didática centrada na utilização da História da Ciência : uma contribuição para a Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
GATTI, Sandra Regina Teodoro.

Nesta pesquisa procuramos discutir a inserção da História da Ciência no ensino de Ciências na disciplina de Prática de Ensino de Física, a partir de um curso para a formação de professores tendo como pano de fundo o desenvolvimento histórico do tema atração gravitacional. O trabalho foi desenvolvido com uma amostra de onze alunos do curso de Licenciatura em Física da Unesp, Bauru. As tendências metodológicas desta pesquisa são o aspecto qualitativo e o estudo de caso. Iniciamos a pesquisa procurando revelar as pré-concepções dos licenciandos, fornecendo um panorama que pôde ser usado para orientar as atividades a partir da realidade diagnosticada. Nosso objetivo era promover discussões sobre a existência e persistência das concepções alternativas, sobre a evolução histórica do tema atração gravitacional, além de leituras e debates de textos contemplando discussões recentes sobre o ensino de Ciências, de modo a gerar insatisfações com o modelo tradicional de ensino. Além disso, pretendíamos permitir que o indivíduo construísse uma nova proposta através do desenvolvimento em situações reais no ensino médio, de um minicurso a partir das discussões realizadas em sala de aula e da utilização da História da Ciência e das concepções alternativas dos estudantes. As propostas de minicursos desenvolvidas pelos licenciandos, além da comparação entre as concepções inicial e final nos permitiram evidenciar a relação entre a evolução nas noções e o desenvolvimento de propostas mais de acordo com as discussões realizadas durante o curso. Dos onze participantes, quatro desenvolveram um ensino mais voltado para a construção de conhecimentos, sem, entretanto abandonar completamente as resistências à adoção de metodologias de ensino inovadoras.

Palavras-chave: Ciência. História. Gravidade. Física. Estudo e ensino. Construtivismo.

Downloads 4395  4395  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000349631
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Problemas de contorno envolvendo as equações de difusão normal, fracionária e fracionária não-linear Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Aluizio Torres da

Este trabalho versa sobre difusão anômala, dando ênfase a problemas de contorno envolvendo as equações de difusão normal, fracionária e fracionária não linear. Investigamos várias equações de difusão que estendem do caso usual até a difusão fracionária não-linear em N-dimensões, para a qual consideramos um coeficiente de difusão com dependência espacial e temporal. Para essas equações, obtivemos uma nova classe de soluções, que está relacionada com o comportamento da cauda da função. A solução desta equação pode ser expressa em termos das funções q-exponenciais e q-logaritímicas, presentes no contexto da termoestatística generalizada (formalismo de Tsallis). Também consideramos uma força externa e um termo de fonte cuja solução obtida mostra uma difusão não usual na distribuição e, dependendo da escolha dos parâmetros, pode apresentar uma cauda longa ou compacta, que pode estar relacionada à difusão anômala. Neste sentido, pensando no formalismo de caminhantes aleatórios, correspondem uma mudança na distribuição do tempo de espera entre saltos. Em um segundo momento, analisamos um contexto com equação de difusão fracionária em N-dimensões com simetria radial, limitada a uma região e sujeita às condições de contornos pertinentes. Também estudamos a mudança originada nesta equação pela inclusão do coeficiente de difusão com dependência temporal e o termo de reação e, com isso, produzindo diferentes regimes difusivos na solução. Esperamos que os resultados encontrados sejam úteis para estudar sistemas onde a difusão anômala esteja presente.

Palavras-chave: Difusão normal. Difusão anômal. Equação fracionária.

Downloads 3687  3687  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.pfi.uem.br/pfi/disserta_teses/teses_pdf/aluizio_torres_da_silva_2009.pdf
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Diálogos sobre o tempo - arte e ciência, educação Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Fernando Cesar

Este trabalho procura discutir alguns aspectos da noção de tempo apresentada nas séries do Ensino Médio na disciplina de Física. Partindo do pressuposto de que a noção de tempo, e seus possíveis sentidos, é tomada como conhecida e, portanto, redutora já que é tema complexo o suficiente para ter exigido que quase todas as áreas do conhecimento humano tenham dado sua contribuição para o seu entendimento, propõem-se uma aproximação entre ciência e arte que possa contribuir para o fortalecimento de ambas e, em consequência, uma maior apreensão pelo aluno do tempo e seus sentidos.

