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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Jogo Discursivo na Apropriação da Linguagem Científica por Alunos de Iniciação Científica em Química Popular Versão: 2011
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares.

Neste trabalho analisamos discursos ocorridos em laboratórios de pesquisa em Química envolvendo alunos de Iniciação Científica (IC) de uma universidade estadual paulista. Os discursos foram classificados de acordo com a tipologia do discurso, proposta por Eni Orlandi, em: autoritário (polo da paráfrase), polêmico (equilíbrio entre paráfrase e polissemia) e o lúdico (polo da polissemia). Durante um ano os diálogos entre dois alunos de IC e seus orientadores, foram gravados, transcritos e analisados. As análises realizadas indicam que o discurso do tipo autoritário encontrado no início do estudo, foi sendo gradativamente substituído pelos discursos polêmico e lúdico. Este deslocamento aponta para a contribuição da IC no fomento de qualidades importantes como a independência intelectual e o senso crítico dos alunos, além da sua importância no que diz respeito ao aprendizado de conteúdos de Química.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Iniciação Científica. Química.

Downloads 442  442  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V16(1), pp. 35-57, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares.

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.

Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.

Downloads 444  444  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA, v.4, n.1, p.89-115, maio 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanotecnologia e o Meio Ambiente: perspectivas e riscos Popular Versão: 2004
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
QUINA, F. H. Nanotecnologia e o Meio Ambiente: perspectivas e riscos. Química Nova, v. 27, n. 6, p. 1028-1029, 2004.

Carta encaminhada e publicada no editorial da Revista Química Nova, do Prof. Frank Quina, um dos diretores do CEPEMA (USP), onde é exposta uma reflexão sobre o desenvolvimento da nanotecnologia e seu impacto sobre o meio ambiente. A matéria é considerada de alta prioridade científica e merece a análise e reflexão de toda a comunidade Química

Downloads 446  446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visita Popular Versão: 2011
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia WOLINSKI, Alan Eduardo; AIRES, Joanez; GIOPPO, Christiane Gioppo; GUIMARÃES, Orliney.

Este estudo investigou a utilização do Parque da Ciência Newton Freire-Maia, um espaço de divulgação científica na região de Curitiba (PR), por professores e estudantes do ensino médio oriundos de colégios de autarquia estadual e privada. Dois questionários foram aplicados, um para professores e outro para estudantes, após a visita a esse parque com o objetivo de identificar se o professor estabeleceu e explicitou os objetivos para a visita. Os estudantes mostraram dificuldades para entender os objetivos da atividade fora da sala de aula, e isso nos permitiu perceber que há necessidade de mencionar claramente tais objetivos no planejamento por parte dos professores, além de planejar atividades preliminares e posteriores à atividade de forma que haja continuidade do trabalho após a visita no retorno ao ambiente escolar.

Palavras-chave: Centros de ciência. Educação não formal. Alfabetização científica.

Downloads 452  452  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Vicente Seabra Telles e a Criação da Nomenclatura em Português para a Química ‘Nova’ de Lavoisier Popular Versão: 2013
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LUNA, Fernando J.

Em 1787, Lavoisier e colaboradores publicaram um livro com 314 páginas intitulado "Méthode de nomenclature chimique" em que um novo sistema para a nomeação de compostos e elementos foi apresentado. O brasileiro químico Vicente Coelho de Seabra Telles (1764-1804) foi responsável pela tradução para o Português. Telles propôs a adopção não só da etimologia latina, mas decidiu usar sufixos latinos, bem como, devido à semelhança entre o latim eo idioma Português. Ao fazê-lo, os nomes dos compostos em Português passarma a ter uma semelhança mais próxima dos nomes em latim do que aqueles em francês ou espanhol.

Palavras-chave: História da Química. Ciência no Brasil. Nomenclatura.

Downloads 453  453  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 36, No. 6  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer? Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
RODRIGUES JR., Ary de Araújo

Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa dos mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.

Palavras-chave: Radioatividade. Irradiação. Contaminação radioativa.

Downloads 457  457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Refletindo cerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio Popular Versão: 2007
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de; BAZZO, Walter Antonio

O artigo tem por objetivo discutir a relevância de se trabalhar, em sala de aula, temas que contemplem as relações existentes no contexto científico-tecnológico e social. Para tanto, expõe-se como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem tratado tais questões em nível de ensino médio. Enfatiza-se que os trabalhos desenvolvidos no referido nível de ensino, foram subsidiados pelos pressupostos epistemológicos do enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) a partir de pesquisa empírica assentada em premissas da investigação-ação. Destaca-se, assim, a necessidade de o público escolar ter subsídios suficientes, em seu processo de formação, para entender e julgar a veracidade das evidências propostas pela ciência e pela tecnologia, comparando-as com outras também significativas, a fim de que possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.

Downloads 460  460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN. N.44, 2007.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas Popular Versão: 2002
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
SCHNETZLER, Roseli P.

Este artigo resume as principais realizações da pesquisa brasileira em educação Química nestes 25 anos de existência da Sociedade Brasileira de Química e levanta algumas questões possíveis para o campo. Seis eventos principais são descritos como os responsáveis ​​para o desenvolvimento da pesquisa em ensino de química no Brasil. Contribuições valiosas de pesquisas brasileiras são discutidas e relacionadas com as tendências internacionais em educação científica. Também são apresentadas algumas perspectivas para melhorar a pesquisa em ensino de química no Brasil.

Palavras-chave: Ensino de Química. Pesquisa em Educação Química. Educação Científica.

Downloads 461  461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 25, Supl. 1  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos cientí Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
SULAIMAN, Samia Nascimento.

São problemas de ordem ambiental: aquecimento global, mudanças climáticas, escassez de recursos naturais, resíduo. Em resposta, têm sido gerados novos saberes no campo da ciência, tecnologia e educação chamada ambiental de modo a se proporem alternativas para que o homem possa relacionar-se com o ambiente de maneira sustentável, e a mídia tem contribuído sobremaneira na veiculação desses conhecimentos. Na imprensa escrita, revistas e jornais têm criado seções, suplementos, cadernos tematizando educação e meio ambiente. Produzida pela revista Carta Capital, desde 2006, a revista Carta na Escola busca difundir “atualidades em sala de aula”, e de setembro de 2007 a agosto de 2008 publicou a série “Sustentabilidade na Escola”, com dez artigos relacionando sustentabilidade, ciência e educação. A partir do referencial teórico-metodológico da análise dialógica do discurso, este artigo analisa o discurso da sustentabilidade baseado na difusão de conhecimentos científicos, proposto nessa série, e sua limitação enquanto estratégia de educação ambiental.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Ciência. Educação ambiental. Mídia. Informação.

Downloads 461  461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 645-662, 2011  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Influência do PIBID na Formação dos Acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
BRAIBANTE, Mara Elisa F.; WOLLMANN, Ediane M.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma política pública muito importante de valorização do magistério, possibilitando aos licenciandos atuação no seu campo de trabalho desde o início de sua formação. O PIBID-UFSM iniciou suas atividades em outubro do ano de 2009, sendo contemplados subprojetos da área de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática. O sub-projeto PIBID-Química-UFSM 2009-2011 atendeu a quatro escolas da rede pública do município de Santa Maria (RS), compondo esse grupo de trabalho oito bolsistas acadêmicos, quatro professores supervisores e
a coordenadora do subprojeto Química.

Palavras-chave: PIBID. Formação inicial. Ensino de Química.

Downloads 467  467  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, No 4, p. 167-172, Novembro, 2012.  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
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