Educadores

Ínicio : Química : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações? Popular Versão: 2010
Atualização:  24/7/2013
Descrição:
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações?

O presente trabalho traz apontamentos acerca do papel da leitura no ensino de química e de ciências. Para isso, o texto foi dividido basicamente em três partes: (i) considerações sobre a importância das estratégias de leitura no ensino da Química; (ii) um estudo crítico de trabalhos concernentes à leitura e à Educação Química publicados em periódicos brasileiros da área; e (iii) a apresentação de algumas estratégias de leitura arroladas em aulas de Química.

Palavras-chave: Estratégias de leitura. Escrita. Ensino de química. Qnesc, Vol. 32, N. 4, NOVEMBRO 2010.

Downloads 543  543  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N. 4, NOVEMBRO 2010  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Narrativas Acerca da Prática de Ensino de Química: Um Diálogo na Formação Inicial de Professores Popular Versão: 
Atualização:  6/8/2013
Descrição:
GONÇALVES, Fábio Peres; FERNANDES, Carolina dos Santos

Analisamos narrativas de licenciandos em Química sobre a componente curricular Prática de Ensino de Química. Defende-se a narrativa escrita como um processo dialógico e que favorece apreensão de conhecimentos dos professores em formação inicial. As narrativas foram submetidas aos procedimentos da análise textual discursiva e os resultados destacam que parte dos futuros docentes valoriza uma dicotomia entre teoria e prática e, em consequência, a prática em sala de aula como um desenvolvimento de técnicas de ensino descontextualizadas. Os licenciandos, ao mesmo tempo, entendem que a componente curricular é permeada por trabalhos de natureza coletiva. A sala de aula da escola foi reconhecida como um dos espaços explorados pela Prática de Ensino de Química, porém não mencionam outros possíveis espaços igualmente importantes para o exercício docente.

Palavras-chave: Formação de professores de Química. Prática de Ensino. Narrativas.

Downloads 542  542  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC. Vol. 32, N° 2, mai. 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química Popular Versão: 2011
Atualização:  25/10/2011
Descrição:
SILVA, Camila Silveira da. Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.

São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.

Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.

Downloads 541  541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
AULER, Décio Auler; DELIZOICOV, Demétrio Delizoicov

Buscou-se identificar compreensões de professores de Ciências sobre interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a finalidade de respaldar ações no processo de formação inicial e continuada de professores de Ciências. Metodologicamente, a pesquisa configurou-se segundo dois eixos complementares: a explicitação e fundamentação de parâmetros sobre interações entre CTS e a realização de entrevistas semi-estruturadas com um grupo de 20 professores, cuja análise foi balizada pelos parâmetros. Neste trabalho, apresentam-se e se discutem as principais tendências presentes na compreensão destes professores, bem como dimensões a serem consideradas no processo formativo: endosso ao modelo de decisões tecnocráticas, passividade diante do desenvolvimento científico-tecnológico e a superação da perspectiva salvacionista/redentora atribuída à Ciência-Tecnologia (CT).

Palavras-chave: Compreensões de professores sobre CTS. Formação de professores. Não-neutralidade das relações CTS.

Downloads 541  541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Química de (nano)materiais Popular Versão: 2007
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
ZARBIN, A. J. G. Química de (nano)materiais. Química Nova, v. 30, n. 6, p. 1469-1479, 2007.

Uma visão geral dos diferentes aspectos relacionados aos materiais e Nanomateriais Química é apresentada e discutida. A inserção deste campo no Brasil, é avaliada com base nas comunicações apresentadas na Reunião Anual da 30a Reunião da Sociedade Brasiliera de Química (SBQ). A importância da Divisão de Química de Materiais da SBQ para o crescimento e consolidação da Química de Materiais no Brasil também é discutida.

Palavras-chave: Química de materiais. Nanomateriais. Sociedade Brasileira de Química.

Downloads 537  537  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Química Nova  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Um Debate Seiscentista: a transmutação de ferro em cobre Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PORTO, Paulo Alves

Este artigo apresenta uma questão que era objeto de controvérsia no século XVII: ocorre transmutação de ferro em cobre quando se coloca ferro metálico em contato com uma solução de “vitríolo de cobre”, isto é, com uma solução contendo um sal de cobre? Vários pensadores manifestaram sua opinião a respeito, e aqui citamos J. B. Van Helmont, A. Kircher, L. Ercker, M. Sendivogius, J.R. Glauber e J. Webster. A discussão era relevante, pois podia ser relacionada à possibilidade de se transformar metais comuns em ouro. Observa-se que o panorama conceitual em que se inserem esses autores é bastante distinto do da Química moderna, o que fez a questão permanecer sem resposta nos termos em que foi colocada na época.

