Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio Popular Versão: 2011
Atualização:  24/10/2011
Descrição:
SILVA, Osmair Benedito da; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares. SOS Mogi-Guaçu: Contribuições de um Estudo de Caso para a Educação Química no Nível Médio. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.

Este artigo descreve a aplicação do estudo de caso intitulado SOS Mogi-Guaçu em uma turma de química do ensino médio. As atividades didáticas favoreceram a busca e a análise de informações relacionadas à poluição de ambientes aquáticos, à reflexão sobre as prováveis causas de problemas reais, à tomada de decisão e à sugestão de possíveis soluções para o caso por parte dos alunos. Na percepção destes, a proposta também desenvolveu a capacidade de investigar e solucionar problemas, de realizar trabalhos em grupo e de comunicação oral. Portanto, tais atividades, pautadas na metodologia de estudo de casos, mostraram-se potencialmente capazes de atender às novas demandas formativas para a educação básica.

Palavras-chave: Método estudo de casos. Educação química. Aabordagem sociocientífica.

Downloads 475  475  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Mudança Epistemológica de Professores num Contexto de Educação Continuada Popular Versão: 2001
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
CUNHA, Ana Maria de Oliveira

Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de frequentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando consequentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.

Palavras-chaves: Mudança Conceitual. Epistemologia do professor. Concepções dos professores.

Downloads 475  475  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.2, p.235-248, 2001.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Letramento em Química, Educação Planetária e Inclusão Social Popular Versão: 2006
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
TEXTO EM PORTUGUÊS

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos.

From the different conceptions on scientific and technology literacy (STL), and reflections on globalization and social inclusion, this paper points out the responsibility of the chemists in social actions by their associations for supporting political actions to improving the quality of life, and to protecting the environment by sustainable development for changing the modern society. Supporting ideas for equity within the society between the nations, and giving examples from approaching of socioscientific issues of the textbook “Chemistry and Society”, it demonstrated the role of the teachers and the chemistry professionals to realize the STL of the people in the planetary perspective.
Keywords: scientific and technology literacy; planetary citizenship; environmental education.

Palavras-chave: Letramento Científico e Tecnológico. Cidadania Planetária. Educação Ambiental.

Downloads 472  472  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Quim. Nova, Vol. 29, No. 3, 611-620, 2006  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
LEITE, Rosana FranzeN; RODRIGUES, Maria Aparecida.

Neste artigo, discutimos alguns aspectos da prática pedagógica de professores de química, com relação à Educação Ambiental no Ensino Médio. Participaram da pesquisa 13 professores de química do Ensino Médio de um município do estado do Paraná (Brasil), que responderam a uma entrevista semiestruturada. Dos discursos analisados, emergiram: as características da Educação Ambiental que esses professores procuram desenvolver em suas aulas; os objetivos de se abordarem as questões ambientais; experiências vivenciadas com a temática ambiental, e conteúdos que, na visão dos entrevistados, possibilitam relacionar conceitos químicos ao meio ambiente. Em boa parte das respostas, identifica-se uma concepção conservadora de Educação Ambiental, refletindo a maneira ainda tímida por meio da qual o professor trabalha essa temática.

Palavras-chave: Ensino Médio. Educação Ambiental. Prática pedagógica.

Downloads 471  471  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 145-161, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares.

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência e posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.

Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.

Downloads 469  469  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA, v.4, n.1, p.89-115, maio 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Influência de um objeto de aprendizagem nas concepções de estudantes do ensino médio sobre ebulição  Popular Versão: 2007
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
ANDREU, Maxwell Parrela; RECENA, Maria Celina Piazza.

Foi desenvolvido um objeto de aprendizagem apresentando uma animação do processo de ebulição da água em nível microscópico. Este artigo relata a pesquisa realizada para verificar a influência de sua utilização, como mediador da discussão sobre as concepções de alunos do ensino médio, sobre esse processo. Observou-se uma evolução dos conceitos expressos pelos alunos nos sentidos dos modelos consensuais, principalmente em relação aos que apresentaram uma representação microscópica do fenômeno.

Palavras-chaves: Concepções. Objetos de aprendizagem. Ebulição da água. Química.

Downloads 464  464  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS, V. 5 No 2, Dezembro, 2007  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências: uma analogia Popular Versão: 2001
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
VILLANI, Alberto

Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.

Palavras-chave: Filosofia da Ciência. Mudança Conceitual. Ensino de Ciências.

Downloads 463  463  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v.7, n.2, p.169-181, 2001  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Discursos Curriculares na Disciplina Escolar Química Popular Versão: 2005
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
LOPES, Alice Casimiro Lopes

Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.

Palavras-chave: Disciplina Escolar. Ensino de Química. Hibridismo. Políticas de Currículo.

Downloads 461  461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 11, n. 2  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Mudanças na prática de ensino da Química pela formação dos professores em história e filosofia das c Popular Versão: 2003
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
PAIXÃO, Fátima; CACHAPUZ, António

Neste artigo relata-se uma pesquisa centrada em um programa de formação de professores baseado na História e Filosofia da Ciência com vista ao desenvolvimento de práticas de ensino da Química mais inovadoras. Enfatiza-se o próprio programa de formação, desenvolvido em três fases articuladas, e dá-se conta da evolução ocorrida nas práticas dos professores participantes.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Formação de professores. Ensino da Química.

Downloads 461  461  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 18, nov., 2003.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!“Sustancia” en el Devenir la Quimica: dime cómo te buscan y te diré que eres Popular Versão: 2009
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
HENAO, Berta Lucila; STIPCICH, María Silvia; MOREIRA, Marco Antonio

Con base en planteamientos de Stephen Toulmin se presentan algunos aspectos del devenir histórico de la Química, en relación con el concepto sustancia. En un recorrido somero y no lineal, el texto intenta mostrar algunas complejas redes que se tejen entre los diversos componentes de lo que Toulmin denomina “ecología intelectual”; así como los nichos de la racionalidad y la representación, en las dinámicas de la misma. Esta aproximación al devenir del concepto, permite identificar preguntas y problemas que, con diferentes significados, énfasis y matices, aún están vigentes; modelos explicativos con los que se ha pretendido dar respuesta a dichas cuestiones y algunas formas de validación que permiten la aceptación contextual de los mismos. Finalmente, proponemos posibles implicaciones de estos análisis para la enseñanza.

Palabras clave: Racionalidad. Argumentación. Representación. Devenir. Sustancia.

Downloads 454  454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação, v. 15, n. 3, p. 497-514, 2009  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17) 18 19 »