Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Os Níveis de Representação no Ensino de Química e as Categorias da Semiótica de Peirce Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
WARTHA, Edson José; REZENDE, Daisy de Brito

Este trabalho apresenta um panorama das pesquisas em Educação Química que tratam da questão da representação do conhecimento químico. Focalizamos nosso estudo naqueles trabalhos que contemplam o modelo dos três diferentes níveis do conhecimento químico propostos por Alex Johnstone, procurando realizar uma reflexão sobre esses estudos ao mesmo tempo em que procuramos estabelecer algumas relações da representação do conhecimento químico com a teoria da Semiótica de Charles Sanders Peirce.

Palavras-chave: Níveis de representação do conhecimento químico. Semiótica. Ensino de Química.

Downloads 861  861  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – 16(2), pp. 275-290, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da Ciência, História da Ciênca e Psicanálise: analogias para o ensino de ciências Popular Versão: 1997
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
VILLANI, Alberto. et al.

São apresentadas várias analogias e metáforas, construídas a partir de resultados alcançados na Filosofia da Ciência, na História da Ciência e na Psicanálise, e utilizadas para interpretar o ensino e a aprendizagem das Ciências. São discutidos o alcance e os limites de tais analogias. Considerações de caráter mais geral sobre a elaboração e o funcionamento das analogias finalizam o trabalho.

Downloads 842  842  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Cat. Ens. Fis., v.14, n1: p.37-55, abr. 1997  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Alimentar: Uma Proposta de Redução do Consumo de Aditivos Alimentares Popular Versão: 2012
Atualização:  19/2/2013
Descrição:
ALBUQUERQUE, Miriane V.; SANTOS, Silvânio A.; CERQUEIRA, Nely T. V.; SILVA, José A.

Apresenta a reeducação alimentar por meio da redução do consumo de alimentos aditivados. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: a) aplicação de dois questionários; b) discussão do tema em sala; c) análise dos rótulos; d) lanches coletivos; e e) mostra de conhecimentos. Os alimentos mais consumidos: frituras, massas, refrigerantes e biscoitos. Os aditivos identificados pertencem às classes dos aromatizantes, conservantes, acidulantes e edulcorantes. Os alunos tentaram mudar os seus hábitos alimentares por intermédio da inclusão de alimentos saudáveis e essa iniciativa foi transmitida à comunidade na Mostra de Conhecimentos. As atividades neste trabalho permitiram observar que os aditivos mais prejudiciais à saúde são os conservantes nitritos presentes nos defumados e nas carnes enlatadas que, consumidos em demasia, causam câncer. Tal conhecimento possibilitou a tentativa de mudança dos estudantes de hábitos alimentares adquiridos em família, escola, mídia e pelo ritmo de vida.

Palavras-chave: Aditivos alimentares. Reeducação alimentar. Saúde

Downloads 827  827  Tamanho do arquivo 3.17 KB  Plataforma QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 51-57, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil Popular Versão: 2006
Atualização:  25/10/2011
Descrição:
OLIVEIRA, Luiz Henrique Milagres de; CARVALHO, Regina Simplício. Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista. Universidade Federal de Viçosa, v. 3, Viçosa, MG, 2006.

São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.

Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.

Downloads 818  818  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ponto de Vista, V. 3  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Terminologias Químicas em Libras: A Utilização de Sinais na Aprendizagem de Alunos Surdos Popular Versão: 2011
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SOUSA, Sinval Fernandes de; SILVEIRA, Hélder Eterno da.

No presente trabalho, apresentamos reflexões e apontamentos sobre a utilização de sinais referentes às terminologias químicas na língua brasileira de sinais. O trabalho revela a dificuldade dos professores de química em abordar esse conteúdo para pessoas com deficiência auditiva. Mostra ainda a relação entre intérpretes, professores e alunos surdos, bem como o processo de apropriação e utilização de alguns sinais por alunos surdos em aulas de química na cidade de Uberlândia (MG) e suas relações com os conceitos químicos.