Palavras-chave: Transmutação. Alquimia. Química no século XVII.

Downloads 535  535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma QNESC. N° 19, MAIO, 2004.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências Popular Versão: 2008
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AUTH, Milton Antonio; AULER, Décio

Este trabalho tem como base duas propostas curriculares para a Educação em Ciências – abordagem temática e situação de estudo -, balizadas, respectivamente, nos pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e do psicólogo russo Lev S. Vygotsky. Essas organizações curriculares, metodologicamente configuradas em dois estudos de caso, foram estruturadas e desenvolvidas na disciplina de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental. Os registros, bem como as reflexões, foram subsidiados por dois instrumentos metodológicos: a) diário do professor e b) produções dos alunos. Dentre as questões destacadas sinaliza-se que algumas concepções desses autores se complementam, a exemplo da problematização (em Freire) e da significação conceitual (em Vygotsky). Essa complementaridade pode enriquecer ambas as propostas, a ponto de potencializar novas/diferenciadas organizações curriculares para a Educação em Ciências, na qual é central a relação entre aspectos político-pedagógicos e conceituais.

Palavras-chave: Educação em Ciências. Problematização. Significação Conceitual. Complementaridade entre Freire e Vygotsky.

Downloads 534  534  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias,   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva Popular Versão: 2008
Atualização:  7/8/2013
Descrição:
TORRES, Juliana Rezende; et al.

O trabalho busca refletir criticamente o processo de obtenção de temas estruturadores de currículos críticos, por meio da utilização da Investigação Temática articulada à Análise Textual Discursiva. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva, associados às etapas da Investigação Temática, favoreceram a sistematização do processo de interpretação do conhecimento dos sujeitos envolvidos nessa investigação. Além de relacionarmos as etapas levantamento preliminar da realidade e unitarização, escolha das situações significativas/diálogos descodificadores e categorização, redução temática/sala de aula e comunicação, entendemos que a Análise Textual Discursiva pode estar presente em cada uma das etapas da Investigação Temática. A vinculação de uma “estratégia” de estruturação de programas escolares a uma metodologia de análise de dados possibilitou o desenvolvimento de um trabalho de formação de professores, cuja finalidade era discutir como organizar o currículo escolar de forma a romper com a hegemonia conteudista que desconsidera os problemas sociais da realidade dos estudantes.

Palavras chave: Paulo Freire. Formação de professores. Currículo. Investigação temática. Análise textual discursiva.

Downloads 530  530  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rbpec, Vol. 8 N 2, 2008  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Mediação interdisciplinar na construção de um projeto de ensino de Química Popular Versão: 2002
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
ROSA, Maria Inês de Freitas Petrucci Santos; ROSSI, Adriana Vitorino

Apresentamos uma investigação qualitativa das possibilidades de parcerias entre formadores oriundos de diferentes áreas de pesquisa, tendo como objeto a criação de processos didáticos com licenciandos. Identificamos alguns elementos característicos desta aproximação, como: a assimetria de concepções; o diálogo sustentado pela episteme própria da Química; e a preocupação em superar estereótipos de diferentes áreas.

Palavras-chave: Formação docente. Projeto de ensino. Licenciatura.

Downloads 529  529  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, n. 16, nov., 2002.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Quím Popular Versão: 2010
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
RUA, Emílio R.; SOUZA, Paulo Sérgio Alves de.

Apresentamos neste trabalho o relato de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas Química e Estudos Regionais do curso Técnico em Administração de Empresas. A Baía de Guanabara foi o pano de fundo para que os alunos, a partir da realidade de um ecossistema ambientalmente degradado, discutissem as causas e possíveis soluções de curto, médio e longo prazos para o equacionamento do problema. Essa abordagem permitiu, por meio do diálogo entre conceitos das duas disciplinas, a difusão da educação ambiental entre os alunos, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade socioambiental, indispensável a um futuro Técnico em Administração de Empresas.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Contextualização. Interdisciplinaridade.

Downloads 528  528  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010.  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 19 »