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Produções de Profissionais da Seed: Teses (4)


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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Atividades experimentais e informatizadas: contribuições para o ensino de eletromagnetismo Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
PAZ, Alfredo Müllen da

O presente trabalho busca um modelo de ensino-aprendizagem que contemple as atividades experimentais aliadas aos recursos informatizados no ensino de Eletromagnetismo. Constatamos que as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Eletromagnetismo se concentram no entendimento das interações e comportamento das variáveis eletromagnéticas no espaço tridimensional, no artifício da simplificação matemática neste espaço e nas próprias operações matemáticas. Adotamos a hipótese que essas dificuldades se traduzem como obstáculos, na concepção de Bachelard, para o aprendizado dos conceitos de Eletromagnetismo. Estabelecendo uma relação entre o processo epistemológico específico da produção desses conceitos e o processo pedagógico próprio ocorrente na situação de Ensino de Física, propomos um modelo de ensino-aprendizagem mais adequado em Eletromagnetismo com base em uma Transposição Didática com uma abordagem sequencial. Assim, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de atividades experimentais, fortalecida por atividades simuladas complementares, contemplando as aplicações tecnológicas e as relações cotidianas vivenciais dos alunos de Ensino Médio. Assim, utilizando-se este modelo, verificamos que o trânsito entre os planos tridimensionais e bidimensionais nas atividades sequenciais, assim como o tratamento das relações matemáticas entre as grandezas, a partir das atividades virtuais, foram responsáveis pela superação dos obstáculos de aprendizagem dos conceitos de Eletromagnetismo, validando nossa tese.

Palavras-chave: Ensino de Física. Eletromagnetismo. Atividades Experimentais. Atividades de simulação.

Downloads 11413  11413  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGECT-UFSC  Site http://www.ppgect.ufsc.br/teses.htm
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Avaliação da Aprendizagem e Formação de Professores de Física para o Ensino de Nível Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BARROS FILHO, Jomar

Neste trabalho, implementamos a temática "avaliação da aprendizagem" na disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado ", do curso de Licenciatura em Física. Numa primeira etapa, realizamos uma pesquisa suporte cujo objetivo foi o de coletar dados sobre a realidade profissional docente de nível médio e algumas ideias de senso comum sobre ensino, aprendizagem e avaliação. Para isso, criamos dois Instrumentos: o Instrumento 1, composto por um questionário baseado em uma escala de Li ke rt, buscou descobrir as ideias sobre a avaliação da aprendizagem de uma amostra formada por 165 professores em exercício. Os dados foram tratados estatisticamente gerando nove fatores que vieram a confirmar os estudos de autores da área; o Instrumento 2, formado por um conjunto de questões dissertativas procurou caracterizar, numa perspectiva qualitativa, a realidade profissional docente de uma amostra formada por 72 professores em exercício e explicitar algumas das suas ideias sobre ensino e aprendizagem. Numa segunda etapa, trabalhamos com os alunos da disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado 11", atuando como professor e pesquisador, discutindo de forma crítica o sistema de avaliação tradicional, procurando gerar insatisfações com este modelo e construir, em conjunto, soluções alternativas que pudessem vir a superar os problemas constatados. Cada aluno construiu um minicurso (aproximadamente 12 horas), com as características didáticas que julgava relevante, ministrando-o na escola em que realizou o estágio. Finalmente, as dificuldades impostas pelo entorno escolar aliadas as crenças dos futuros professores sobre ensino e aprendizagem surgiram como fatores limitantes para a realização de um ensino de Física mais investigativo, voltado à construção de conhecimentos, com uma avaliação coerentemente integrada a este propósito. Concluindo, os futuros professores apresentaram grandes resistências para a implementação de uma nova proposta.

Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino superior. Professores. Formação. Professores de Física. Estatística. Análise.

