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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!A Arte dos “Quadrinhos” e o Literário: a contribuição do diálogo entre o Verbal e o Visual Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de

A interação entre diferentes linguagens e meios artísticos é uma das marcas presente no processo de comunicação humana, sobretudo hoje em dia. Um dos aspectos que se destaca nessa interação é a constante revisitação de obras que são re-elaboradas em diferentes suportes comunicativos. É o que ocorre quando temos o diálogo entre os quadrinhos e a literatura, artes que trabalham com a narratividade e que trazem em si peculiaridades que as definem como importantes meios de veiculação e propagação de idéias, valores e ideologias. Nesse estudo procuramos abordar a relação entre os dois meios artísticos destacando se tal diálogo propicia uma reprodução ou questionamento das tradições culturais, atualizando-as (ou não) a partir de sua transposição de uma arte para outra. A partir de teorias que versam sobre quadrinhos, intertextualidade, dialogismo, história da arte e da literatura e outras, traçamos um painel das diversas relações que se estabelecem entre obras criadas nos quadrinhos a partir do material literário, e que se revelam por meio de uma gradação em que temos desde obras que remetem diretamente ao texto clássico literário até aquelas que procuram fazer dos elementos oriundos da literatura um mote para o desenvolvimento de novas produções em quadrinhos. Também num movimento contrário, procuramos mostrar como os quadrinhos fornecem material para a criação de obras na literatura e como sua linguagem múltipla pode atuar em conjunto com o texto literário para a construção de obras mistas.

Palavras-chave: Quadrinhos. Literatura. Linguagem. Narrativas. Dialogismo.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Geografia e Arte no Ensino Fundamental: reflexões teóricas e procedimentos metodológicos par Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
MYANAKI, Jacqueline

O principal objetivo desta pesquisa consiste no estudo, desenvolvimento e aplicação de um conjunto de procedimentos metodológicos introdutórios para leitura e percepção da paisagem geográfica, direcionados ao ensino fundamental. Trata-se de uma proposta de articulação de conteúdos de Arte e Geografia baseada na noção de paisagem como texto não-verbal, cuja organização dos procedimentos de leitura recorre a subsídios da semiótica. Os conteúdos de Arte explorados nesta tese buscam identificar as transformações da noção polissêmica de paisagem, concentrando-se no abstracionismo informal e nas paisagens do pintor brasileiro Antônio Bandeira – um dos principais representantes dessa tendência no Brasil – a fim de possibilitar um processo alternativo de percepção estética da paisagem. Os conteúdos de Geografia alinham-se principalmente com as pesquisas recentes da Geografia Cultural, que após receberem múltiplas contribuições e influências, tais como da Antropologia, da História, da Filosofia fenomenológica e existencialista, concebe a paisagem como texto e como marca e matriz cultural, principais abordagens nas quais esta pesquisa inspirou-se. Após a reflexão teórica, foi realizado o experimento de uma parcela dos procedimentos metodológicos propostos, com alunos de 7a série. Os resultados demonstraram que é possível uma mudança na percepção e leitura da paisagem geográfica, quando os modelos de paisagem também são modificados. Verificou-se: abandono da perspectiva e incorporação de vários pontos de vista numa mesma paisagem (visão horizontal, vertical e oblíqua); adição das sensações olfativas, auditivas e táteis; o consentimento da escala afetiva na representação dos elementos; possibilidade de vínculo com o aprendizado das representações cartográficas, dado o caráter abstrato das pinturas de paisagens contemporâneas; a leitura não-verbal como estímulo à expressão verbal; alto grau de interesse dos alunos não só pelos conteúdos desenvolvidos, mas principalmente pelas estratégiasenvolvendo arte e pintura a guache.

Palavras-chave: Geografia. Ensino. Paisagem. Arte Abstrata. Interdisciplinaridade.

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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Temporadas de Brincadeiras Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GUERRA, Vera Lucia

Este trabalho investigou a existência de marcas de sazonalidade no repertório lúdico infantil, verificando as relações entre lúdico, calendários, condições climáticas, elementos da flora e da fauna, festa e eventos sociais e religiosos, crenças, comércio e meios de comunicação. Cada jogo, brinquedo ou brincadeira foi analisado em seu contexto, considerando o período, o espaço e o ambiente em que foi realizado. A pesquisa qualitativa seguiu por caminhos da etnografia, da antropologia e da história cultural, e usou três tipos de fontes. O primeiro, constituído pelos registros dos estudiosos do brinquedo e do folclore brasileiro, português e espanhol, e textos memorialísticos e autobiográficos de autores brasileiros. O segundo, constituído por agências governamentais, grupos de preservação da cultura, artistas e museus portugueses, espanhóis, franceses, italianos e brasileiros. O terceiro refere-se à pesquisa empírica realizada em espaço de lazer e de circulação na zona urbana de Maracaju (MS). A comparação e análise dos dados indicam que as práticas lúdicas acompanham as transformações ocorridas na natureza, nos modos de produção, comunicação e de organização social de cada grupo. Dessa estreita ligação evidenciam-se as marcas sazonais, ou os fatores que favorecem ou interferem no brincar. Tais marcas não são localizadas apenas nas estações climáticas, mas nas significações simbólicas diferentes. Constatou-se a existência de temporadas de brincadeiras, apesar das alterações do repertório lúdico e das condições em que é praticado.

Palavras-chave: Jogos. Educação. Brinquedos. Brincadeiras. Crianças. Educação. Sazonalidade. Educação.

