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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A identidade docente: constantes e desafios Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
A melhoria na qualidade do ensino requer bons professores. Docentes comprometidos com a difícil tarefa de ensinar que, por sua vez, exige dos profissionais sentido e responsabilidade. A identidade profissional docente se constitui como uma interação entre a pessoa e suas experiências individuais e profissionais. A identidade se constrói e se transmite. E existem algumas características ou constantes da identidade profissional docente que se repetem e que são, geralmente, independentes do contexto social ou cultural. Neste artigo, discutimos essas características da profissão docente que lhes garantem identidade.

Palavras-Chave: Docentes. Ientidade Profissional. Cultura Profissional. Desenvolvimento Profissional.

Downloads 390  390  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Form. Doc. v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez.  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções e ações de formadores de professores de Química sobre o estágio supervisionado: propostas Popular Versão: 2008
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da; SCHNETZLER, Roseli P.

O objetivo deste trabalho é investigar ações e concepções dos professores sobre as práticas de ensino pré-serviço em química. Neste sentido, leva em conta vários referenciais teóricos preocupados com a formação de professores, que baseiam na análise qualitativa de 18 entrevistas com 14 professores brasileiros e quatro portugueses. Os resultados revelam que as práticas de ensino pré-serviço em química foram realizadas longe de uma abordagem técnica, mostrando uma ruptura paradigmática e apresentando outra lógica relacionada com a formação de professores de química, que melhoraram a compreensão das práticas reais dos professores, já que estas foram moldadas por fatores complexos e fatores não pré-estabelecidos.

Palavras-chave: Pré-serviço em ensino de química. Formação inicial de professores. Ações e concepções de docentes.

Downloads 373  373  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 31, No. 8,  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!As Concepções de Ciência dos Livros Didáticos de Química, Dirigidos ao Ensino Médio, no Tratamento d Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MARTORANO, Simone Alves de Assis; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro

Este relato é parte do trabalho que foi desenvolvido dentro do tema cinética química e que teve como objetivo investigar como o conhecimento cientifico presente neste tema foi sendo apropriado pelos livros didáticos destinados ao ensino médio, identificando-se as possíveis concepções sobre ciência vinculadas a estes livros. Para isso, baseando-se na linha de pesquisa desenvolvida por Níaz (1994), foram utilizadas categorias que representam as perspectivas filosóficas empiristas/indutivistas e a racionalista com o objetivo de verificar quais são as concepções de ciências que os 20 livros didáticos brasileiros, editados no período de 1929 a 2004, apresentam no desenvolvimento do seu conteúdo.

Palavras-chave: Livro Didático. Cinética Química. Filosofia da Ciência.

Downloads 404  404  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V14(3)  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Concepções sobre Currículo de Formadores de Professores: O Curso de Licenciatura em Química do Insti Popular Versão: 2011
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MASSENA, Elisa Prestes; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa

Neste artigo, discutimos as concepções de currículo de formadores de professores do curso de Química do Instituto de Química e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entendemos que o currículo resulta de uma construção social, por isso, temos a intenção de compreender como acontece a constituição do currículo do curso, com base em documentos e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. O estudo mostrou que houve uma competição dos concursos por status, recursos e territórios entre o Instituto de Química e da Faculdade de Educação, quando o curso foi criado, assim como houve concursos internos na criação das disciplinas, dependendo do departamento de origem dos professores.

Palavras-chave: Curso de Licenciatura em Química. Professores. História do Currículo.

Downloads 374  374  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 34, No. 8  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contribuições ao Debate sobre a Pesquisa do Professor da Educação Básica Popular Versão: 2010
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto da

Neste texto discutimos sobre a pesquisa do professor da educação básica, tal como avaliada por experientes pesquisadores da universidade. É a terceira etapa de um programa de investigação sobre as relações entre o professor e a pesquisa. Pedimos a 12 membros de comitês avaliadores (CNPq, CAPES, FAPERJ, FAPESP, etc.) que examinassem uma seleção de trabalhos feitos por professores e nos dissessem as razões pelas quais os consideram ou não como pesquisas. A partir da análise dos julgamentos emitidos pelos avaliadores, nosso estudo chegou a constatações teóricas e práticas interessantes para o debate sobre limites e possibilidades de pesquisas feitas por professores, de modo especial no que se refere ao rigor esperado de toda pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa. Professor da educação básica. Avaliação.

Downloads 1208  1208  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Form. Doc., v. 03, n. 03, p. 86-107, ago./deZ  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Possibilidades de deformação conceitual nos livros didáticos de Química brasileiros: o conceito de Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
TAVARES, Leandro Henrique Wesolowski

Os livros didáticos de Química brasileiros acabam sendo determinantes no processo de ensino-aprendizagem, exercendo influência quanto as concepções de Ciências e de conhecimento científico construídas pelos estudantes. Assim, esse trabalho investigou como os livros didáticos de Química do Brasil vêm trabalhando com o conceito de substância. A análise, discussão e sistematização das informações seguiram determinações qualitativas de pesquisa e técnicas de análise de conteúdo. Constatamos que os livros, em geral, pouco exploram a perspectiva histórica. Assim, acreditamos que os livros didáticos devem considerar as contribuições da História da Ciência na abordagem dos conceitos químicos, constituindo-se em um enfoque de ensino significativo à aprendizagem ao mostrar as transições do conhecimento científico, possibilitando uma aprendizagem mais rica, complexa e significativa aos estudantes.