Downloads 2842  2842  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13122006-200706/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Efeitos do meio em propriedades conformacionais e eletrônicas de moléculas Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
GEORG, Herbert de Castro

O estudo do efeito de solvente em propriedades moleculares é de imenso interesse, tanto científico quanto tecnológico, uma vez que a atividade de sistemas moleculares utilizados como sensores, transportadores de droga, catalizadores, dispositivos óticos, etc., sem mencionar os processos biológicos, depende do meio onde se encontram. Neste trabalho tratamos do efeito de solvente no espectro de absorção eletrônica de três moléculas (a acroleína, a benzofenona e o p-dimetilamino cinnamaldeído) através do método QM/MM sequeneial. Na primeira molécula observamos que a água afeta significativamente seus níveis eletrônicos, mas provocando um deslocamento típico na banda n - ´pi´* que pode ser descrito através de aplicação direta do método QM/MM sequencial. Na segunda molécula observamos a necessidade de desenvolver um processo adicional para descrever a polarização da molécula de soluto em solução e portanto descrever corretamente o potencial de interação soluto-solvente. Utilizando esse processo adicional conseguimos descrever o efeito do solvente nas energias de excitação da molécula. A terceira molécula possui uma cadeia de ligações duplas conjugadas e mostrou uma tendência de deformação geométrica produzindo um estado zwitteriônico em solução. Utilizando o método QM/MM seqüencial, aliado ao procedimento de polarização do soluto, inferimos a estrutura dessa molécula em água através do deslocamento solvatocrômico sofrido pela mesma.

Palavras-chave: Efeitos de solvente. Espectroscopia eletrônica. Físico-química. Simulação de líquidos. Simulação estática. Soluções Solvatocromismo.

Downloads 2761  2761  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-05042007-111425/publico/tese.pdf
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Transposição Didática do Modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MELO, Ana Carolina Staub de

O objetivo da pesquisa é explorar os potenciais didáticos do contexto de Huygens para abordar as origens históricas de conceitualização do modelo atual de ondas. Com base nisso, possibilitar a formação conceitual da ideia de onda na física escolar e instrumentalizar os estudantes sobre o processo de conceitualização.

Downloads 2290  2290  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://www.ppgect.ufsc.br/teses.htm#2010
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!A Formação Continuada de Professores de Física - natureza, desafios e perspectivas Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
SAUERWEIN, Inês Prieto Schmidt

A Formação Continuada de Professores de Física tem sido foco de pesquisas e propostas de ações implementadas na Educação Básica ao longo dos últimos anos. Este trabalho apresenta uma análise sobre a pesquisa em Formação Continuada de Professores de Física veiculada em artigos de periódicos e congressos nacionais da área de Educação em Ciências no período 1996-2006, procurando determinar a representatividade dessa temática na área de Ensino de Física como um todo, bem como identificar a natureza dessa produção científica. Nesse sentido são explicitados as seguintes dimensões: o que e como propõem esses trabalhos e encaminhamentos dados por esses trabalhos. A partir desse estudo, apresenta-se e discute-se a construção de um instrumento de análise denominado espectro de práticas formativas. Este instrumento é utilizado para analisar os projetos implementados pelo Programa Prociências/Capes. Em primeiro lugar, analisam-se os documentos submetidos a Capes para aprovação. Em segundo lugar, entrevistam-se os coordenadores dos projetos após a conclusão destes. Finalmente, argumenta-se que a localização de um dado projeto no espectro de práticas formativas tem fortes conexões com a possibilidade de mudança nas práticas docentes. Em particular, explicitando a relação entre o uso dos resultados de pesquisa em FCP e as práticas docentes é possível delinear caminhos para enfrentar os desafios postos pela necessidade de transformações destas últimas.

Palavras-chave: Formação de professores. Formação continuada. Ciências. Instrumento de análise.

Downloads 2098  2098  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGECT-UFSC  Site http://www.ppgect.ufsc.br
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!O funcionamento de textos divergentes sobre energia com alunos de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
MACHADO, Jose Luis Michinel

Na origem deste estudo está meu desacordo com a maneira como a noção de energia e outras que são constitutivas de sua estrutura conceitual são trabalhadas nos livros didáticos de Física para a educação superior. Está também a compreensão de que o texto escrito é apenas um dos fatores de desenvolvimento de conhecimento pelo aluno, em uma relação que implica as condições de produção da leitura. Neste trabalho me questiono se a divergência é um mediador didático que, exposto através da leitura, pode ativar deslocamentos conceituais, que permitam reconstrução conceitual da noção de energia pelos alunos. Busca-se compreender o funcionamento da leitura de textos divergentes sobre a energia por estudantes de física e promover deslocamentos nas suas significações dessa noção. O critério para a seleção dos textos, pensados como mediadores neste trabalho, foi que promovessem a divergência própria da atitude crítica. A diversidade de textos está relacionada à física clássica e aos trabalhos de Prigogine, os quais apontam para uma racionalidade que repensa o papel do tempo na física. A perspectiva de Bachelard auxiliou-nos a compreender o desenvolvimento do conhecimento científico, com a proposta do conceito-estrutura de perfil epistemológico, ampliado por Mortimer no seu conceito de perfil conceitual, que engloba aspectos ontológicos. As formulações teóricas de Vygotski, relacionadas com o desenvolvimento conceitual no indivíduo, ajudaram-me no entendimento dos processos de mediação simbólica e social que ocorrem na sala de aula. A análise de discurso, como explanada por Pêcheux e Orlandi, foi básica para compreender a dinâmica e o funcionamento social da linguagem, em particular as interlocuções produzidas em uma relação polêmica, no espaço da aula universitária.

Palavras-chave: Leitura. Textos. Energia. Física. Ensino superior.

Downloads 1797  1797  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000223218
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