Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender Popular Versão: 
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
NOTARE, Márcia Rodrigues; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo

Este artigo discute o potencial do software GeoGebra no processo de construção de conceitos matemáticos, à luz da teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Para isso, o artigo traz a análise de um projeto de modelagem geométrica, da trajetória de uma bola de basquete, desenvolvido por um aluno do mestrado em Ensino de Matemática, na qual é possível evidenciar um caminho trilhado do fazer ao compreender, na medida em que o trabalho vai sendo desenvolvido. Conceitos matemáticos como função quadrática, função afim, função seno, função valor absoluto, movimentos de gráficos e continuidade de funções foram definitivos na construção do modelo assim como conceitos geométricos como retas paralelas e perpendiculares, ponto médio, mediatriz e reflexão em torno de uma reta, que foram utilizados na construção da cesta. Dessa forma, a atividade proposta com o uso do GeoGebra permitiu a compreensão de uma série de conceitos a partir da ação do sujeito e da conceituação, trilhando um caminho do fazer ao compreender.

Palavras-Chave: Educação Matemática e tecnologia. Construção do conhecimento. Modelagem geométrica. Fazer e compreender.

Downloads 517  517  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS  Site http://www.cinted.ufrgs.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O ensino das geometrias e os livros didáticos do Ensino Médio: uma análise Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Maristel do; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; PINHEIRO, Nilceia Aparecida Maciel

Com a ampliação do Programa Nacional do Livro Didático para o ensino médio, o professor passou a ter um excelente instrumento auxiliar para conduzir o processo ensino aprendizagem, mas o que se verifica na verdade é que o livro didático, muitas vezes é a única fonte de consulta para o professor na preparação de suas aulas, determinando o conteúdo e até a metodologia na organização curricular. Este estudo trata das observações realizadas sobre como os livros didáticos escolhidos pelos professores, da rede estadual de ensino de Ponta Grossa, para a utilização no triênio 2009-2011, abordam os temas de geometria não euclidiana. O fator que motivou a elaboração da pesquisa foi que, temas como: geometria topológica, projetiva, fractal e não euclidiana, passaram a ser vinculados nos documentos que orientam o ensino de matemática, tanto no ensino fundamental como no médio e também a constatação de que professores com longa experiência profissional, apresentam um quase total desconhecimento destas geometrias. Foram analisados as cinco coleções mais solicitadas pelos colégios. O referencial teórico fundamenta -se na importância do ensino de geometria para o desenvolvimento integral do aluno. Outro fator para a pesquisa é o fato de estar, desde 2003, na de coordenação de Matemática, junto ao Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, cuja função principal é subsidiar teórico-metodologicamente os professores da área, buscando alternativas para preencher prováveis lacunas, visando uma melhoria no processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Geometria. Ensino-aprendizagem. Livros didáticos.

Downloads 1995  1995  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnolo  Site http://www.utfpr.edu.br
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
ANDRADE, José Antonio Araújo; NACARATO, Adair Mendes

A presente pesquisa, de abordagem histórico-bibliográfica, teve como objeto de estudo os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEMs). Seu objetivo foi identificar e analisar as atuais tendências didático-pedagógicas para o Ensino de Geometria no Brasil, no período de 1987 a 2001, em que se realizaram os sete primeiros encontros: 1987 (PUC/SP) , 1988 (Maringá/PR), 1990 (UFRN), 1992 (Blumenau/SC), 1995 (UFS/SE), 1998 (Unisinos/RS) e 2001 (UFRJ). Buscou-se também identificar pesquisadores e/ou grupos de pesquisas atuando nessa área, bem como os pressupostos teóricos e epistemológicos que vêm subsidiando essas discussões. A questão orientadora desta investigação foi: Que tendências didático-pedagógicas se fazem presentes no Ensino de Geometria tomando como referência os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática?

Palavras-chave: Ensino. Geometria. Didática.

Downloads 712  712  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANPED  Site http://www.anped.org.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora! Trigonometria Dinâmica: unidade de aprendizagem online para estudo de Trigonometria  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
MOREIRA, Larissa de Sousa; BATISTA, Silvia Cristina Freitas; BARCELOS, Gilmara Teixeira; PASSERINO, Liliana Maria

As tecnologias digitais abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática, a partir de simulações, visualizações, modelagens, experimentações, entre outras ações. Nesse sentido, foi desenvolvida a unidade de aprendizagem online “Trigonometria Dinâmica”, direcionada ao estudo de Trigonometria, no Ensino Médio. Esta unidade foi totalmente elaborada por professores de Matemática e contém, entre outros recursos, 19 applets e uma apostila de atividades investigativas relacionadas aos mesmos. A unidade foi submetida a um processo de avalidação composto de duas partes: uma validação preliminar, realizada com professores e licenciandos em Matemática, e uma validação com alunos do Ensino Médio. O presente artigo descreve o referido processo de validação e analisa os resultados obtidos no mesmo, fundamentando-se na teoria sócio-histórica. A partir da análise da validação preliminar foi possível aprimorar a unidade de aprendizagem proposta. Destaca-se, ainda, que os participantes da referida validação demonstraram muito interesse pelas potencialidades dos applets, tendo em vista o uso pedagógico dos mesmos para o estudo de tópicos de Trigonometria.Os alunos do Ensino Médio, participantes da validação, mostraram-se atentos e motivados, tentando explorar, ao máximo, os recursos dos applets e, assim, compreender os conceitos abordados. Os applets permitiram visualizações e simulações que apoiaram a construção de conhecimentos.

