Categoria: Química Artigos |
O Ensino de Química e a Formação do Educador Químico, sob o Olhar Bachelardiano ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
LÔBO, Soraia Freaza
Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Ensino de Química. Formação do professor de Ciências. Concepções epistemológicas.
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488 0 bytes Ciência & Educação, v. 14, n. 1, p. 89-100, 2007. |
Categoria: Química Artigos |
Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visita ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: 2011 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
Por que Foi Mesmo que a Gente Foi Lá?: Uma Investigação sobre os Objetivos dos Professores ao Visitar o Parque da Ciência Newton Freire-Maia WOLINSKI, Alan Eduardo; AIRES, Joanez; GIOPPO, Christiane Gioppo; GUIMARÃES, Orliney.
Este estudo investigou a utilização do Parque da Ciência Newton Freire-Maia, um espaço de divulgação científica na região de Curitiba (PR), por professores e estudantes do ensino médio oriundos de colégios de autarquia estadual e privada. Dois questionários foram aplicados, um para professores e outro para estudantes, após a visita a esse parque com o objetivo de identificar se o professor estabeleceu e explicitou os objetivos para a visita. Os estudantes mostraram dificuldades para entender os objetivos da atividade fora da sala de aula, e isso nos permitiu perceber que há necessidade de mencionar claramente tais objetivos no planejamento por parte dos professores, além de planejar atividades preliminares e posteriores à atividade de forma que haja continuidade do trabalho após a visita no retorno ao ambiente escolar.
Palavras-chave: Centros de ciência. Educação não formal. Alfabetização científica.
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480 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 3, AGOSTO 2011. |
Categoria: Química Artigos |
As Concepções de Contextualização do Ensino em Documentos Curriculares Oficiais e de Professores de ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
KATO, Danilo Seithi; KAWASAKI, Clarice Sumi.
Apresentam-se diferentes concepções de contextualização do ensino encontradas em documentos curriculares oficiais e em professores de Ensino de Ciências e de Biologia, e discutem-se as implicações pedagógicas dessas concepções para as respectivas áreas, em especial para a organização do trabalho docente. Para identificar essas concepções, analisou-se o conteúdo desses documentos nos diferentes níveis jurisdicionais – federal, estadual (SP) e municipal (SP) –, bem como, da fala de professores de Ciências e de Biologia envolvidos em uma atividade de formação continuada. A análise do potencial pedagógico dessas concepções demonstrou que a diversidade de interpretações sobre este importante princípio curricular pode oferecer, ao professor, possibilidades múltiplas de mediações didáticas em sua difícil tarefa de planejar e organizar o ensino, desde que estas possam ser explicitadas e exploradas nos processos de transposição do ensino dos quais ele participa. Algumas destas possibilidades são aqui exploradas, finalizando o texto.
Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Ciências e de Biologia. Propostas curriculares. Professores. Mediações didáticas.
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480 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 35-50, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
O que é irradiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer? ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: Atualização: 17/12/2012 |
Descrição:
RODRIGUES JR., Ary de Araújo
Em todas as áreas da atividade humana ocorrem acidentes; batidas de veículos, descarrilamentos de trens, vazamentos de produtos químicos, queda de aviões, incêndios, etc., aos quais dispensamos maior ou menor atenção dependendo da gravidade. Mas os que ocorrem com materiais radioativos, independente do grau (desde o vazamento de uma usina nuclear até o extravio de um radiofármaco de vida curta) tem o poder de provocar um alto nível de preocupação na população. Isto ocorre por causa dos mitos sobre a radiação que permeiam o imaginário popular e são amplificados pela mídia, e que neste artigo tentaremos elucidar.
Palavras-chave: Radioatividade. Irradiação. Contaminação radioativa.
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478 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007 |
Categoria: Química Artigos |
Jogo Discursivo na Apropriação da Linguagem Científica por Alunos de Iniciação Científica em Química ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: 2011 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares.
Neste trabalho analisamos discursos ocorridos em laboratórios de pesquisa em Química envolvendo alunos de Iniciação Científica (IC) de uma universidade estadual paulista. Os discursos foram classificados de acordo com a tipologia do discurso, proposta por Eni Orlandi, em: autoritário (polo da paráfrase), polêmico (equilíbrio entre paráfrase e polissemia) e o lúdico (polo da polissemia). Durante um ano os diálogos entre dois alunos de IC e seus orientadores, foram gravados, transcritos e analisados. As análises realizadas indicam que o discurso do tipo autoritário encontrado no início do estudo, foi sendo gradativamente substituído pelos discursos polêmico e lúdico. Este deslocamento aponta para a contribuição da IC no fomento de qualidades importantes como a independência intelectual e o senso crítico dos alunos, além da sua importância no que diz respeito ao aprendizado de conteúdos de Química.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Iniciação Científica. Química.
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475 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 35-57, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ciência: o papel da mídia na difusão de conhecimentos cientí ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
SULAIMAN, Samia Nascimento.
São problemas de ordem ambiental: aquecimento global, mudanças climáticas, escassez de recursos naturais, resíduo. Em resposta, têm sido gerados novos saberes no campo da ciência, tecnologia e educação chamada ambiental de modo a se proporem alternativas para que o homem possa relacionar-se com o ambiente de maneira sustentável, e a mídia tem contribuído sobremaneira na veiculação desses conhecimentos. Na imprensa escrita, revistas e jornais têm criado seções, suplementos, cadernos tematizando educação e meio ambiente. Produzida pela revista Carta Capital, desde 2006, a revista Carta na Escola busca difundir “atualidades em sala de aula”, e de setembro de 2007 a agosto de 2008 publicou a série “Sustentabilidade na Escola”, com dez artigos relacionando sustentabilidade, ciência e educação. A partir do referencial teórico-metodológico da análise dialógica do discurso, este artigo analisa o discurso da sustentabilidade baseado na difusão de conhecimentos científicos, proposto nessa série, e sua limitação enquanto estratégia de educação ambiental.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Ciência. Educação ambiental. Mídia. Informação.
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473 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 645-662, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
A Mudança Epistemológica de Professores num Contexto de Educação Continuada ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: 2001 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
CUNHA, Ana Maria de Oliveira
Este artigo focaliza a relação entre a epistemologia dos professores e suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem, a partir de um estudo conduzido durante dois anos, que acompanhou a evolução das concepções de três professoras. Depois de frequentarem um Curso de Mudança Conceitual (CMC) de oitenta horas, elas se dispuseram a ministrar cursos também para professores. Embora mudanças radicais não tenham sido observadas nas suas concepções, uma evolução significativa pôde ser detectada. Os resultados sugerem que as professoras evoluíram de pontos de partidas diferentes, alcançando consequentemente estágios distintos. As mudanças ocorridas com elas enquadram-se num modelo evolucionário, mantendo-se elementos substanciais da velha concepção, enquanto gradualmente são incorporados elementos da nova. Não foram encontradas correspondências evidentes entre as concepções das professoras sobre a natureza da Ciência e suas concepções de ensino-aprendizagem.
Palavras-chaves: Mudança Conceitual. Epistemologia do professor. Concepções dos professores.
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463 0 bytes Ciência & Educação, v.7, n.2, p.235-248, 2001. |
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