Categoria: Arte Teses |
Do Cubismo Musical: uma investigação em estética comparada |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
LIAN, Antonio Henrique
Propõe-se, através de uma investigação em estética comparada, identificar elementos e obras musicais que correspondam ao conceito e à poética cubista de expressão artística. Para tanto, busca-se, inicialmente, o estabelecimento de um vocabulário mais amplo e, sobretudo, mais preciso para traçar equivalências entre a pintura, uma arte do espaço (Raumkunst), e a música, uma arte do tempo (Zeitkunst), desfazendo equívocos e possibilitando um ponto de encontro entre ambas as linguagens artísticas no plano da linguagem verbal. Em seguida, estudam-se, sob o ponto de vista musical, os principais elementos da poética cubista (figuratividade representacional, pluriperspectividade, abordagem metonímica, simultaneidade, formalismo e peculiar relação frente-fundo) para, finalmente, analisarem-se movimentos e obras musicais que forneçam subsídios e demonstrações à tese.
Palavras-chave: Filosofia. Estética comparada. Musicologia. História da arte.
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Categoria: Arte Teses |
Museus projetados por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006: o programa como coadjuvante |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GONÇALVES, Simone Neiva Loures
Este trabalho consiste em uma investigação aprofundada da arquitetura dos museus projetados por Oscar Niemeyer de 1951 a 2006. O período estudado abrange praticamente todas as fases da carreira do arquiteto. Os limites temporais são definidos pelo Palácio das Artes, o primeiro museu criado, e pelo Museu Nacional de Brasília, o último museu construído. Nosso objetivo foi compreender o papel do programa como coadjuvante dentro da metodologia projetual de Niemeyer, a partir da hipótese de que, nos projetos de museus, sua preferência pela definição formal e o desejo de evidenciar os desafios da técnica levaram-no a elaborar parte do programa que criou, justificando assim a volumetria projetada e construída. A investigação possibilitou afirmar que Niemeyer utilizou, durante décadas, nos museus que projetou, um programa arquitetônico simples, e que nos museus de maior escala, que efetivamente construiu – Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1991-1996), Museu Oscar Niemeyer (2000-2002) e Museu Nacional de Brasília (1999-2006) – Acrescentou a esse programa simples atividades que nasceram, fundamentalmente, em razão de questões formais e estruturais.
Palavras-chave: Oscar Niemeyer. Museu. Programa. Forma e estrutura.
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Categoria: Arte Teses |
Meios místicos de reprodução social: arte e estilo na cerâmica funeraŕia da Amazônia antiga |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
BARRETO, Cristiana Nunes Galvão de Barros
O presente trabalho propõe um enfoque na arte e no estilo da cerâmica arqueológica funerária da Amazônia com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre as formas de organização social e as dinâmicas pré-coloniais de ocupação humana da região. Utilizando-nos de conceitos da antropologia social e da antropologia da arte sobre estilo e agência, analisamos os objetos rituais funerários enquanto mediadores e transformadores das relações sociais. Uma incursão exploratória na etnologia de rituais funerários, em particular nas implicações do perspectivismo ameríndio sobre as concepções de humanidade, ancestralidade, morte, corpo e alma na Amazônia, somada a um breve panorama da variabilidade estilística das urnas antropomorfas das diferentes tradições e fases cerâmicas arqueológicas, propomos alguns parâmetros comparativos para a correlação entre estilos funerários e formas de reprodução social. Os parâmetros propostos são então verificados para o caso particular de um conjunto de urnas funerárias da fase marajoara. Concluímos que a cerâmica ritual e, em particular a funerária, apresenta um enorme potencial analítico para resolvermos algumas incongruências epistemológicas que tem se apresentado entre a arqueologia e a etnologia da Amazônia, notadamente sobre os diferentes princípios de organização social das sociedades do passado e do presente.
Palavras-chave: Arqueologia da Amazônia. Arte e arqueologia. Estilo e arqueologia. Arqueologia da morte. Rituais funerários.
