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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Temporadas de Brincadeiras Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GUERRA, Vera Lucia

Este trabalho investigou a existência de marcas de sazonalidade no repertório lúdico infantil, verificando as relações entre lúdico, calendários, condições climáticas, elementos da flora e da fauna, festa e eventos sociais e religiosos, crenças, comércio e meios de comunicação. Cada jogo, brinquedo ou brincadeira foi analisado em seu contexto, considerando o período, o espaço e o ambiente em que foi realizado. A pesquisa qualitativa seguiu por caminhos da etnografia, da antropologia e da história cultural, e usou três tipos de fontes. O primeiro, constituído pelos registros dos estudiosos do brinquedo e do folclore brasileiro, português e espanhol, e textos memorialísticos e autobiográficos de autores brasileiros. O segundo, constituído por agências governamentais, grupos de preservação da cultura, artistas e museus portugueses, espanhóis, franceses, italianos e brasileiros. O terceiro refere-se à pesquisa empírica realizada em espaço de lazer e de circulação na zona urbana de Maracaju (MS). A comparação e análise dos dados indicam que as práticas lúdicas acompanham as transformações ocorridas na natureza, nos modos de produção, comunicação e de organização social de cada grupo. Dessa estreita ligação evidenciam-se as marcas sazonais, ou os fatores que favorecem ou interferem no brincar. Tais marcas não são localizadas apenas nas estações climáticas, mas nas significações simbólicas diferentes. Constatou-se a existência de temporadas de brincadeiras, apesar das alterações do repertório lúdico e das condições em que é praticado.

Palavras-chave: Jogos. Educação. Brinquedos. Brincadeiras. Crianças. Educação. Sazonalidade. Educação.

Downloads 1033  1033  Tamanho do arquivo 11.36 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Tá ligado mano : o hip-hop como lazer e resgate da cidadania P Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
STOPPA, Edmur Antonio

O presente estudo tem como objetivo analisar como se processa a organização de grupos de hip-hop no desenvolvimento de suas ações, com base na análise central dos significados do lazer dos seus participantes, na busca de uma nova perspectiva de inserção social para os membros da comunidade. O estudo pode contribuir para a área da Educação Física e dos Estudos do Lazer, na medida que busca conhecer e entender esses espaços como uma possibilidade de atuação a partir das “brechas” que o sistema oferece, no caminho para a implantação de uma nova ordem social, que permita às pessoas a autopromoção por meio da efetiva participação sociocultural. Enquanto metodologia, o estudo foi realizado mediante a combinação da pesquisa bibliográfica, documental e empírica, o que levou a inserção do pesquisador no grupo pesquisado.

Palavras-chave: Hip-hop. Movimento da juventude. Movimentos sociais. Lazer e educação. Participação social. Dança. Cidadania. Arte.

Downloads 592  592  Tamanho do arquivo 536.78 KB  Plataforma Universidade EStadual de Campinas - UNICAMP  Site 
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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Saberes Enquadrados: (Re)construções identitárias nas histórias em qu Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
D'OLIVEIRA, Gêisa Fernandes

Analisa o processo de construção e reconstrução de identidades por meio das histórias em quadrinhos e a consolidação da imagem que a linguagem reivindica para si. Utiliza os fundamentos do método arqueológico/genealógico (FOUCAULT, 1979) como uma via de aproximação do processo de construção cultural na sociedade. A hipótese sustentada é a de que as linguagens, como um todo, estão sujeitas a um duplo movimento de incorporação de aspectos da sociedade disciplinar e construção de novas realidades identitárias. Os resultados da pesquisa reforçam a necessidade de se lançar um novo olhar em relação às histórias em quadrinhos no contexto social de esmaecimento das fronteiras identitárias. É possível se perceber, por meio da linguagem, os novos papéis reservados à representação e à interação entre imagens e coisas, arte e produto.

Palavras-chave: Quadrinhos. Identidades. Representação. Cultura. Foucault.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FALCÃO, José Luiz Cirqueira

Esta pesquisa teve por objetivo principal criticar e propor elementos teórico-metodológicos para o trato com o conhecimento da capoeira no currículo de formação profissional a partir da análise da realidade de experiências com esta manifestação cultural em espaços educacionais formais e não-formais do Brasil e do Exterior.

Palavras-chave: Capoeira. Educação. Cultura. Prática pedagógica. Trato com o conhecimento. Arte.

