Categoria: Química Artigos |
A Química dos Agrotóxicos  |
Versão: 2012 Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; ZAPPE, Janessa Aline
Este trabalho descreve a história dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química, bem como as consequências de sua utilização no meio ambiente e para a saúde do trabalhador. Ao longo dos tempos, o homem sempre procurou maneiras de combater as pragas que afetam suas plantações, utilizando desde os rituais religiosos até o julgamento de pragas em tribunais eclesiásticos. Produtos químicos utilizados na agricultura para controlar pragas e doenças de plantas, os agrotóxicos são consequentemente os responsáveis pelo aumento da produção agrícola e pelo crescimento da população. Entretanto, podem causar doenças e intoxicações se forem utilizados sem os cuidados necessários, como os equipamentos de proteção individual. Por isso, a conscientização dos estudantes acerca das implicações da utilização dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química estudados no ensino médio tornam-se importantes para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade.
Palavras-chave: Agrotóxicos. Ensino de química. Meio ambiente.
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833 0 bytes QNEsc, Vol. 34, No 1, Fevereiro, 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/ |
Categoria: Química Artigos |
O Debate como Estratégia em Aulas de Química  |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALTARUGIO, Maisa Helena; DINIZ, Manuela Lustosa; LOCATELLI, Diniz e Solange Wagner
Neste artigo, analisamos os depoimentos de professores de Química em formação continuada que experimentaram a estratégia do debate em suas salas de aula. O debate traz diversas vantagens para um ensino de Química e de ciências que, em geral, tenham como objetivo a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade, principalmente porque desenvolve nos alunos a habilidade da argumentação. Mostramos também que essa atividade, como prática incomum em aulas de ciências, representa uma alternativa para os docentes que procuram soluções mais criativas e motivadoras para suas aulas.
Palavras-chave: Debate. Estratégia de ensino. Argumentação.
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799 0 bytes QNESC. Vol. X, N° X, XXX 2009. |
Categoria: Química Artigos |
Bulas de Medicamentos, Vídeo Educativo e Biopirataria: Uma Experiência Didática em Uma Escola Públic  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LAUTHARTTE, Leidiane Caroline; FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Bulas de Medicamentos, Vídeo Educativo e Biopirataria: Uma Experiência Didática em Uma Escola Pública de Porto Velho – RO. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
O presente artigo relata uma sequência de ensino desenvolvida com o intuito de abordar conceitos químicos e promover a discussão de temas significativos aos estudantes. As atividades foram realizadas basicamente em quatro etapas: (i) leitura de bulas de medicamentos e exposição oral e escrita de suas principais características; (ii) apresentação e breve discussão de um vídeo sobre a síntese de fármacos seguido de registro escrito; (iii) leituras sobre biopirataria e realização de um debate por meio de um júri químico; (vi) avaliação geral da sequência a partir de cartas. As atividades desenvolvidas promoveram a participação dos estudantes e a exposição de seus pontos de vista, tanto mediante a escrita quanto oralmente. Ademais, o conjunto de atividades fomentou uma formação social mais ampla.
Palavras-chave: Atividades lúdicas. Leitura. Biopirataria.
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796 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Ensino de Química e Ambiente: as articulações presentes na revista química nova na escola (QNEsc)  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LATINI, Rose Mary; SOUZA, Adryana da Conceição.
O objetivo desta pesquisa é identificar na Revista Química Nova na Escola (QNEsc), desde a implementação dos PCN até o presente, como vem sendo articulada a interface Ensino de Química e Ambiente. A análise de conteúdo foi utilizada para identificação dos significados e concepções presentes. Os resultados apontam que somente dez anos após a incorporação da educação ambiental em documentos oficiais é que a publicação começa a caminhar para superação de uma visão tecnicista e preservacionista da questão ambiental e que esta produção é produto e produtora das práticas de sala de aula, onde os principais temas abordados são: lixo, água e atmosfera. Aponta-se a necessidade de maior problematização da questão ambiental nas publicações veiculadas na revista visando proporcionar um Ensino de Química que incorpore a complexidade ambiental e que, por conseguinte, tenha por intuito aumentar a compreensão da ciência e do saber científico para sociedade.
Palavras-chave: Ensino de Química. Educação Ambiental. QNEsc.
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792 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 143-159, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânic  |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
SANTOS, Paloma Nascimento dos; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
O presente artigo descreve uma intervenção didática desenvolvida com estudantes de duas turmas do 3ª ano do ensino médio, nas quais se utilizou um filme comercial para abordagem dos conteúdos de funções orgânicas e bioquímica. As atividades incluíram resgate de conceitos prévios dos alunos após a exibição do filme, discussão e socialização de conhecimentos e produção de textos baseados na temática química dos perfumes.
Palavras-chave: Cinema. Perfumes. Química orgânica.
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783 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Algo Aqui Não Cheira Bem... A Química do Mau Cheiro  |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SILVA, Vitor de Almeida; BENITE, Anna Maria Canavarro; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa
O presente trabalho busca explorar o universo dos odores como uma forma de oferecer aos professores de ciências uma nova maneira de contextualizar alguns temas da química, explorando, para isso, o sistema olfativo. Culturalmente, associamos o mau cheiro a situações que nos alertam perigo ou a fenômenos que exigem grande cautela. Geralmente essas sensações de estresse psicológico fazem com que o nosso cérebro memorize o odor que está associado a tais situações. Ao relembrar do odor, lembramo-nos do momento vivido e procuramos evitá-lo novamente. É exatamente esse processo de significância que o odor atribui a um momento de estresse ou perigo que o artigo explora que auxiliará na abordagem de conteúdos de ciências. Por meio do olfato, espera-se desenvolver melhor o campo dos modelos mentais pela sensação que o odor é capaz de provocar, desmistificando a ideia de que os experimentos visuais são o tipo que mais apresentam significância aos experimentos de ciências.
Palavras-chave: Mau cheiro. Sistema olfativo. Ensino de química.
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763 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N. 1, fev. 2011 |
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