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Categoria: Arte Teses |
Ensinar e aprender a ver |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
VIANNA, Rachel de Sousa
Esta pesquisa aborda o processo de ensinar e aprender a ver sob diferentes ângulos. Em sua primeira parte,utiliza o método genético proposto pela teoria sociocultural para investigar o desenvolvimento da percepção visual na filogênese, na história social e na ontogênese. A segunda parte tem como objetivo mapear o papel da percepção visual nas propostas educativas de apreciação, fruição e leitura de imagens e objetos. O estudo da literatura revelou três tendências nas metodologias que privilegiam o desenvolvimento da percepção visual: a visual-verbal, a modernista e a semioticista. Em uma pesquisa de campo realizada na Universidade Roehampton, em Londres, foram entrevistados oito profissionais envolvidos na definição de políticas educacionais e na formação de professores de arte e design na Inglaterra. Os resultados indicaram que não existe consenso a respeito dos conhecimentos e habilidades necessários para engajar os estudantes no diálogo com obras de arte, nem sobre o papel dos conceitos visuais neste processo. A terceira e última parte da investigação consistiu em uma pesquisa de campo no Brasil. A coleta de dados foi feita através da gravação em áudio de três aulas de apreciação de imagens em organizações não governamentais que se dedicam ao ensino de artes e de duas visitas guiadas em museus de arte. Para analisar os dados, foi utilizada uma versão adaptada da ferramenta sociocultural de Eduardo Mortimer e Phil Scott (2002; 2003). Esta ferramenta, originalmente desenvolvida para o ensino de ciências, tem como foco o processo de construção de significados através do diálogo da sala de aula. Sua versão adaptada para o ensino de artes visuais se mostrou um instrumento capaz de revelar com detalhes o que se passa nas aulas e visitas guiadas, tanto pela possibilidade de mapear os aspectos da experiência estética privilegiados pelo professor como pela clareza com que permite descrever a metodologia utilizada. Uma comparação entre as atividades de apreciação e leitura nas cinco instituições aponta uma grande diversidade de abordagens e metodologias. Os resultados indicam, portanto, que não há uma concepção comum sobre objetivos, conteúdos e métodos que indicie a existência de um gênero de discurso no ensino de artes visuais no Brasil.
Palavras-Chave: Arte-educação. Percepção visual. Métodos de ensino. Análise do discurso.
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Categoria: Arte Teses |
A Arte dos “Quadrinhos” e o Literário: a contribuição do diálogo entre o Verbal e o Visual |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de
A interação entre diferentes linguagens e meios artísticos é uma das marcas presente no processo de comunicação humana, sobretudo hoje em dia. Um dos aspectos que se destaca nessa interação é a constante revisitação de obras que são re-elaboradas em diferentes suportes comunicativos. É o que ocorre quando temos o diálogo entre os quadrinhos e a literatura, artes que trabalham com a narratividade e que trazem em si peculiaridades que as definem como importantes meios de veiculação e propagação de idéias, valores e ideologias. Nesse estudo procuramos abordar a relação entre os dois meios artísticos destacando se tal diálogo propicia uma reprodução ou questionamento das tradições culturais, atualizando-as (ou não) a partir de sua transposição de uma arte para outra. A partir de teorias que versam sobre quadrinhos, intertextualidade, dialogismo, história da arte e da literatura e outras, traçamos um painel das diversas relações que se estabelecem entre obras criadas nos quadrinhos a partir do material literário, e que se revelam por meio de uma gradação em que temos desde obras que remetem diretamente ao texto clássico literário até aquelas que procuram fazer dos elementos oriundos da literatura um mote para o desenvolvimento de novas produções em quadrinhos. Também num movimento contrário, procuramos mostrar como os quadrinhos fornecem material para a criação de obras na literatura e como sua linguagem múltipla pode atuar em conjunto com o texto literário para a construção de obras mistas.
Palavras-chave: Quadrinhos. Literatura. Linguagem. Narrativas. Dialogismo.
