Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A contextualização no ensino de cinética química Popular Versão: 2000
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
LIMA, Jozária de Fátima Lemos de; PINA, Maria do Socorro Lopes; BARBOSA, Rejane Martins Novais; JÓFILI, Zélia Maria Soares

A contextualização no ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que procura aproximar o dia a dia dos alunos do conhecimento científico. Tais ações, em disciplinas complexas como a química, são extremamente importantes. Este artigo exemplifica a utilização da conservação dos alimentos no ensino de cinética química por duas professoras do ensino médio.

Palavras-chave: Cinética química. Contextualização. Conservação de alimentos.

Downloads 1264  1264  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, N. 11, MAIO 2000.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O computador no ensino de química: Impressões versus realidade. Em Foco as escolas públicas da Baixa Popular Versão: 2008
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
BENITE, Anna Maria Canavarro; BENITE, Cláudio Roberto Machado

O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação tem atraído atenção generalizada. Esse panorama permite diferentes leituras sobre a utilização de computadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, este artigo relata uma reflexão em bases sócio-históricas e culturais, sobre a compreensão das potencialidades e limitações do uso do computador em Escolas do Ensino Médio da Rede Pública da Baixada Fluminense, para o Ensino de Química. Algumas considerações gerais, referentes às primeiras experiências desta utilização concluem nossa apresentação da investigação.

Palavras -Chave : TIC. Ensino de química. Ensino médio.

Downloads 787  787  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 10,   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada Popular Versão: 2010
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de.

Neste trabalho, apresentamos resultados obtidos a partir de uma atividade experimental de Química desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os alunos receberam um texto envolvendo uma contextualização e um problema que somente poderia ser resolvido experimentalmente, na completa ausência de qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução deveria ser desenvolvida por meio do conteúdo conceitual e procedimental correspondentes, que foram explicados e discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento experimental para resolver o problema. Ao término do experimento, redigiram individualmente um relatório com os seguintes itens: título, objetivo, material, procedimento experimental, resultados e discussão e conclusão.

Palavras-chave: Ensino. Atividade experimental. Abordagem investigativa.

Downloads 629  629  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Quím Popular Versão: 2010
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RUA, Emílio R.; SOUZA, Paulo Sérgio Alves de.

Apresentamos neste trabalho o relato de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas Química e Estudos Regionais do curso Técnico em Administração de Empresas. A Baía de Guanabara foi o pano de fundo para que os alunos, a partir da realidade de um ecossistema ambientalmente degradado, discutissem as causas e possíveis soluções de curto, médio e longo prazos para o equacionamento do problema. Essa abordagem permitiu, por meio do diálogo entre conceitos das duas disciplinas, a difusão da educação ambiental entre os alunos, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade socioambiental, indispensável a um futuro Técnico em Administração de Empresas.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Contextualização. Interdisciplinaridade.

Downloads 511  511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamenta Popular Versão: 2010
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
PEREIRA, Fábio Delgado; HONÓRIO, Káthia M. Honório; SANNOMIYA, Miriam

Este artigo relata uma extensa pesquisa em recursos on-line, abordando temas ligados à nanociência e nanotecnologia com objetivo de fornecer ferramentas educacionais para professores do ensino fundamental e médio, bem como contribuir para a compreensão de conceitos químicos relacionados a muitos fenômenos de nosso cotidiano. Além disso, algumas atividades educativas sobre nanotecnologia são propostas com o objetivo principal de contribuir para a melhoria da prática docente e motivar a educação científica como uma forma de construção do conhecimento e da cidadania.

Palavras-chave: Nanotecnologia. Ensino de química. Ensino fundamental e médio.

Downloads 539  539  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Compreensões e Significados sobre o PIBID para a Melhoria da Formação de Prof. de Química... Popular Versão: 
Atualização:  17/12/2012
Descrição:
PAREDES, Giuliana Gionna O.; GUIMARÃES, Orliney M.

O texto traz as compreensões e os significados sobre o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a melhoria da formação inicial de professores de biologia, física e química em uma universidade do estado do Paraná. Constatou-se que o PIBID é compreendido para a melhoria da formação inicial de professores como um espaço que possibilita a integração entre universidade-escola, oportunizando aos futuros professores o entendimento e a reflexão sobre a profissão docente e também sobre a realidade escolar, por meio do desenvolvimento de unidades didáticas que priorizam a inserção de diferentes materiais e abordagens didáticas inovadoras no ensino de ciências, defendidas pelas pesquisas sobre o ensino de ciências, como o uso da história e filosofia da ciência (HFC), abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) e das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) no ensino de ciências, considerando a escola da educação básica como campo de investigação e aplicação dessas estratégias.