Downloads 860  860  Tamanho do arquivo 11.36 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!A música e a construção do conhecimento histórico em aula Popular Versão: PDF
Atualização:  28/10/2011
Descrição:
DUARTE, Milton Joeri Fernandes. O principal objetivo desta pesquisa foi demonstrar a importância da música para a construção do conhecimento histórico de alunos e professores. A consciência histórica mediada pela linguagem musical revela uma forte carga afetiva, pois faz parte de uma memória pessoal e modelo de referência para a apreensão e assimilação das novas audições, similares ou não as anteriores, revelando assim o que podemos chamar de consciência musical dos sujeitos envolvidos. A importância da música em sala de aula encontra-se principalmente relacionada à própria natureza da linguagem musical, pois só pode ser percebida única e exclusivamente em e mediante o tempo, alimentando-se de uma memória afetiva que se transforma em uma consciência musical no presente, facilitando as narrativas, reflexões, práticas ou interpretações históricas dos alunos e da professora.
Palavras-chave: Música, consciência histórica, linguagem musical,memória e consciência musical.

Downloads 3424  3424  Tamanho do arquivo 1.36 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-144004/fr.php
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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!O teatro no circo brasileiro - Estudo de caso: circo-teatro pavilhão Arethuzza Popular Versão: PDF
Atualização:  28/10/2011
Descrição:
ANDRADE, José Carlos dos Santos. O tema de “O circo teatro - Um estudo de caso: o Pavilhão Aretuzza” é o circo-teatro e tem foco nas atividades do Circo Pavilhão
Arethuzza, desde seu surgimento no século XIX, até o encerramento de suas atividades em 1964. A pesquisa aborda um panorama histórico das primeiras manifestações circenses e teatrais em terras brasileiras. Apresenta os fatores responsáveis pela união do circo com o teatro, incluindo a gripe espanhola de 1918, que deram origem ao novo gênero. Enfatiza a entrada do circo para o teatro, observando este momento pelo ângulo espacial e de como o palco, nos moldes italianos, instalou-se debaixo da tenda circense. Investiga a estética teatral circense de quando o espetáculo teatral passou a fazer parte das atrações circenses. Analisa os diversos
gêneros desse período, incluindo o melodrama, que caiu no gosto do público. Mostra ainda como as personagens foram divididas em tipos, tomando como base o físico e temperamento dos atores. Cenografia, figurinos, música e ensaios são aspectos detalhados ao longo do trabalho. A tese aprofunda estudos na trajetória e no encontro das famílias Viana, Santoro e Neves, que em pouco tempo se tornaram a companhia mais bem sucedida nas apresentações de circo-teatro, com destaque na qualidade de suas montagens e agindo como difusora da cultura teatral em nosso país. O estudo mostra que o circo-teatro, além de contribuir com uma estética própria, constituiu-se durante muitos anos em um dos mais importantes veículos de difusão da arte teatral em praças não alcançadas pelas companhias convencionais de teatro, radicadas nas grandes cidades.
Palavras-chave: Teatro, circo, Pavilhão Arethuzza.

Downloads 99463  99463  Tamanho do arquivo 6.52 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-16022011-115000/fr.php
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Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Música na escola: desafios e perspectivas na formação contínua de educadores da rede pública Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila

Esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de projetos de formação contínua de educadores da rede pública, que trabalham com ensino de música na escola de Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. A investigação compreende duas fases. A primeira dialogando e refletindo sobre contribuições de Caldeira Filho e do Experimental da Lapa, dentre outros, referentes a música na escola. A segunda descrevendo e analisando o projeto de pesquisa-ação Tocando, cantando,...fazendo música com crianças, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, (SP), apresentando considerações para o desenvolvimento de projetos de formação contínua de educadores em ensino de música, capazes de promover a superação da barreira do ensino tradicional, desenvolvendo a linguagem sonora e musical e a produção de conhecimentos sobre ensino de música para crianças, a partir da incorporação de novos paradigmas de ensino. Orientaram-me os seguintes objetivos: Contribuir com a produção de conhecimentos para desenvolver projetos de formação contínua de educadores da rede pública, em ensino de música para crianças; propiciar ao educador em exercício na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, em processo de formação contínua, saber música e saber ser educador que trabalha com música. Procedi a uma pesquisa qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação colaborativa/comunicacional. A análise dos dados recolhidos ao longo do desenvolvimento do projeto resulta em princípios norteadores de Projetos de Formação Contínua de Educadores, para a superação do modelo tradicional de ensino de música, propiciadores da incorporação de novos paradigmas de ensino. São eles: construídos a partir dos docentes, de suas experiências profissionais, de seus conhecimentos e desconhecimentos de música e do ensino de música; privilegiam o lócus da escola como espaço de construção, inscrevem-se em seu Projeto Político Pedagógico; são de realização interdisciplinar; e no modo de pesquisa-intervenção, procedimento indispensável para cobrir pontos fundamentais em projetos de Formação Contínua de Professores de Música para crianças, quais sejam: 1. proceder a avaliação diagnóstica, processual e final; 2. articular o trabalho escolar de prática de ensino-investigativa, com trabalho de pesquisa-ensino da Universidade; 3. dar conta de importantes funções de um ensino produtivo de música: a) que providencie ensino de música como linguagem, incluindo música popular de tradição à erudita; b) que resulte na produção de conhecimento sobre ensino de música, no registro desse conhecimento produzido e em sua socialização através de escrita, publicação de artigos, participação em Congressos; c) que se realize de forma contextualizada, envolvendo profissionais de música e ensino de música, bem como amadores da comunidade onde a escola se situa.

Palavras-chave: Música como linguagem e como forma de expressão. Produção de conhecimento sobre ensino de música para crianças. Projeto de formação contínua de educadores em ensino de música para crianças. Saber música e saber ser educador que trabalha com ensino de música.

Downloads 789  789  Tamanho do arquivo 16.83 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
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