Downloads 1154  1154  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma INICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000295361
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Diálogos sobre o tempo - arte e ciência, educação Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Fernando Cesar

Este trabalho procura discutir alguns aspectos da noção de tempo apresentada nas séries do Ensino Médio na disciplina de Física. Partindo do pressuposto de que a noção de tempo, e seus possíveis sentidos, é tomada como conhecida e, portanto, redutora já que é tema complexo o suficiente para ter exigido que quase todas as áreas do conhecimento humano tenham dado sua contribuição para o seu entendimento, propõem-se uma aproximação entre ciência e arte que possa contribuir para o fortalecimento de ambas e, em consequência, uma maior apreensão pelo aluno do tempo e seus sentidos.

Downloads 1672  1672  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13122006-200706/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!O anacronismo do tempo: um debate atual entre Einstein e Bergson Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
BARRETO, Marcio

O ponto de partida desta tese foi a observação das reações das pessoas diante das mudanças introduzidas pela teoria da Relatividade no conceito de tempo. As pessoas às quais me refiro são as do senso comum; estas, em geral, mostram certo desconforto em relação às múltiplas medidas do tempo previstas na teoria. Ao reagir contra o incômodo que a teoria provoca, o senso comum parece preferir permanecer apegado ao caráter absoluto do tempo newtoniano, apesar da já centenária teoria de Einstein. Daí o título da tese, "O anacronismo do tempo". A investigação das referidas reações revelou a ressonância entre elas e a inquietação do filósofo Henri Bergson em relação ao tema. O debate sobre a Relatividade de 1922 entre Bergson e Einstein levantou a questão do significado filosófico do tempo, mas esta foi ofuscada pelo sucesso acadêmico e popular da teoria. Apesar das falsas aparências, Bergson não desejava preservar o tempo absoluto ou contestar a Relatividade, mas tentava retirar dela a pretensão de reduzir a duração a um psicologismo. Para o filósofo francês, é através das sinergias entre inteligência e intuição e entre física e metafísica que a humanidade pode construir uma ciência completa. Esta tese procura mostrar que Bergson vislumbrou na teoria de Einstein a oportunidade de recolocar a questão do tempo a serviço destas sinergias.

Palavras-chave: Tempo. Relatividade. Física.

Downloads 638  638  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000430703
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino  Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de Camargo

No presente trabalho avaliaram-se atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Para tal, elaborou-se um conjunto de cinco atividades de ensino do conceito “aceleração”, conjunto este que constituiu-se em um curso aplicado a um grupo de alunos com a referida deficiência. O curso foi estruturado em cinco aulas. A dinâmica das aulas abordou a aceleração e a desaceleração de um objeto, tendo como pano de fundo dois fatores causadores do referido fenômeno, o atrito e a gravidade. A elaboração das atividades apoiou-se em três componentes práticos: Tarefas, Grupos e Debates, e em três elementos de estrutura: Interação com o Objeto de Estudo, Resolução de Problemas e Confronto de Modelos. Em relação à metodologia, o trabalho aqui apresentado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa orientada por um caráter quase experimental. Concluiu-se que as atividades foram capazes de proporcionar aos alunos: Condições para a Observação dos Fenômenos Estudados, Condições para a Realização de Análises Qualitativas e Quantitativas e Condições para a Elaboração de Estratégias e Hipóteses para Resolução de Problemas. Dessa forma, a relação entre professor e alunos por meio das atividades, caracterizou-se como um ambiente de aprendizagem, ambiente este que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados.

Palavras-chave: Inclusão em educação. Cegueira. Visão subnormal. Ciência. Aceleração da aprendizagem. Física - Estudo e ensino.

Downloads 829  829  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000358628
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Problemas de contorno envolvendo as equações de difusão normal, fracionária e fracionária não-linear Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Aluizio Torres da