Downloads 1114  1114  Tamanho do arquivo 838.10 KB  Plataforma Universidade Federal da Bahia - UFBA  Site 
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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Música na escola: desafios e perspectivas na formação contínua de educadores da rede pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila

Esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de projetos de formação contínua de educadores da rede pública, que trabalham com ensino de música na escola de Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. A investigação compreende duas fases. A primeira dialogando e refletindo sobre contribuições de Caldeira Filho e do Experimental da Lapa, dentre outros, referentes a música na escola. A segunda descrevendo e analisando o projeto de pesquisa-ação Tocando, cantando,...fazendo música com crianças, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, (SP), apresentando considerações para o desenvolvimento de projetos de formação contínua de educadores em ensino de música, capazes de promover a superação da barreira do ensino tradicional, desenvolvendo a linguagem sonora e musical e a produção de conhecimentos sobre ensino de música para crianças, a partir da incorporação de novos paradigmas de ensino. Orientaram-me os seguintes objetivos: Contribuir com a produção de conhecimentos para desenvolver projetos de formação contínua de educadores da rede pública, em ensino de música para crianças; propiciar ao educador em exercício na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, em processo de formação contínua, saber música e saber ser educador que trabalha com música. Procedi a uma pesquisa qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação colaborativa/comunicacional. A análise dos dados recolhidos ao longo do desenvolvimento do projeto resulta em princípios norteadores de Projetos de Formação Contínua de Educadores, para a superação do modelo tradicional de ensino de música, propiciadores da incorporação de novos paradigmas de ensino. São eles: construídos a partir dos docentes, de suas experiências profissionais, de seus conhecimentos e desconhecimentos de música e do ensino de música; privilegiam o lócus da escola como espaço de construção, inscrevem-se em seu Projeto Político Pedagógico; são de realização interdisciplinar; e no modo de pesquisa-intervenção, procedimento indispensável para cobrir pontos fundamentais em projetos de Formação Contínua de Professores de Música para crianças, quais sejam: 1. proceder a avaliação diagnóstica, processual e final; 2. articular o trabalho escolar de prática de ensino-investigativa, com trabalho de pesquisa-ensino da Universidade; 3. dar conta de importantes funções de um ensino produtivo de música: a) que providencie ensino de música como linguagem, incluindo música popular de tradição à erudita; b) que resulte na produção de conhecimento sobre ensino de música, no registro desse conhecimento produzido e em sua socialização através de escrita, publicação de artigos, participação em Congressos; c) que se realize de forma contextualizada, envolvendo profissionais de música e ensino de música, bem como amadores da comunidade onde a escola se situa.

Palavras-chave: Música como linguagem e como forma de expressão. Produção de conhecimento sobre ensino de música para crianças. Projeto de formação contínua de educadores em ensino de música para crianças. Saber música e saber ser educador que trabalha com ensino de música.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Museus projetados por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006: o programa como coadjuvante Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Simone Neiva Loures

Este trabalho consiste em uma investigação aprofundada da arquitetura dos museus projetados por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006. O período estudado abrange praticamente todas as fases da carreira do arquiteto. Os limites temporais são definidos pelo Palácio das Artes, o primeiro museu criado, e pelo Museu Nacional de Brasília, o último museu construído. Nosso objetivo foi compreender o papel do programa como coadjuvante dentro da metodologia projetual de Niemeyer, a partir da hipótese de que, nos projetos de museus, sua preferência pela definição formal e o desejo de evidenciar os desafios da técnica levaram-no a elaborar parte do programa que criou, justificando assim a volumetria projetada e construída. A investigação possibilitou afirmar que Niemeyer utilizou, durante décadas, nos museus que projetou, um programa arquitetônico simples, e que nos museus de maior escala, que efetivamente construiu – Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1991-1996), Museu Oscar Niemeyer (2000-2002) e Museu Nacional de Brasília (1999-2006) – Acrescentou a esse programa simples atividades que nasceram, fundamentalmente, em razão de questões formais e estruturais.

Palavras-chave: Oscar Niemeyer. Museu. Programa. Forma e estrutura.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Meios místicos de reprodução social: arte e estilo na cerâmica funeraŕia da Amazônia antiga Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
BARRETO, Cristiana Nunes Galvão de Barros

O presente trabalho propõe um enfoque na arte e no estilo da cerâmica arqueológica funerária da Amazônia com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre as formas de organização social e as dinâmicas pré-coloniais de ocupação humana da região. Utilizando-nos de conceitos da antropologia social e da antropologia da arte sobre estilo e agência, analisamos os objetos rituais funerários enquanto mediadores e transformadores das relações sociais. Uma incursão exploratória na etnologia de rituais funerários, em particular nas implicações do perspectivismo ameríndio sobre as concepções de humanidade, ancestralidade, morte, corpo e alma na Amazônia, somada a um breve panorama da variabilidade estilística das urnas antropomorfas das diferentes tradições e fases cerâmicas arqueológicas, propomos alguns parâmetros comparativos para a correlação entre estilos funerários e formas de reprodução social. Os parâmetros propostos são então verificados para o caso particular de um conjunto de urnas funerárias da fase marajoara. Concluímos que a cerâmica ritual e, em particular a funerária, apresenta um enorme potencial analítico para resolvermos algumas incongruências epistemológicas que tem se apresentado entre a arqueologia e a etnologia da Amazônia, notadamente sobre os diferentes princípios de organização social das sociedades do passado e do presente.