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Categoria: Arte Teses |
Geografia e Arte no Ensino Fundamental: reflexões teóricas e procedimentos metodológicos par |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MYANAKI, Jacqueline
O principal objetivo desta pesquisa consiste no estudo, desenvolvimento e aplicação de um conjunto de procedimentos metodológicos introdutórios para leitura e percepção da paisagem geográfica, direcionados ao ensino fundamental. Trata-se de uma proposta de articulação de conteúdos de Arte e Geografia baseada na noção de paisagem como texto não-verbal, cuja organização dos procedimentos de leitura recorre a subsídios da semiótica. Os conteúdos de Arte explorados nesta tese buscam identificar as transformações da noção polissêmica de paisagem, concentrando-se no abstracionismo informal e nas paisagens do pintor brasileiro Antônio Bandeira – um dos principais representantes dessa tendência no Brasil – a fim de possibilitar um processo alternativo de percepção estética da paisagem. Os conteúdos de Geografia alinham-se principalmente com as pesquisas recentes da Geografia Cultural, que após receberem múltiplas contribuições e influências, tais como da Antropologia, da História, da Filosofia fenomenológica e existencialista, concebe a paisagem como texto e como marca e matriz cultural, principais abordagens nas quais esta pesquisa inspirou-se. Após a reflexão teórica, foi realizado o experimento de uma parcela dos procedimentos metodológicos propostos, com alunos de 7a série. Os resultados demonstraram que é possível uma mudança na percepção e leitura da paisagem geográfica, quando os modelos de paisagem também são modificados. Verificou-se: abandono da perspectiva e incorporação de vários pontos de vista numa mesma paisagem (visão horizontal, vertical e oblíqua); adição das sensações olfativas, auditivas e táteis; o consentimento da escala afetiva na representação dos elementos; possibilidade de vínculo com o aprendizado das representações cartográficas, dado o caráter abstrato das pinturas de paisagens contemporâneas; a leitura não-verbal como estímulo à expressão verbal; alto grau de interesse dos alunos não só pelos conteúdos desenvolvidos, mas principalmente pelas estratégiasenvolvendo arte e pintura a guache.
Palavras-chave: Geografia. Ensino. Paisagem. Arte Abstrata. Interdisciplinaridade.
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Categoria: Arte Teses |
Temporadas de Brincadeiras |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GUERRA, Vera Lucia
Este trabalho investigou a existência de marcas de sazonalidade no repertório lúdico infantil, verificando as relações entre lúdico, calendários, condições climáticas, elementos da flora e da fauna, festa e eventos sociais e religiosos, crenças, comércio e meios de comunicação. Cada jogo, brinquedo ou brincadeira foi analisado em seu contexto, considerando o período, o espaço e o ambiente em que foi realizado. A pesquisa qualitativa seguiu por caminhos da etnografia, da antropologia e da história cultural, e usou três tipos de fontes. O primeiro, constituído pelos registros dos estudiosos do brinquedo e do folclore brasileiro, português e espanhol, e textos memorialísticos e autobiográficos de autores brasileiros. O segundo, constituído por agências governamentais, grupos de preservação da cultura, artistas e museus portugueses, espanhóis, franceses, italianos e brasileiros. O terceiro refere-se à pesquisa empírica realizada em espaço de lazer e de circulação na zona urbana de Maracaju (MS). A comparação e análise dos dados indicam que as práticas lúdicas acompanham as transformações ocorridas na natureza, nos modos de produção, comunicação e de organização social de cada grupo. Dessa estreita ligação evidenciam-se as marcas sazonais, ou os fatores que favorecem ou interferem no brincar. Tais marcas não são localizadas apenas nas estações climáticas, mas nas significações simbólicas diferentes. Constatou-se a existência de temporadas de brincadeiras, apesar das alterações do repertório lúdico e das condições em que é praticado.
Palavras-chave: Jogos. Educação. Brinquedos. Brincadeiras. Crianças. Educação. Sazonalidade. Educação.
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1037 11.36 MB Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/ |
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