Educadores

Ínicio : Arte : Teses : 

Produções de Profissionais da Seed: Teses (0)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Museus projetados por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006: o programa como coadjuvante Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Simone Neiva Loures

Este trabalho consiste em uma investigação aprofundada da arquitetura dos museus projetados por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006. O período estudado abrange praticamente todas as fases da carreira do arquiteto. Os limites temporais são definidos pelo Palácio das Artes, o primeiro museu criado, e pelo Museu Nacional de Brasília, o último museu construído. Nosso objetivo foi compreender o papel do programa como coadjuvante dentro da metodologia projetual de Niemeyer, a partir da hipótese de que, nos projetos de museus, sua preferência pela definição formal e o desejo de evidenciar os desafios da técnica levaram-no a elaborar parte do programa que criou, justificando assim a volumetria projetada e construída. A investigação possibilitou afirmar que Niemeyer utilizou, durante décadas, nos museus que projetou, um programa arquitetônico simples, e que nos museus de maior escala, que efetivamente construiu – Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1991-1996), Museu Oscar Niemeyer (2000-2002) e Museu Nacional de Brasília (1999-2006) – Acrescentou a esse programa simples atividades que nasceram, fundamentalmente, em razão de questões formais e estruturais.

Palavras-chave: Oscar Niemeyer. Museu. Programa. Forma e estrutura.

Downloads 2896  2896  Tamanho do arquivo 13.30 MB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!A música e a construção do conhecimento histórico em aula Popular Versão: PDF
Atualização:  28/10/2011
Descrição:
DUARTE, Milton Joeri Fernandes. O principal objetivo desta pesquisa foi demonstrar a importância da música para a construção do conhecimento histórico de alunos e professores. A consciência histórica mediada pela linguagem musical revela uma forte carga afetiva, pois faz parte de uma memória pessoal e modelo de referência para a apreensão e assimilação das novas audições, similares ou não as anteriores, revelando assim o que podemos chamar de consciência musical dos sujeitos envolvidos. A importância da música em sala de aula encontra-se principalmente relacionada à própria natureza da linguagem musical, pois só pode ser percebida única e exclusivamente em e mediante o tempo, alimentando-se de uma memória afetiva que se transforma em uma consciência musical no presente, facilitando as narrativas, reflexões, práticas ou interpretações históricas dos alunos e da professora.
Palavras-chave: Música, consciência histórica, linguagem musical,memória e consciência musical.

Downloads 3458  3458  Tamanho do arquivo 1.36 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-144004/fr.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!A Arte dos “Quadrinhos” e o Literário: a contribuição do diálogo entre o Verbal e o Visual Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de

A interação entre diferentes linguagens e meios artísticos é uma das marcas presente no processo de comunicação humana, sobretudo hoje em dia. Um dos aspectos que se destaca nessa interação é a constante revisitação de obras que são re-elaboradas em diferentes suportes comunicativos. É o que ocorre quando temos o diálogo entre os quadrinhos e a literatura, artes que trabalham com a narratividade e que trazem em si peculiaridades que as definem como importantes meios de veiculação e propagação de idéias, valores e ideologias. Nesse estudo procuramos abordar a relação entre os dois meios artísticos destacando se tal diálogo propicia uma reprodução ou questionamento das tradições culturais, atualizando-as (ou não) a partir de sua transposição de uma arte para outra. A partir de teorias que versam sobre quadrinhos, intertextualidade, dialogismo, história da arte e da literatura e outras, traçamos um painel das diversas relações que se estabelecem entre obras criadas nos quadrinhos a partir do material literário, e que se revelam por meio de uma gradação em que temos desde obras que remetem diretamente ao texto clássico literário até aquelas que procuram fazer dos elementos oriundos da literatura um mote para o desenvolvimento de novas produções em quadrinhos. Também num movimento contrário, procuramos mostrar como os quadrinhos fornecem material para a criação de obras na literatura e como sua linguagem múltipla pode atuar em conjunto com o texto literário para a construção de obras mistas.

