Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A contextualização no ensino de cinética química Popular Versão: 2000
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
LIMA, Jozária de Fátima Lemos de; PINA, Maria do Socorro Lopes; BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares

A contextualização no ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que procura aproximar o dia a dia dos alunos do conhecimento científico. Tais ações, em disciplinas complexas como a química, são extremamente importantes. Este artigo exemplifica a utilização da conservação dos alimentos no ensino de cinética química por duas professoras do ensino médio.

Palavras-chave: Cinética química. Contextualização. Conservação de alimentos.

Downloads 1275  1275  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, N. 11, MAIO 2000.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Livro Didático de Química nas Concepções de Professores do Ensino Médio da Região Sul da Bahia Popular Versão: 2011
Atualização:  4/12/2013
Descrição:
MAIA, Juliana de Oliveira; SÁ, Luciana Passos; MASSENA, Elisa Prestes; WARTHA, Edson José

Questões relacionadas ao Livro Didático (LD) no Ensino de Ciências têm sido amiúde discutidas em trabalhos reportados na literatura. Na presente pesquisa, tivemos como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos LDs adotados no ensino médio por professores de Química de escolas estaduais das cidades de Ilhéus e Itabuna, situadas na região sul da Bahia. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentre outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do LD por professores atuantes na educação básica.

Palavras-chave: Formação de Professores. Livro Didático. Ensino de Química.

Downloads 1262  1262  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc Vol. 33, N° 2, MAIO  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Pa Popular Versão: 2009
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
NOGUEIRA, Luciano J.; MONTANARI, Carlos A.; DONNICI, Claudio L.

O presente artigo, apresentado como mini‐revisão, mostra uma breve introdução sobre a história da Química Medicinal
e a importância da influência da lipofilia no desenvolvimento de medicamentos evidenciando, dentre outras, as contribuições de Hipócrates, Galeno, Paracelsus, Overton, Ehrlich e Hansch.

Palavras‐chave: História da química medicinal. Hipócrates. Galeno. Paracelsus. Overton. Hansch. lipofilia.

Downloads 1239  1239  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Virtual de Química, V. 1, N. 3, jul.-set.,  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contribuições ao Debate sobre a Pesquisa do Professor da Educação Básica Popular Versão: 2010
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da

Neste texto discutimos sobre a pesquisa do professor da educação básica, tal como avaliada por experientes pesquisadores da universidade. É a terceira etapa de um programa de investigação sobre as relações entre o professor e a pesquisa. Pedimos a 12 membros de comitês avaliadores (CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, etc.) que examinassem uma seleção de trabalhos feitos por professores e nos dissessem as razões pelas quais os consideram ou não como pesquisas. A partir da análise dos julgamentos emitidos pelos avaliadores, nosso estudo chegou a constatações teóricas e práticas interessantes para o debate sobre limites e possibilidades de pesquisas feitas por professores, de modo especial no que se refere ao rigor esperado de toda pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa. Professor da educação básica. Avaliação.

Downloads 1228  1228  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Form. Doc., v. 03, n. 03, p. 86-107, ago./deZ  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Experiência de um Grupo de Professores Envolvendo Ensino de Química e Informática Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GABINI, Wanderlei Sebastião Gabini; DINIZ, Renato Eugênio da Silva

Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.

Palavras-chave: Ensino de Química. Informática. Formação de professores.

Downloads 1177  1177  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial de Professores de Física e Química sobre a Tecnologia e suas relações Sócio-Científ Popular Versão: 
Atualização:  25/7/2013
Descrição:
MARTINS, Isabel P.

Toma-se como ponto de partida a importância da tecnologia no estilo de vida e cultura das sociedades actuais, contribuindo para o seu desenvolvimento, e salientam-se alguns dos desequilíbrios existentes a nível planetário. Defende-se a importância da educação tecnológica, como via de acesso a uma cultura tecnológica, em contexto escolar, de modo a permitir a todos uma literacia científica. Analisa-se o caso português actual sobre a educação tecnológica na escolaridade obrigatória (9 anos). Discute-se a importância da formação de professores para uma adequada integração da dimensão tecnologia no movimento CTS para o ensino das ciências, e apresenta-se o modo como essa dimensão foi introduzida na formação inicial de professores de Física e Química, numa Universidade portuguesa, na disciplina de Didáctica das Ciências. Descreve-se o modelo de trabalho seguido e o impacto dos projectos desenvolvidos, quer nos alunos, quer nas escolas básicas e secundárias onde os jovens professores foram integrados.