Palavras-chave: Arqueologia da Amazônia. Arte e arqueologia. Estilo e arqueologia. Arqueologia da morte. Rituais funerários.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Mário de Andrade e a estética do bumba-meu-boi Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PÁDUA, Vilani Maria de

O objeto de estudo deste trabalho é a estética da dança popular bumba-meu-boi, a partir das pesquisas de Mário de Andrade (1893-1945). O folguedo, encenado apenas no Brasil há mais de um século, e que se mantém vivo até hoje, despertou a curiosidade do poeta modernista, cujo interesse trouxe a referida “dança ramática” para o centro de sua atenção. Assim, busquei em Macunaíma o herói sem nenhum caráter, sua principal obra literária de inspiração popular, os traços da dança folclórica bumba-meu-boi, para entender o processo de construção de sentido na produção da obra erudita, a partir da cultura popular. E, para dar continuidade e ampliar o tema, também pesquisei o bumba-meu-boi de Bom Jardim/RN, recolhido pelo próprio Andrade, por ser uma das matrizes inspiradoras na sua obra, bem como um dos folguedos estudados pelo poeta em Danças Dramáticas do Brasil.

Palavras-chave: Mário de Andrade. Macunaíma. Bumba-meu-boi. Bom Jardim. Dança dramática.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Integração das artes no Paraná – 1950-1970: a conquista do espaço público Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Josilena Maria Zanello

A partir da segunda metade da década de 1940, a arte moderna deixa o confinamento das galerias e ganha as ruas através de sua integração com a arquitetura. Esta pesquisa estuda a relação entre arquitetura moderna e arte no Paraná, no período compreendido entre os anos 1950 e 1970, e sua ação conjunta no sentido de consolidar o projeto moderno no Estado, através do estudo de murais concebidos integrados a obras de arquitetura.

Palavra-chave: Síntese das artes. Arquitetura moderna. Muralismo.

Downloads 446  446  Tamanho do arquivo 74.93 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site  http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Geografia e Arte no Ensino Fundamental: reflexões teóricas e procedimentos metodológicos par Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MYANAKI, Jacqueline

O principal objetivo desta pesquisa consiste no estudo, desenvolvimento e aplicação de um conjunto de procedimentos metodológicos introdutórios para leitura e percepção da paisagem geográfica, direcionados ao ensino fundamental. Trata-se de uma proposta de articulação de conteúdos de Arte e Geografia baseada na noção de paisagem como texto não-verbal, cuja organização dos procedimentos de leitura recorre a subsídios da semiótica. Os conteúdos de Arte explorados nesta tese buscam identificar as transformações da noção polissêmica de paisagem, concentrando-se no abstracionismo informal e nas paisagens do pintor brasileiro Antônio Bandeira – um dos principais representantes dessa tendência no Brasil – a fim de possibilitar um processo alternativo de percepção estética da paisagem. Os conteúdos de Geografia alinham-se principalmente com as pesquisas recentes da Geografia Cultural, que após receberem múltiplas contribuições e influências, tais como da Antropologia, da História, da Filosofia fenomenológica e existencialista, concebe a paisagem como texto e como marca e matriz cultural, principais abordagens nas quais esta pesquisa inspirou-se. Após a reflexão teórica, foi realizado o experimento de uma parcela dos procedimentos metodológicos propostos, com alunos de 7a série. Os resultados demonstraram que é possível uma mudança na percepção e leitura da paisagem geográfica, quando os modelos de paisagem também são modificados. Verificou-se: abandono da perspectiva e incorporação de vários pontos de vista numa mesma paisagem (visão horizontal, vertical e oblíqua); adição das sensações olfativas, auditivas e táteis; o consentimento da escala afetiva na representação dos elementos; possibilidade de vínculo com o aprendizado das representações cartográficas, dado o caráter abstrato das pinturas de paisagens contemporâneas; a leitura não-verbal como estímulo à expressão verbal; alto grau de interesse dos alunos não só pelos conteúdos desenvolvidos, mas principalmente pelas estratégiasenvolvendo arte e pintura a guache.

Palavras-chave: Geografia. Ensino. Paisagem. Arte Abstrata. Interdisciplinaridade.

Downloads 2436  2436  Tamanho do arquivo 6.64 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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