Palavras-chave: Libras. Terminologias químicas. Surdez.

Downloads 814  814  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 1, fev. 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Políticas de Currículo para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: o Caso da Disciplina Química Popular Versão: 2006
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
ABREU, Rozana Gomes de; LOPES, Alice Casimiro

Este artigo apresenta a análise, com foco na disciplina Química e na área de Ciências, da proposta curricular para o Ensino Médio no Rio de Janeiro, elaborada pela Secretaria de Educação do Estado e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com base em ensinamentos de Ball, defendemos que a proposta, apesar de estar sintonizada com os discursos mais atuais das áreas de pesquisa em ensino de Química, reforçando um caráter mais crítico, promove um discurso prescritivo sobre as escolas.

Palavras-chave: Disciplina escolar Química. Política de currículo. Proposta Curricular.

Downloads 809  809  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CONTEXTO e EDUCAÇÃO, Ano 21 nº 76 Jul./Dez  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O computador no ensino de química: Impressões versus realidade. Em Foco as escolas públicas da Baixa Popular Versão: 2008
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
BENITE, Anna Maria Canavarro; BENITE, Cláudio Roberto Machado

O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação tem atraído atenção generalizada. Esse panorama permite diferentes leituras sobre a utilização de computadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, este artigo relata uma reflexão em bases sócio-históricas e culturais, sobre a compreensão das potencialidades e limitações do uso do computador em Escolas do Ensino Médio da Rede Pública da Baixada Fluminense, para o Ensino de Química. Algumas considerações gerais, referentes às primeiras experiências desta utilização concluem nossa apresentação da investigação.

Palavras -Chave : TIC. Ensino de química. Ensino médio.

Downloads 800  800  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 10,   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula Popular Versão: 2012
Atualização:  19/2/2013
Descrição:
CUNHA, Márcia Borin

No ensino de química, os jogos têm ganhado espaço nos últimos anos, mas é necessário que a utilização desse recurso seja pensada e planejada dentro de uma proposta pedagógica mais consistente. É indispensável que professores e pesquisadores em Educação Química reconheçam o real significado da educação lúdica para que possam aplicar os jogos adequadamente em suas pesquisas e nas aulas de química. É nesse contexto que este artigo pretende contribuir, trazendo alguns referenciais teóricos e aspectos pedagógicos que devem ser levados em consideração quando se pretendem desenvolver atividades com jogos didáticos nas aulas de química.

Palavras-chave: Recursos didáticos. Jogos. Educação lúdica

Downloads 796  796  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEes, Vol. 34, N° 2, p. 92-98, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Alcoolismo e Educação Química Popular Versão: 2012
Atualização:  24/1/2013
Descrição:
LEAL, Murilo C.; ARAÚJO, Denilson A.; PINHEIRO Paulo César

O tema alcoolismo é abordado considerando aspectos históricos, socioculturais, científicos e filosóficos associados a consumo de bebidas alcoólicas e seus efeitos no organismo humano, perigos e benefícios do consumo de álcool, legislação, tratamento e sugestões de atividades para desenvolver o tema em sala de aula.

Palavras-chave: Etanol. Alcoolismo. Ensino de química

Downloads 792  792  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vol. 34, N° 2, p. 58-66, MAIO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação de Professores de Química: Concepções e Proposições Popular Versão: 2008
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
GAUCHE, Ricardo. et al.

O presente trabalho apresenta uma experiência da Universidade de Brasília (UnB), no que tange às suas contribuições para o avanço do ensino de química e da formação de professores de química. Para tanto, contém a síntese da história, dos pressupostos do respectivo projeto pedagógico e das ações desenvolvidas no âmbito do curso de Licenciatura em Química da UnB. Trata-se de contribuição na perspectiva de ampliar a explicitação, socialização e análise de suas características, bem como de resultados na prática do ensino escolar de Química.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Química. Licenciatura em Química.

Downloads 785  785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n.27, fev. 2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »