Categoria: Física Teses |
Atividades experimentais e informatizadas: contribuições para o ensino de eletromagnetismo |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
PAZ, Alfredo Müllen da
O presente trabalho busca um modelo de ensino-aprendizagem que contemple as atividades experimentais aliadas aos recursos informatizados no ensino de Eletromagnetismo. Constatamos que as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Eletromagnetismo se concentram no entendimento das interações e comportamento das variáveis eletromagnéticas no espaço tridimensional, no artifício da simplificação matemática neste espaço e nas próprias operações matemáticas. Adotamos a hipótese que essas dificuldades se traduzem como obstáculos, na concepção de Bachelard, para o aprendizado dos conceitos de Eletromagnetismo. Estabelecendo uma relação entre o processo epistemológico específico da produção desses conceitos e o processo pedagógico próprio ocorrente na situação de Ensino de Física, propomos um modelo de ensino-aprendizagem mais adequado em Eletromagnetismo com base em uma Transposição Didática com uma abordagem sequencial. Assim, elaboramos e aplicamos uma sequência didática de atividades experimentais, fortalecida por atividades simuladas complementares, contemplando as aplicações tecnológicas e as relações cotidianas vivenciais dos alunos de Ensino Médio. Assim, utilizando-se este modelo, verificamos que o trânsito entre os planos tridimensionais e bidimensionais nas atividades sequenciais, assim como o tratamento das relações matemáticas entre as grandezas, a partir das atividades virtuais, foram responsáveis pela superação dos obstáculos de aprendizagem dos conceitos de Eletromagnetismo, validando nossa tese.
Palavras-chave: Ensino de Física. Eletromagnetismo. Atividades Experimentais. Atividades de simulação.
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41695 0 bytes PPGECT-UFSC http://www.ppgect.ufsc.br/teses.htm |
Categoria: Física Teses |
Avaliação da Aprendizagem e Formação de Professores de Física para o Ensino de Nível Médio |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
BARROS FILHO, Jomar
Neste trabalho, implementamos a temática "avaliação da aprendizagem" na disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado ", do curso de Licenciatura em Física. Numa primeira etapa, realizamos uma pesquisa suporte cujo objetivo foi o de coletar dados sobre a realidade profissional docente de nível médio e algumas ideias de senso comum sobre ensino, aprendizagem e avaliação. Para isso, criamos dois Instrumentos: o Instrumento 1, composto por um questionário baseado em uma escala de Li ke rt, buscou descobrir as ideias sobre a avaliação da aprendizagem de uma amostra formada por 165 professores em exercício. Os dados foram tratados estatisticamente gerando nove fatores que vieram a confirmar os estudos de autores da área; o Instrumento 2, formado por um conjunto de questões dissertativas procurou caracterizar, numa perspectiva qualitativa, a realidade profissional docente de uma amostra formada por 72 professores em exercício e explicitar algumas das suas ideias sobre ensino e aprendizagem. Numa segunda etapa, trabalhamos com os alunos da disciplina "Prática de Ensino e Estágio Supervisionado 11", atuando como professor e pesquisador, discutindo de forma crítica o sistema de avaliação tradicional, procurando gerar insatisfações com este modelo e construir, em conjunto, soluções alternativas que pudessem vir a superar os problemas constatados. Cada aluno construiu um minicurso (aproximadamente 12 horas), com as características didáticas que julgava relevante, ministrando-o na escola em que realizou o estágio. Finalmente, as dificuldades impostas pelo entorno escolar aliadas as crenças dos futuros professores sobre ensino e aprendizagem surgiram como fatores limitantes para a realização de um ensino de Física mais investigativo, voltado à construção de conhecimentos, com uma avaliação coerentemente integrada a este propósito. Concluindo, os futuros professores apresentaram grandes resistências para a implementação de uma nova proposta.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino superior. Professores. Formação. Professores de Física. Estatística. Análise.
