Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Ensino de História da Química: Contribuindo para a Compreensão da Natureza da Ciência Popular Versão: 2008
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna de

Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais
contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Ensino de Química. Natureza da ciência.

Downloads 389  389  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 14, n. 1  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Formação inicial de professores de química: a utilização dos relatórios de observação de aulas como  Popular Versão: 2011
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; BARRETO, Sônia Regina Giancoli

Neste estudo, foram utilizados os relatórios de observação de aulas como ferramenta de pesquisa, servindo de instrumento para se investigar sobre formação inicial de professores de química. O estudo consistiu em analisar 12 relatórios, elaborados por alunos de um curso de Licenciatura em Química e discutir por meio das narrativas dos alunos, tópicos referentes a estrutura escolar e ao ensino de química. As narrativas se mostraram instrumentos importantes a serem analisadas a fim de se examinar a formação inicial. Este trabalho confirmou e ressaltou a relevância do estágio de observação na formação do licenciando como um momento de pesquisa e reflexão da prática docente.

Palavras-chave: Formação inicial. Estágio supervisionado. Química.

Downloads 680  680  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 32, n.   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química Popular Versão: 2012
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LIMA, José Ossian Gadelha de

Este trabalho discute a problemática relacionada ao processo ensino/aprendizagem da disciplina de Química. Observamos que a metodologia utilizada pelo professor de Química do Ensino Médio está em desacordo com as novas tendências pedagógicas. Ainda se desenvolve uma metodologia de memorização e que, muito pouco, relaciona a Química com o cotidiano do aluno. O professor parece não saber estimular e incentivar o aluno a estudar Química, identificando e buscando informações relevantes para o seu aprendizado. Apesar desse ensino tradicional ainda perdurar, novas concepções metodológicas estão trazendo outros olhares sobre o ensino de Química. Isso fez nascer uma nova área de pesquisa: didática da química. Iniciativas até internacionais, como a celebração do Ano Internacional da Química, mostram que esta ciência é indispensável para a compreensão do universo. A partir dessa visão, as novas concepções metodológicas que surgem apontam para um ensino de Química que promete fornecer aos estudantes os mecanismos que lhes possibilite ter outra dimensão dessa ciência.

Palavras-chave: Processo ensino/aprendizagem. Ensino Médio. Disciplina de Química.

Downloads 541  541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Espaço Acadêmico N. 136, Set.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas Popular Versão: 2002
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
SCHNETZLER, Roseli P.

Este artigo resume as principais realizações da pesquisa brasileira em educação Química nestes 25 anos de existência da Sociedade Brasileira de Química e levanta algumas questões possíveis para o campo. Seis eventos principais são descritos como os responsáveis ​​para o desenvolvimento da pesquisa em ensino de química no Brasil. Contribuições valiosas de pesquisas brasileiras são discutidas e relacionadas com as tendências internacionais em educação científica. Também são apresentadas algumas perspectivas para melhorar a pesquisa em ensino de química no Brasil.

Palavras-chave: Ensino de Química. Pesquisa em Educação Química. Educação Científica.

Downloads 460  460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 25, Supl. 1  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Políticas de Currículo para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: o Caso da Disciplina Química Popular Versão: 2006
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
ABREU, Rozana Gomes de; LOPES, Alice Casimiro

Este artigo apresenta a análise, com foco na disciplina Química e na área de Ciências, da proposta curricular para o Ensino Médio no Rio de Janeiro, elaborada pela Secretaria de Educação do Estado e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com base em ensinamentos de Ball, defendemos que a proposta, apesar de estar sintonizada com os discursos mais atuais das áreas de pesquisa em ensino de Química, reforçando um caráter mais crítico, promove um discurso prescritivo sobre as escolas.

Palavras-chave: Disciplina escolar Química. Política de currículo. Proposta Curricular.

