Categoria: Química Artigos |
Um objeto de aprendizagem para o ensino de Química Geral |
Versão: 2007 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
PASTORIZA, Bruno dos Santos; et al.
Os calouros usualmente encontram dificuldades na disciplina de Química Geral. O objetivo desta proposta é o de contribuir para a melhoria da aprendizagem deles através do desenvolvimento de um hipertexto, que abrange o conteúdo discutido na disciplina oferecida no Instituto de Química da UFRGS para os alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Cada assunto é apresentado através de diferentes abordagens: texto escrito e ilustrado, exercícios resolvidos e discutidos, problemas de diferentes graus de complexidade, além de informações complementares onde a relação e a integração com outros assuntos e também com a vida cotidiana podem ser feitas. Os alunos que se dispuseram a utilizar o material o avaliaram positivamente, embora muitos deles ainda apresentem resistência à utilização de métodos que usam estratégias de estudo mediadas por computador, sem a orientação de um professor.
Palavras chave: Química geral. Hipertexto. Objeto de aprendizagem.
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639 0 bytes CINTED-UFRGS, V. 5, N. 2, Dez., 2007. |
Categoria: Química Artigos |
Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil |
Versão: 2006 Atualização: 25/10/2011 |
Descrição:
OLIVEIRA, Luiz Henrique Milagres de; CARVALHO, Regina Simplício. Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista. Universidade Federal de Viçosa, v. 3, Viçosa, MG, 2006.
São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.
Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.
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846 0 bytes Revista Ponto de Vista, V. 3 |
Categoria: Química Artigos |
Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das L |
Versão: 2012 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
TRINDADE, José Odair e HARTWING, Dácio Rodney
Apresenta a estratégia dos mapas conceituais, por ser um recurso válido para sondar em profundidade as limitações e potencialidades de aprendizagem dos alunos, mesmo em terrenos muito áridos, onde predomina a falta de motivação para a aprendizagem significativa e a ausência de recursos materiais. Houve uma grande aceitação dos alunos por atividades de informática e modelos, mas menor pela elaboração dos mapas. É possível que essa resistência seja uma consequência dos bons resultados anteriores em abordagens de aprendizagem mecânica, porque tornam os estudantes inseguros na mudança para estratégias de aprendizagem significativa, visto que consideram um desafio tomarem a responsabilidade pela construção dos seus próprios significados, embora compensadora para alguns aprendizes.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Realidade virtual no ensino de química.
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654 1.67 KB QNEsc, Vol. 34, N° 2, p. 83-91, MAIO 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/ |
Categoria: Química Artigos |
Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química no ensino médio |
Versão: 2009 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
MATHIAS, Gisele Nanini; BISPO, Márcia Léa Pagani; AMARAL, Carmem Lúcia Costa.
VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - Florianópolis, 2009.
Este trabalho apresenta uma pesquisa com utilização de um objeto de aprendizagem sobre estrutura atômica, junto a alunos da 1a série do Ensino Médio, de uma escola pública de Ribeirão Pires, São Paulo. Com o objetivo de investigar a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Química, os alunos fizeram uso de um objeto de aprendizagem e foram avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos antes e após a utilização dessa estratégia. Os resultados observados mostraram a eficiência do uso da TIC como facilitadora do processo ensino e aprendizagem, tanto no que se refere aos conhecimentos adquiridos, quanto à motivação dos alunos. Em uma sociedade na qual é constante a presença da tecnologia, é necessário que ela seja incorporada à Educação, pois pode contribuir de forma significativa a este processo.
Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação. Objeto de Aprendizagem. Ensino de Química.
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3939 0 bytes VII Enpec - Florianópolis |
Categoria: Química Artigos |
Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânic |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
SANTOS, Paloma Nascimento dos; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
O presente artigo descreve uma intervenção didática desenvolvida com estudantes de duas turmas do 3ª ano do ensino médio, nas quais se utilizou um filme comercial para abordagem dos conteúdos de funções orgânicas e bioquímica. As atividades incluíram resgate de conceitos prévios dos alunos após a exibição do filme, discussão e socialização de conhecimentos e produção de textos baseados na temática química dos perfumes.
Palavras-chave: Cinema. Perfumes. Química orgânica.
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747 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Visões de Contextualização de Professores de Química na Elaboração de seus Próprios Materiais Didáti |
Versão: 2010 Atualização: 6/9/2013 |
Descrição:
SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro
Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se refletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gravados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exemplificação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.
Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Química. Formação Continuada de Professores.
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646 0 bytes Rev. Ensaio, v.12, n.01, jan-abr |
Categoria: Química Artigos |
“Sustancia” en el Devenir la Quimica: dime cómo te buscan y te diré que eres |
Versão: 2009 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
HENAO, Berta Lucila; STIPCICH, María Silvia; MOREIRA, Marco Antonio
Con base en planteamientos de Stephen Toulmin se presentan algunos aspectos del devenir histórico de la Química, en relación con el concepto sustancia. En un recorrido somero y no lineal, el texto intenta mostrar algunas complejas redes que se tejen entre los diversos componentes de lo que Toulmin denomina “ecología intelectual”; así como los nichos de la racionalidad y la representación, en las dinámicas de la misma. Esta aproximación al devenir del concepto, permite identificar preguntas y problemas que, con diferentes significados, énfasis y matices, aún están vigentes; modelos explicativos con los que se ha pretendido dar respuesta a dichas cuestiones y algunas formas de validación que permiten la aceptación contextual de los mismos. Finalmente, proponemos posibles implicaciones de estos análisis para la enseñanza.
Palabras clave: Racionalidad. Argumentación. Representación. Devenir. Sustancia.
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457 0 bytes Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 497-514, 2009 |
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