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1866 0 bytes INICAMP http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000295361 |
Categoria: Física Teses |
O anacronismo do tempo: um debate atual entre Einstein e Bergson |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
BARRETO, Marcio
O ponto de partida desta tese foi a observação das reações das pessoas diante das mudanças introduzidas pela teoria da Relatividade no conceito de tempo. As pessoas às quais me refiro são as do senso comum; estas, em geral, mostram certo desconforto em relação às múltiplas medidas do tempo previstas na teoria. Ao reagir contra o incômodo que a teoria provoca, o senso comum parece preferir permanecer apegado ao caráter absoluto do tempo newtoniano, apesar da já centenária teoria de Einstein. Daí o título da tese, "O anacronismo do tempo". A investigação das referidas reações revelou a ressonância entre elas e a inquietação do filósofo Henri Bergson em relação ao tema. O debate sobre a Relatividade de 1922 entre Bergson e Einstein levantou a questão do significado filosófico do tempo, mas esta foi ofuscada pelo sucesso acadêmico e popular da teoria. Apesar das falsas aparências, Bergson não desejava preservar o tempo absoluto ou contestar a Relatividade, mas tentava retirar dela a pretensão de reduzir a duração a um psicologismo. Para o filósofo francês, é através das sinergias entre inteligência e intuição e entre física e metafísica que a humanidade pode construir uma ciência completa. Esta tese procura mostrar que Bergson vislumbrou na teoria de Einstein a oportunidade de recolocar a questão do tempo a serviço destas sinergias.
Palavras-chave: Tempo. Relatividade. Física.
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1071 0 bytes UNICAMP http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000430703 |
Categoria: Física Teses |
O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
CAMARGO, Eder Pires de Camargo
No presente trabalho avaliaram-se atividades de ensino de Física para alunos com deficiência visual. Para tal, elaborou-se um conjunto de cinco atividades de ensino do conceito “aceleração”, conjunto este que constituiu-se em um curso aplicado a um grupo de alunos com a referida deficiência. O curso foi estruturado em cinco aulas. A dinâmica das aulas abordou a aceleração e a desaceleração de um objeto, tendo como pano de fundo dois fatores causadores do referido fenômeno, o atrito e a gravidade. A elaboração das atividades apoiou-se em três componentes práticos: Tarefas, Grupos e Debates, e em três elementos de estrutura: Interação com o Objeto de Estudo, Resolução de Problemas e Confronto de Modelos. Em relação à metodologia, o trabalho aqui apresentado caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa orientada por um caráter quase experimental. Concluiu-se que as atividades foram capazes de proporcionar aos alunos: Condições para a Observação dos Fenômenos Estudados, Condições para a Realização de Análises Qualitativas e Quantitativas e Condições para a Elaboração de Estratégias e Hipóteses para Resolução de Problemas. Dessa forma, a relação entre professor e alunos por meio das atividades, caracterizou-se como um ambiente de aprendizagem, ambiente este que proporcionou aos discentes condições para a aprendizagem dos fenômenos estudados.
Palavras-chave: Inclusão em educação. Cegueira. Visão subnormal. Ciência. Aceleração da aprendizagem. Física - Estudo e ensino.
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7207 0 bytes UNICAMP http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000358628 |
Categoria: Física Teses |
Problemas de contorno envolvendo as equações de difusão normal, fracionária e fracionária não-linear |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Aluizio Torres da
Este trabalho versa sobre difusão anômala, dando ênfase a problemas de contorno envolvendo as equações de difusão normal, fracionária e fracionária não linear. Investigamos várias equações de difusão que estendem do caso usual até a difusão fracionária não-linear em N-dimensões, para a qual consideramos um coeficiente de difusão com dependência espacial e temporal. Para essas equações, obtivemos uma nova classe de soluções, que está relacionada com o comportamento da cauda da função. A solução desta equação pode ser expressa em termos das funções q-exponenciais e q-logaritímicas, presentes no contexto da termoestatística generalizada (formalismo de Tsallis). Também consideramos uma força externa e um termo de fonte cuja solução obtida mostra uma difusão não usual na distribuição e, dependendo da escolha dos parâmetros, pode apresentar uma cauda longa ou compacta, que pode estar relacionada à difusão anômala. Neste sentido, pensando no formalismo de caminhantes aleatórios, correspondem uma mudança na distribuição do tempo de espera entre saltos. Em um segundo momento, analisamos um contexto com equação de difusão fracionária em N-dimensões com simetria radial, limitada a uma região e sujeita às condições de contornos pertinentes. Também estudamos a mudança originada nesta equação pela inclusão do coeficiente de difusão com dependência temporal e o termo de reação e, com isso, produzindo diferentes regimes difusivos na solução. Esperamos que os resultados encontrados sejam úteis para estudar sistemas onde a difusão anômala esteja presente.
Palavras-chave: Difusão normal. Difusão anômal. Equação fracionária.
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4970 0 bytes UEM http://www.pfi.uem.br/pfi/disserta_teses/teses_pdf/aluizio_torres_da_silva_2009.pdf |
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