Categoria: Química Artigos |
Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências: uma analogia |
Versão: 2001 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VILLANI, Alberto
Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.
Palavras-chave: Filosofia da Ciência. Mudança Conceitual. Ensino de Ciências.
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439 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001 |
Categoria: Química Artigos |
Jogo Discursivo na Apropriação da Linguagem Científica por Alunos de Iniciação Científica em Química |
Versão: 2011 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares.
Neste trabalho analisamos discursos ocorridos em laboratórios de pesquisa em Química envolvendo alunos de Iniciação Científica (IC) de uma universidade estadual paulista. Os discursos foram classificados de acordo com a tipologia do discurso, proposta por Eni Orlandi, em: autoritário (polo da paráfrase), polêmico (equilíbrio entre paráfrase e polissemia) e o lúdico (polo da polissemia). Durante um ano os diálogos entre dois alunos de IC e seus orientadores, foram gravados, transcritos e analisados. As análises realizadas indicam que o discurso do tipo autoritário encontrado no início do estudo, foi sendo gradativamente substituído pelos discursos polêmico e lúdico. Este deslocamento aponta para a contribuição da IC no fomento de qualidades importantes como a independência intelectual e o senso crítico dos alunos, além da sua importância no que diz respeito ao aprendizado de conteúdos de Química.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Iniciação Científica. Química.
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439 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 35-57, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Discursos Curriculares na Disciplina Escolar Química |
Versão: 2005 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
LOPES, Alice Casimiro Lopes
Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.
Palavras-chave: Disciplina Escolar. Ensino de Química. Hibridismo. Políticas de Currículo.
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438 0 bytes Ciência & Educação, v. 11, n. 2 |
Categoria: Química Artigos |
SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio |
Versão: 2011 Atualização: 24/10/2011 |
Descrição:
SILVA, Osmair Benedito da; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares. SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.
Este artigo descreve a aplicação do estudo de caso intitulado SOS Mogi-Guaçu em uma turma de química do ensino médio. As atividades didáticas favoreceram a busca e a análise de informações relacionadas à poluição de ambientes aquáticos, à reflexão sobre as prováveis causas de problemas reais, à tomada de decisão e à sugestão de possíveis soluções para o caso por parte dos alunos. Na percepção destes, a proposta também desenvolveu a capacidade de investigar e solucionar problemas, de realizar trabalhos em grupo e de comunicação oral. Portanto, tais atividades, pautadas na metodologia de estudo de casos, mostraram-se potencialmente capazes de atender às novas demandas formativas para a educação básica.
Palavras-chave: Método estudo de casos. Educação química. Aabordagem sociocientífica.
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436 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Mudança Epistemológica de Professores num Contexto de Educação Continuada |
Versão: 2001 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CUNHA, Ana Maria de Oliveira
Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de frequentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando consequentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: Mudança Conceitual. Epistemologia do professor. Concepções dos professores.
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436 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.235-248, 2001. |
Categoria: Química Artigos |
Educação Ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de química |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LEITE, Rosana FranzeN; RODRIGUES, Maria Aparecida.
Neste artigo, discutimos alguns aspectos da prática pedagógica de professores de química, com relação à Educação Ambiental no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 13 professores de química do Ensino Médio de um município do estado do Paraná (Brasil), que responderam a uma entrevista semiestruturada. Dos discursos analisados, emergiram: as características da Educação Ambiental que esses professores procuram desenvolver em suas aulas; os objetivos de se abordarem as questões ambientais; experiências vivenciadas com a temática ambiental, e conteúdos que, na visão dos entrevistados, possibilitam relacionar conceitos químicos ao meio ambiente. Em boa parte das respostas, identifica-se uma concepção conservadora de Educação Ambiental, refletindo a maneira ainda tímida por meio da qual o professor trabalha essa temática.
Palavras-chave: Ensino Médio. Educação Ambiental. Prática pedagógica.
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434 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 145-161, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
“Sustancia” en el Devenir la Quimica: dime cómo te buscan y te diré que eres |
Versão: 2009 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
HENAO, Berta Lucila; STIPCICH, María Silvia; MOREIRA, Marco Antonio
Con base en planteamientos de Stephen Toulmin se presentan algunos aspectos del devenir histórico de la Química, en relación con el concepto sustancia. En un recorrido somero y no lineal, el texto intenta mostrar algunas complejas redes que se tejen entre los diversos componentes de lo que Toulmin denomina “ecología intelectual”; así como los nichos de la racionalidad y la representación, en las dinámicas de la misma. Esta aproximación al devenir del concepto, permite identificar preguntas y problemas que, con diferentes significados, énfasis y matices, aún están vigentes; modelos explicativos con los que se ha pretendido dar respuesta a dichas cuestiones y algunas formas de validación que permiten la aceptación contextual de los mismos. Finalmente, proponemos posibles implicaciones de estos análisis para la enseñanza.
Palabras clave: Racionalidad. Argumentación. Representación. Devenir. Sustancia.
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420 0 bytes Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 497-514, 2009 |
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