Palavras-chave: Tecnologia. Relações Ciência-Tecnologia-Sociedade. Educação em Ciências. Educação tecnológica. Formação inicial de professores.

Downloads 1071  1071  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Despertar da Radioatividade ao Alvorecer do Século XX Popular Versão: 2011
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
LIMA, Rodrigo da Silva; PIMENTEL, Luiz Cláudio Ferreira; AFONSO, Júlio Carlos. O Despertar da Radioatividade ao Alvorecer do Século XX. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.

Este trabalho apresenta um resumo do impacto da radioatividade na vida cotidiana no início do século XX. O rádio foi considerado uma fantástica fonte de energia e de cura de doenças, tendo papel central no início da história da radioatividade. Muitos produtos com radioatividade adicionada e práticas médicas a envolvendo foram lançados. Decorridos cerca de 30 anos após a descoberta da radioatividade, a visão do ser humano acerca desta já era bastante diferente daquela do início do século XX.

Palavras-chave: Radioatividade. Rádio. Produtos com radioatividade adicionada.

Downloads 1052  1052  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanotecnologia, um tema para o Ensino Médio utilizando-se a abordagem CTSA Popular Versão: 2010
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
REBELLO, G. A. F. et al. Nanotecnologia, um tema para o Ensino Médio utilizando-se a abordagem CTSA – síntese de nanopartículas magnéticas a partir de materiais de baixo custo. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ) – Brasília, DF, Brasil – 21 a 24 de julho de 2010.

As nanopartículas magnéticas possuem várias aplicações industriais e biomédicas. Portanto, esta nova tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia é um tema de interesse para ser desenvolvido em sala de aula numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). A proposta deste trabalho foi a síntese de nanopartículas de magnetita.

Downloads 1010  1010  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XV ENEQ  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Construção de Sentidos para o Termo Ensino por Investigação no Contexto de um Curso de Formação Popular Versão: 
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SÁ, Eliane Ferreira de; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; AGUIAR JR; Orlando.

Neste trabalho apresentamos uma análise do esforço despendido por um grupo de tutores e coordenadores de um curso de pós-graduação lato senso em ensino de ciências envolvidos com a necessidade de compartilhar sentidos para o termo ensino por investigação. Para isso, analisamos os dados gerados a partir de notas pessoais de reuniões desse grupo ao longo de dois anos, de entrevistas realizadas com os tutores e da gravação de uma reunião do grupo que tratou especificamente do tema. Recorremos à Teoria da Enunciação de Bakhtin para compreender os sentidos postos em circulação pelos participantes, considerando-se as posições de cada um e as condições concretas da enunciação. Nossos resultados apontam as tensões que emergem das interações entre os sujeitos, marcadas por movimentos de consensos e dissensos. Permitem, ainda, caracterizar uma determinada perspectiva sobre ensino por investigação, assumida por este grupo, no contexto do trabalho de formação de professores de ciências.

Palavras chaves: Ensino por investigação. Formação de professores. Construção de sentidos. Teoria da enunciação.

Downloads 989  989  Tamanho do arquivo 1.96 KB  Plataforma IENCI – V16(1), pp. 79-102, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Poliuretano: De Travesseiros a Preservativos, um Polímero Versátil Popular Versão: 2009
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
CANGEMI, José Marcelo; SANTOS, Antonia Marli dos; CLARO NETO, Salvador

Desde que Otto Bayer, em 1937, produziu industrialmente os primeiros polímeros a partir de reações com ligações uretanas, a quantidade de materiais desenvolvidos com esse tipo de polimerização cresceu enormemente, a ponto de abranger diferentes segmentos de aplicação nos mais variados ramos da indústria, ocupando atualmente a sexta posição entre os plásticos mais vendidos no mundo. A aplicação mais recente, que vem sendo estudada por diversos pesquisadores, é a utilização do poliuretano como biomaterial. Utilizando-o como tema, espera-se contribuir para a formação de alunos e professores não somente do ponto de vista de conceitos químicos, mas também para a formação do cidadão, já que assuntos atuais como versatilidade do material, toxicidade das matérias-primas, custo e problemas socioambientais serão abordados no trabalho.

Palavras-chave: Poliuretano. Polímero. Biomater.

Downloads 942  942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, V. 31, n. 3, ago. 2009.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 »