Downloads 794  794  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CONTEXTO e EDUCAÇÃO, Ano 21 nº 76 Jul./Dez  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Sustentabilidade Ambiental: Um Estudo com Pesquisadores Químicos no Brasil Popular Versão: 2013
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
MARQUES, Carlos Alberto; GONÇALVES, Fábio Peres; YUNES, Santiago Francisco; MACHADO, Adélio A. S. C.

Um estudo que avaliou os pesquisadores químicos brasileiros sobre a compreensão em relação aos termos de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, e sua avaliação de como lidar com a fragilidade ambiental e limites. Os resultados mostraram um certo grau de reconhecimento da necessidade de um desenvolvimento mais sustentável, mas pouco consenso na magnitude dos limites do ambiente. Os pesquisadores reconheceram as limitações dos paradigmas clássicos "da diluição" e "de risco", mas não mostrou nenhuma concordância sobre as exigências do novo "paradigma ecológico", baseado na sustentabilidade ambiental e os 12 princípios da Química Verde, importante para avaliar o papel de Química Verde para a Sustentabilidade.

Palavras-chave: Sustentabilidade Ambiental. Química Verde. Termodinâmica.

Downloads 400  400  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 36, N. 6  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Vicente Seabra Telles e a Criação da Nomenclatura em Português para a Química ‘Nova’ de Lavoisier Popular Versão: 2013
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
LUNA, Fernando J.

Em 1787, Lavoisier e colaboradores publicaram um livro com 314 páginas intitulado "Méthode de nomenclature chimique" em que um novo sistema para a nomeação de compostos e elementos foi apresentado. O brasileiro químico Vicente Coelho de Seabra Telles (1764-1804) foi responsável pela tradução para o Português. Telles propôs a adopção não só da etimologia latina, mas decidiu usar sufixos latinos, bem como, devido à semelhança entre o latim eo idioma Português. Ao fazê-lo, os nomes dos compostos em Português passarma a ter uma semelhança mais próxima dos nomes em latim do que aqueles em francês ou espanhol.

Palavras-chave: História da Química. Ciência no Brasil. Nomenclatura.

Downloads 453  453  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 36, No. 6  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Visões de Contextualização de Professores de Química na Elaboração de seus Próprios Materiais Didáti Popular Versão: 2010
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro

Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se refletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gravados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exemplificação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Química. Formação Continuada de Professores.

Downloads 619  619  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio, v.12, n.01, jan-abr  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria. Popular Versão: 2013
Atualização:  4/12/2013
Descrição:
O texto busca facilitar a leitura e a compreensão de rótulos em relação à unidade caloria, instigando o consumidor a uma análise crítica do que é oferecido para o consumo. Assim, procura-se estudar e investigar a questão calórica dos alimentos, uma vez que os rótulos de inúmeros produtos alimentícios são confusos quanto à unidade caloria, apresentando, às vezes,
dados contraditórios. Neste artigo, apresenta-se o que é caloria, incluindo considerações referentes a termos, que, freqüentemente, são empregados erroneamente por grande parte da industria alimentícia.

Palavra-chave: Caloria. Rótulos. Alimentos Industrializados.

Downloads 497  497  Tamanho do arquivo 5.59 KB  Plataforma QNEsc, N° 21, MAIO 2005  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a02.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Livro Didático de Química nas Concepções de Professores do Ensino Médio da Região Sul da Bahia Popular Versão: 2011
Atualização:  4/12/2013
Descrição:
MAIA, Juliana de Oliveira; SÁ, Luciana Passos; MASSENA, Elisa Prestes; WARTHA, Edson José

Questões relacionadas ao Livro Didático (LD) no Ensino de Ciências têm sido amiúde discutidas em trabalhos reportados na literatura. Na presente pesquisa, tivemos como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos LDs adotados no ensino médio por professores de Química de escolas estaduais das cidades de Ilhéus e Itabuna, situadas na região sul da Bahia. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentre outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do LD por professores atuantes na educação básica.

Palavras-chave: Formação de Professores. Livro Didático. Ensino de Química.

Downloads 1256  1256  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc Vol. 33, N° 2, MAIO  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 (19)