Este trabalho versa sobre difusão anômala, dando ênfase a problemas de contorno envolvendo as equações de difusão normal, fracionária e fracionária não linear. Investigamos várias equações de difusão que estendem do caso usual até a difusão fracionária não-linear em N-dimensões, para a qual consideramos um coeficiente de difusão com dependência espacial e temporal. Para essas equações, obtivemos uma nova classe de soluções, que está relacionada com o comportamento da cauda da função. A solução desta equação pode ser expressa em termos das funções q-exponenciais e q-logaritímicas, presentes no contexto da termoestatística generalizada (formalismo de Tsallis). Também consideramos uma força externa e um termo de fonte cuja solução obtida mostra uma difusão não usual na distribuição e, dependendo da escolha dos parâmetros, pode apresentar uma cauda longa ou compacta, que pode estar relacionada à difusão anômala. Neste sentido, pensando no formalismo de caminhantes aleatórios, correspondem uma mudança na distribuição do tempo de espera entre saltos. Em um segundo momento, analisamos um contexto com equação de difusão fracionária em N-dimensões com simetria radial, limitada a uma região e sujeita às condições de contornos pertinentes. Também estudamos a mudança originada nesta equação pela inclusão do coeficiente de difusão com dependência temporal e o termo de reação e, com isso, produzindo diferentes regimes difusivos na solução. Esperamos que os resultados encontrados sejam úteis para estudar sistemas onde a difusão anômala esteja presente.

Palavras-chave: Difusão normal. Difusão anômal. Equação fracionária.

Downloads 781  781  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://www.pfi.uem.br/pfi/disserta_teses/teses_pdf/aluizio_torres_da_silva_2009.pdf
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Transposição Didática do Modelo de Huygens: uma proposta para a física escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MELO, Ana Carolina Staub de

O objetivo da pesquisa é explorar os potenciais didáticos do contexto de Huygens para abordar as origens históricas de conceitualização do modelo atual de ondas. Com base nisso, possibilitar a formação conceitual da ideia de onda na física escolar e instrumentalizar os estudantes sobre o processo de conceitualização.

Downloads 1845  1845  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site http://www.ppgect.ufsc.br/teses.htm#2010
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Perturbações de sistemas gravitacionais: a métrica de vaidya, mini buracos negros e gravastares Popular Versão: pdf
Atualização:  1/3/2011
Descrição:
CHIRENTI, Cecilia Bertoni Martha Hadler

Estudos de perturbações em sistemas gravitacionais no âmbito da Relatividade Geral vêm sofrendo grandes desenvolvimentos nos últimos anos, especialmente em face da evolução dos modernos detectores de ondas gravitacionais. Aborda-se neste trabalho as perturbações de diferentes cenários.

Palavras-chave: Buracos negros. Perturbações. Relatividade Geral.

Downloads 345  345  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-12092007-152702/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Análise do fator de dimensionamento do inversor (FDI) aplicado a sistemas fotovoltaicos conectados à Popular Versão: pdf
Atualização:  18/10/2010
Descrição:
MACEDO, Wilson Negrão

Esta tese apresenta a análise de resultados teóricos, correspondentes a simulações numéricas para várias localidades brasileiras, e experimentais, relativos ao sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica (SFCR), de 11,07 kWp, instalado na fachada do prédio da administração do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP), enfatizando-se a influência da capacidade relativa entre o inversor e o gerador fotovoltaico, também conhecido como Fator de Dimensionamento do Inversor (FDI).

Palavras-chave: Conexão à rede. Energia solar. Geração distribuída. Sistemas fotovoltaicos.

Downloads 995  995  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-29112006-153307/
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Categoria: Física Teses
Fazer Download agora!Formação continuada de professores de Física: enfrentamento de problemas reais Popular Versão: pdf
Atualização:  20/9/2010
Descrição:
USTRA, Sandro Rogério Vargas

Este trabalho resulta de uma pesquisa observacional participante desenvolvida no período 2002-2005, onde acompanhamos um grupo de professores, da escola pública da Grande São Paulo, comprometidos num programa de formação continuada. Neste contexto investigamos: Como os professores atuam no grupo e como desenvolvem um processo de enfrentamento de situações problemáticas presentes na sua prática?

Palavras-chave: Complexidade na sala de aula. Desenvolvimento profissional. Enfrentamento de problemas. Formação continuada. Planejamento didático. Prática reflexiva.

Downloads 683  683  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18092006-133452/publico/Tese_srvustra_2006.pd
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