Categoria: Química Artigos |
O Livro Didático de Química nas Concepções de Professores do Ensino Médio da Região Sul da Bahia |
Versão: 2011 Atualização: 4/12/2013 |
Descrição:
MAIA, Juliana de Oliveira; SÁ, Luciana Passos; MASSENA, Elisa Prestes; WARTHA, Edson José
Questões relacionadas ao Livro Didático (LD) no Ensino de Ciências têm sido amiúde discutidas em trabalhos reportados na literatura. Na presente pesquisa, tivemos como objetivo especular a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos LDs adotados no ensino médio por professores de Química de escolas estaduais das cidades de Ilhéus e Itabuna, situadas na região sul da Bahia. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade da formação continuada que privilegie, dentre outros aspectos, a reflexão sobre questões importantes relacionadas à escolha e utilização do LD por professores atuantes na educação básica.
Palavras-chave: Formação de Professores. Livro Didático. Ensino de Química.
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1301 0 bytes Qnesc Vol. 33, N° 2, MAIO |
Categoria: Química Artigos |
De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria. |
Versão: 2013 Atualização: 4/12/2013 |
Descrição:
O texto busca facilitar a leitura e a compreensão de rótulos em relação à unidade caloria, instigando o consumidor a uma análise crítica do que é oferecido para o consumo. Assim, procura-se estudar e investigar a questão calórica dos alimentos, uma vez que os rótulos de inúmeros produtos alimentícios são confusos quanto à unidade caloria, apresentando, às vezes, dados contraditórios. Neste artigo, apresenta-se o que é caloria, incluindo considerações referentes a termos, que, freqüentemente, são empregados erroneamente por grande parte da industria alimentícia.
Palavra-chave: Caloria. Rótulos. Alimentos Industrializados.
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540 5.59 KB QNEsc, N° 21, MAIO 2005 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a02.pdf |
Categoria: Química Artigos |
Visões de Contextualização de Professores de Química na Elaboração de seus Próprios Materiais Didáti |
Versão: 2010 Atualização: 6/9/2013 |
Descrição:
SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro
Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se refletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gravados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exemplificação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.
Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Química. Formação Continuada de Professores.
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646 0 bytes Rev. Ensaio, v.12, n.01, jan-abr |
Categoria: Química Artigos |
Sustentabilidade Ambiental: Um Estudo com Pesquisadores Químicos no Brasil |
Versão: 2013 Atualização: 6/9/2013 |
Descrição:
MARQUES, Carlos Alberto; GONÇALVES, Fábio Peres; YUNES, Santiago Francisco; MACHADO, Adélio A. S. C.
Um estudo que avaliou os pesquisadores químicos brasileiros sobre a compreensão em relação aos termos de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, e sua avaliação de como lidar com a fragilidade ambiental e limites. Os resultados mostraram um certo grau de reconhecimento da necessidade de um desenvolvimento mais sustentável, mas pouco consenso na magnitude dos limites do ambiente. Os pesquisadores reconheceram as limitações dos paradigmas clássicos "da diluição" e "de risco", mas não mostrou nenhuma concordância sobre as exigências do novo "paradigma ecológico", baseado na sustentabilidade ambiental e os 12 princípios da Química Verde, importante para avaliar o papel de Química Verde para a Sustentabilidade.
Palavras-chave: Sustentabilidade Ambiental. Química Verde. Termodinâmica.
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447 0 bytes Quim. Nova, Vol. 36, N. 6 |
Categoria: Química Artigos |
Políticas de Currículo para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: o Caso da Disciplina Química |
Versão: 2006 Atualização: 6/9/2013 |
Descrição:
ABREU, Rozana Gomes de; LOPES, Alice Casimiro
Este artigo apresenta a análise, com foco na disciplina Química e na área de Ciências, da proposta curricular para o Ensino Médio no Rio de Janeiro, elaborada pela Secretaria de Educação do Estado e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com base em ensinamentos de Ball, defendemos que a proposta, apesar de estar sintonizada com os discursos mais atuais das áreas de pesquisa em ensino de Química, reforçando um caráter mais crítico, promove um discurso prescritivo sobre as escolas.
Palavras-chave: Disciplina escolar Química. Política de currículo. Proposta Curricular.
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824 0 bytes CONTEXTO e EDUCAÇÃO, Ano 21 nº 76 Jul./Dez |
Categoria: Química Artigos |
O Ensino de História da Química: Contribuindo para a Compreensão da Natureza da Ciência |
Versão: 2008 Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
OKI, Maria da Conceição Marinho; MORADILLO, Edílson Fortuna de
Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas.
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Ensino de Química. Natureza da ciência.
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419 0 bytes Ciência & Educação, v. 14, n. 1 |
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