Palavras-chave: Quadrinhos. Literatura. Linguagem. Narrativas. Dialogismo.

Downloads 6157  6157  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Dança e gênero na escola: formas de ser e viver mediadas pela educação estética Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KUNZ, Maria do Carmo Saraiva

O objetivo desta tese foi analisar a relação de escolares, meninos e meninas, com a dança e outras atividades expressivas e a relação entre alunos e alunas nas vivências da dança, para entender-se, tanto as possibilidades de exclusão/interacção de género nas vivências da dança, como as possibilidades da dança como conteúdo formativo e performativo para ambos os sexos na escola.

Downloads 11324  11324  Tamanho do arquivo 1.31 MB  Plataforma Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técn  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!Do Cubismo Musical: uma investigação em estética comparada Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
LIAN, Antonio Henrique

Propõe-se, através de uma investigação em estética comparada, identificar elementos e obras musicais que correspondam ao conceito e à poética cubista de expressão artística. Para tanto, busca-se, inicialmente, o estabelecimento de um vocabulário mais amplo e, sobretudo, mais preciso para traçar equivalências entre a pintura, uma arte do espaço (Raumkunst), e a música, uma arte do tempo (Zeitkunst), desfazendo equívocos e possibilitando um ponto de encontro entre ambas as linguagens artísticas no plano da linguagem verbal. Em seguida, estudam-se, sob o ponto de vista musical, os principais elementos da poética cubista (figuratividade representacional, pluriperspectividade, abordagem metonímica, simultaneidade, formalismo e peculiar relação frente-fundo) para, finalmente, analisarem-se movimentos e obras musicais que forneçam subsídios e demonstrações à tese.

Palavras-chave: Filosofia. Estética comparada. Musicologia. História da arte.

Downloads 17306  17306  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Teses
Fazer Download agora!O teatro no circo brasileiro - Estudo de caso: circo-teatro pavilhão Arethuzza Popular Versão: PDF
Atualização:  28/10/2011
Descrição:
ANDRADE, José Carlos dos Santos. O tema de “O circo teatro - Um estudo de caso: o Pavilhão Aretuzza” é o circo-teatro e tem foco nas atividades do Circo Pavilhão
Arethuzza, desde seu surgimento no século XIX, até o encerramento de suas atividades em 1964. A pesquisa aborda um panorama histórico das primeiras manifestações circenses e teatrais em terras brasileiras. Apresenta os fatores responsáveis pela união do circo com o teatro, incluindo a gripe espanhola de 1918, que deram origem ao novo gênero. Enfatiza a entrada do circo para o teatro, observando este momento pelo ângulo espacial e de como o palco, nos moldes italianos, instalou-se debaixo da tenda circense. Investiga a estética teatral circense de quando o espetáculo teatral passou a fazer parte das atrações circenses. Analisa os diversos
gêneros desse período, incluindo o melodrama, que caiu no gosto do público. Mostra ainda como as personagens foram divididas em tipos, tomando como base o físico e temperamento dos atores. Cenografia, figurinos, música e ensaios são aspectos detalhados ao longo do trabalho. A tese aprofunda estudos na trajetória e no encontro das famílias Viana, Santoro e Neves, que em pouco tempo se tornaram a companhia mais bem sucedida nas apresentações de circo-teatro, com destaque na qualidade de suas montagens e agindo como difusora da cultura teatral em nosso país. O estudo mostra que o circo-teatro, além de contribuir com uma estética própria, constituiu-se durante muitos anos em um dos mais importantes veículos de difusão da arte teatral em praças não alcançadas pelas companhias convencionais de teatro, radicadas nas grandes cidades.
Palavras-chave: Teatro, circo, Pavilhão Arethuzza.

Downloads 110794  110794  Tamanho do arquivo 6.52 KB  Plataforma Universidade de São Paulo - USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-16022011-115000/fr.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3)