Palavras-chave: Formação de professores. PIBID. Ensino de ciências.

Downloads 489  489  Tamanho do arquivo 756 bytes  Plataforma QNEsc, Vol. 34, N° 4, p. 266-277, NOVEMBRO 2012.  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva Popular Versão: 2008
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
TORRES, Juliana Rezende; et al.

O trabalho busca refletir criticamente o processo de obtenção de temas estruturadores de currículos críticos, por meio da utilização da Investigação Temática articulada à Análise Textual Discursiva. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva, associados às etapas da Investigação Temática, favoreceram a sistematização do processo de interpretação do conhecimento dos sujeitos envolvidos nessa investigação. Além de relacionarmos as etapas levantamento preliminar da realidade e unitarização, escolha das situações significativas/diálogos descodificadores e categorização, redução temática/sala de aula e comunicação, entendemos que a Análise Textual Discursiva pode estar presente em cada uma das etapas da Investigação Temática. A vinculação de uma “estratégia” de estruturação de programas escolares a uma metodologia de análise de dados possibilitou o desenvolvimento de um trabalho de formação de professores, cuja finalidade era discutir como organizar o currículo escolar de forma a romper com a hegemonia conteudista que desconsidera os problemas sociais da realidade dos estudantes.

Palavras chave: Paulo Freire. Formação de professores. Currículo. Investigação temática. Análise textual discursiva.

Downloads 520  520  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rbpec, Vol. 8 N 2, 2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!A Retórica da Linguagem Científica em Atividades Didáticas no Ensino Superior de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as contribuições de atividades didáticas sobre características retóricas da linguagem científica no sentido de desenvolver nos estudantes de graduação habilidades de identificação de tais estratégias e de leitura crítica de textos científicos da área de química. Para tal, elaboramos um material didático sobre características retóricas dos textos científicos e o utilizamos em atividades realizadas em uma disciplina de Química Orgânica de um Curso de Bacharelado em Química. Neste artigo descrevemos a aplicação de tais atividades e analisamos, sob a perspectiva teórica dos estudos de Latour, Campanario e Coracini, as produções escritas dos estudantes nos exercícios propostos. Concluímos que as atividades estimularam os estudantes a ler e a analisar os textos científicos de uma forma menos ingênua, reconhecendo as estratégias de persuasão e os elementos de subjetividade como características do discurso da ciência, posicionando-se criticamente diante de tais aspectos.

Palavras-chave: Linguagem científica. Retórica. Atividades didáticas. Ensino superior. Química.

Downloads 2151  2151  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnol  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão Popular Versão: 2011
Atualização:  24/10/2011
Descrição:
VENQUIARUTO, Luciana D.; DALLAGO, Rogério M.; VANZETO, Jenifer; DEL PINO, José Claudio. Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão. Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011.

Neste artigo, apresentaremos os resultados de uma pesquisa que investigou os saberes populares relacionados ao preparo artesanal do pão. O presente trabalho foi desenvolvido na tentativa de transformar os saberes populares de um determinado grupo social em saberes que façam parte do currículo escolar. A parte empírica desenvolveu-se a partir de entrevistas semiestruturadas com um grupo de pequenas agricultoras do norte do estado do Rio Grande do Sul, que detém conhecimentos sobre o processo de fabricação do pão. A interlocução com essas informantes possibilitou reflexões acerca desta investigação e estas, por sua vez, propiciaram a construção de atividades experimentais a serem desenvolvidas no âmbito escolar, no caso específico, experimentos envolvendo cinética química e densidade.

Palavras-chave: Saberes populares. Pão. Cinética química. Densidade.

Downloads 476  476  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!O Projeto Água em Foco como Uma Proposta de Formação no PIBID Popular Versão: 
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
SILVA, Penha Souza; MORTIMER, Eduardo Fleury

Este artigo apresenta uma experiência desenvolvida pelo grupo PIBID Química/Biologia na Faculdade de Educação da UFMG. O objetivo é enfocar as ações executadas durante o projeto Água em foco: qualidade de vida e cidadania, que vem sendo desenvolvido em escolas das redes pública e particular de Minas Gerais desde 2004. Esse projeto discute conteúdos científicos a partir de uma abordagem que leva em consideração as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e tem como objetivo a investigação de um problema real, relacionado à qualidade da água, a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Palavras-chave: Formação de professores. Abordagem CTS. PIBID. Qualidade da água.

Downloads 607  607  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Vol. 34, N° 4, p. 240-247, NOVEMBRO 2012  Site http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16) 17 18 19 »