Categoria: Química Artigos |
Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências |
Versão: 2008 Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GEHLENL, Simoni Tormöhlen; AUTH, Milton Antonio; AULER, Décio
Este trabalho tem como base duas propostas curriculares para a Educação em Ciências – abordagem temática e situação de estudo -, balizadas, respectivamente, nos pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e do psicólogo russo Lev S. Vygotsky. Essas organizações curriculares, metodologicamente configuradas em dois estudos de caso, foram estruturadas e desenvolvidas na disciplina de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental. Os registros, bem como as reflexões, foram subsidiados por dois instrumentos metodológicos: a) diário do professor e b) produções dos alunos. Dentre as questões destacadas sinaliza-se que algumas concepções desses autores se complementam, a exemplo da problematização (em Freire) e da significação conceitual (em Vygotsky). Essa complementaridade pode enriquecer ambas as propostas, a ponto de potencializar novas/diferenciadas organizações curriculares para a Educação em Ciências, na qual é central a relação entre aspectos político-pedagógicos e conceituais.
Palavras-chave: Educação em Ciências. Problematização. Significação Conceitual. Complementaridade entre Freire e Vygotsky.
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527 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, |
Categoria: Química Artigos |
Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química |
Versão: 2011 Atualização: 25/10/2011 |
Descrição:
SILVA, Camila Silveira da. Poesia de António Gedeão e a Formação de Professores de Química. Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011.
São aparesentadas, neste artigo, algumas discussões sobre relações entre Ciência, Cultura e Arte e possíveis contribuições na formação de professores de Química, mais especificamente a partir da poesia António Gedeão, focando dois de seus poemas: Lágrimas de Preta e Lição Sobre a Água.
Palavras-chave: Poesia e Química. Lágrimas de Preta. Lição Sobre a Água.
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526 0 bytes Qnesc, Vol. 33, N° 2, MAIO 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos |
Versão: 2008 Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Juliano Tonezer da Silva; FAGUNDES, Léa da Cruz; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo
Apresenta-se metodologia de apoio ao processo de aprendizagem – nas áreas de Ciências e Matemática do Ensino Médio – via a autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Em síntese, o aluno estará em processo de autoria de objetos e poderá produzir ou não, como resultado final desse processo, um objeto educacional que represente computacionalmente seu desejo de aprendizagem. É uma extensão da metodologia de projetos de aprendizagem e está fundamentada na autoria de projetos de aprendizagem e de objetos de aprendizagem por alunos, na adoção de princípios ágeis para esse processo de autoria e em um contexto escolar apoiado nas tecnologias digitais e com foco na aprendizagem.
Palavras-chaves: Projetos de aprendizagem. Objetos de aprendizagem. Software educacional. Ambiente de autoria. Epistemologia genética.
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522 0 bytes CINTED-UFRGS, V. 6, N. 1, Jul., 2008. |
Categoria: Química Artigos |
Resignificação curricular: contribuições da Investigação Temática e da Análise Textual Discursiva |
Versão: 2008 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
TORRES, Juliana Rezende; et al.
O trabalho busca refletir criticamente o processo de obtenção de temas estruturadores de currículos críticos, por meio da utilização da Investigação Temática articulada à Análise Textual Discursiva. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva, associados às etapas da Investigação Temática, favoreceram a sistematização do processo de interpretação do conhecimento dos sujeitos envolvidos nessa investigação. Além de relacionarmos as etapas levantamento preliminar da realidade e unitarização, escolha das situações significativas/diálogos descodificadores e categorização, redução temática/sala de aula e comunicação, entendemos que a Análise Textual Discursiva pode estar presente em cada uma das etapas da Investigação Temática. A vinculação de uma “estratégia” de estruturação de programas escolares a uma metodologia de análise de dados possibilitou o desenvolvimento de um trabalho de formação de professores, cuja finalidade era discutir como organizar o currículo escolar de forma a romper com a hegemonia conteudista que desconsidera os problemas sociais da realidade dos estudantes.
Palavras chave: Paulo Freire. Formação de professores. Currículo. Investigação temática. Análise textual discursiva.
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520 0 bytes Rbpec, Vol. 8 N 2, 2008 |
Categoria: Química Artigos |
Um Debate Seiscentista: a transmutação de ferro em cobre |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PORTO, Paulo Alves
Este artigo apresenta uma questão que era objeto de controvérsia no século XVII: ocorre transmutação de ferro em cobre quando se coloca ferro metálico em contato com uma solução de “vitríolo de cobre”, isto é, com uma solução contendo um sal de cobre? Vários pensadores manifestaram sua opinião a respeito, e aqui citamos J. B. Van Helmont, A. Kircher, L. Ercker, M. Sendivogius, J.R. Glauber e J. Webster. A discussão era relevante, pois podia ser relacionada à possibilidade de se transformar metais comuns em ouro. Observa-se que o panorama conceitual em que se inserem esses autores é bastante distinto do da Química moderna, o que fez a questão permanecer sem resposta nos termos em que foi colocada na época.
Palavras-chave: Transmutação. Alquimia. Química no século XVII.
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519 0 bytes QNESC. N° 19, MAIO, 2004. |
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