Palavras-chave: Livros Didáticos. Substância. História da Ciência.

Downloads 389  389  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Desenvolvimento Profissional da Docência na Formação de Professores Face a Utilização das Tecnolog Popular Versão: 2009
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
PICONEZ, Stela C. Bertholo; FILATRO, Andrea Cristina

Neste artigo, descrevemos as contribuições das abordagens de Design Instrucional e do Learning Design para a organização do trabalho pedagógico no STEA – Sistema Transversal Ensino-Aprendizagem que emprega recursos tecnológicos na educação apoiado pelos dados de pesquisa qualitativa e perspectivas teórico-descritivas, em um estudo de caso brasileiro. A abordagem pedagógica na qual o sistema está baseado permeia, em toda sua documentação e práxis: as teorias socioconstrutivistas de Piaget e Vygotsky, os estudos de Ausubel sobre organização dos conceitos prévios da aprendizagem significativa, a concepção de autonomia e liberdade de Paulo Freire, a tipologia conceitual dos conteúdos procedimentais e atitudinais de Zabala bem como a perspectiva andragógica de Knowles que fundamentam a tomada de decisões durante o processo de ensino. Contempla todos os processos de design instrucional - desde planejamento, concepção, implementação, execução e avaliação até a formação e avaliação contínua dos docentes em serviço. Confronta as etapas teórico-práticas do projeto com a abordagem de organização do trabalho pedagógico realizado em um sistema nacional de ensino-aprendizagem, ancorado em bases pedagógicas explícitas, elaborado através de duas décadas de investigação e de práxis. O estudo também inclui material didático produção e ações complementares de investigação acadêmica, contextualizada. Como resultado apresenta as reflexões sobre o projeto de aprendizagem, seus benefícios e desafios e suas contribuições para a inovação no campo da tecnologia educacional. O STEA foi construído de acordo com um modelo pedagógico cuja delimitação conceitual abraça objetivos, organização de conteúdos e metodologias relacionada a diferentes domínios do conhecimento. A elaboração desse modelo atende as necessidades educativas especiais de duas comunidades com características distintas de aprendizagem: a dos jovens e adultos em curso de ensino médio e a formação em ação de estagiários das licenciaturas.

Palavras-chave: Formação Educadores-estagiários. Design Instrucional. Design da Aprendizagem. Organização do Trabalho Pedagógico. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Downloads 357  357  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Diferentes Olhares Acerca dos Conhecimentos Necessários na Formação Inicial do Professor de Química Popular Versão: 2012
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
FARIAS, Sidilene Aquino de; FERREIRA, Luiz Henrique

Este estudo investigou diferentes entendimentos sobre as necessidades educacionais de um professor de Química, relacionados com o "conhecer" e o "know-how".
Verificou-se a convergência e divergência de percepções de estudantes do ensino médio a partir de que ponto a literatura e a legislação em educação. A pesquisa foi realizada em cinco estados do norte do Brasil. Os resultados mostram o pouco diálogo entre as instituições formadoras e escolas secundárias, uma vez que os diferentes entendimentos sobre as necessidades de formação vão em direções opostas.

Palavras-chave: Conhecimento Pedagógico. Formação Inicial. Necessidades Formativas.

Downloads 372  372  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 35, No. 4  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Discursos Curriculares na Disciplina Escolar Química Popular Versão: 2005
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
LOPES, Alice Casimiro Lopes

Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.

Palavras-chave: Disciplina Escolar. Ensino de Química. Hibridismo. Políticas de Currículo.

Downloads 431  431  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 11, n. 2  Site 
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Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação pela Pesquisa como Modo, Tempo e Espaço de Qualificação da Formação de Professores de Ciênc Popular Versão: 2002
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
GALIAZZI, Maria do Carmo, MORAES, Roque

O presente artigo propõe-se a reunir argumentos em favor do educar pela pesquisa como modo, tempo e espaço de formação docente. Iniciando-se por apresentar alguns princípios que fundamentam o educar pela pesquisa, mostra-se sempre com exemplificações práticas, como esses podem ser implementados pelo uso de um ciclo de pesquisa constituído por questionamento, argumentação e validação. Procurase mostrar também como esse encaminhamento da formação de professores possibilita uma educação com qualidade formal e política. Conclui-se o texto com alguns argumentos que sustentam que o educar pela pesquisa possibilita superar algumas limitações históricas dos cursos de formação de professores.

Palavras-chave: Educar pela Pesquisa. Formação de Professores de Ciências.

Downloads 373  373  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 8, n. 2  Site 
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