Palavras-Chave: Trigonometria. Applets. Aprendizagem Matemática. Unidade de Aprendizagem.

Downloads 951  951  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBIE  Site http://www.br-ie.org/index.php/rbie
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!A Presença da Tecnologia na Educação Matemática: efetuando uma tessitura com situações/cenas do film Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ROSA, Maurício

Este artigo tem como objetivo expor modos de o ser humano ser com a tecnologia, trazendo situações projetadas em um filme de ficção científica e em situações em que se realiza Educação Matemática com a presença da tecnologia. Traz a análise de uma obra cinematográfica da atualidade – o filme Avatar (2009) – a fim de explicitar as concepções assumidas no trabalho com tecnologias presentes na ficção científica.Esta evidencia contribuições e antevê possibilidades de trabalhar - se com tecnologias em diferentes atividades, entre elas, as da Educação Matemática. Traz também a análise de situações vividas e descritas em chat de um curso à distância de formação de professores de matemática. Essas análises revelam confluência de concepções e interconexões presentes entre o visto na ficção e o que já está sendo vislumbrado/produzido em termos educacionais. Mostra os modos pelos quais a informática deixa de ser entendida como mero instrumento para, de maneira clara, ser compreendida como presente à produção do conhecimento. Revela que ela se presentifica no processo cognitivo, neste artigo exposto em termos de ser-com, pensar- om e saber-fazer-com-o-ciberespaço.

Palavras-chave: Educação Matemática. Fenomenologia. TIC.

Downloads 861  861  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALEXANDRIA  Site http://alexandria.ppgect.ufsc.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!VirtualMat: um ambiente virtual de apoio ao ensino de matemática para alunos com Deficiência Intelec Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
MALAQUIAS, Fernanda Francielle de Oliveira; LAMOUNIER, Edgard Afonso Jr.; CARDOSO, Alexandre; SANTOS, Cleusa Aparecida de Oliveira

Considerando-se que alunos com Deficiência Intelectual apresentam dificuldades para apreender conceitos matemáticos por métodos de ensino tradicionais e que são escassas as ferramentas voltadas para esses alunos, este artigo tem com o objetivo apresentar o software VirtualMat, um ambiente virtual educativo desenvolvido especialmente para alunos com Deficiência Intelectual. O software visa servir como ferramenta de apoio ao ensino de conceitos lógico-matemáticos, proporcionando variadas opções de organização cognitiva a respeito dos conceitos de classificação, discriminação, ordenação e sequenciação. O software foi testado por alunos com Deficiência Intelectual matriculados em uma escola inclusiva e para avaliar a sua eficiência foi adotada uma abordagem tanto quantita tiva quanto qualitativa. Os resultados apontam que o VirtualMat contribui significativamente para a aprendizagem dos alunos ao permitir o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático de forma lúdica e ativa.

Palavras-Chave: Realidade Virtual. Deficiência Intelectual.

Downloads 784  784  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBIE  Site http://www.br-ie.org/index.php/rbie
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Noções de Geometria Projetiva na Formação de Professores  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
SEARA, Helenice Fernandes

Esse artigo é resultado de um curso de 4 horas ministrado para professores de Matemática da Rede Estadual de Educação do Paraná, cujo objetivo era abordar conceitos e elementos básicos da geometria projetiva e discutir suas características não-euclidianas. Entendemos que o professor já trabalha alguns desses elementos, porém nem sempre os reconhece dessa forma ou lhes dá a necessária formalização para que os alunostambém os identifiquem. Privilegiando a interdisciplinaridade com a Arte, iniciamos com um breve histórico sobre o surgimento da Perspectiva e, em seguida, desenvolvemos atividades que sinalizam ao professor abordagens para a sala de aula. Essas atividades podem ser aplicadas para qualquer série, percorrendo outras mais pontuais e culminando com pequenas informações sobre as perspectivas Cavaleira, Isométrica e Cônica.

Palavras-chave: Formação Continuada. Geometria Projetiva. Metodologia.

Downloads 983  983  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma V CINFE  Site http://www.ucs.br/ucs/eventos/cinfe/artigos/artigos
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Fractais no ensino de geometria da Educação Básica: primeiras experiências  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
GOMES, Antônio do Nascimento; SALVADOR, José Antonio

O objetivo geral deste trabalho é tornar o aprendizado da Matemática no Ensino Fundamental mais concreto em que estudantes e professores devem se sentir mobilizados e desafiados a apreender os conteúdos especialmente os de Geometria, interligá-los com a álgebra, revisar ou recuperar conteúdos de séries anteriores que não ficaram claros. Para tal propomos uma abordagem dos conteúdos valorizando estratégias diferenciadas de ensino e trazemos a beleza da Geometria Fractal como motivação.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Geometria Fractal. Computador.

Downloads 663  663  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CNMAC  Site http://www.sbmac.org.br/eventos/cnmac/xxxii_cnmac/pdf/479.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
BONA, Aline Silva De Bona; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; FAGUNDES, Léa da Cruz

O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os estudantes a demonstrar o que aprenderam sobre os conceitos de geometria espacial. A metodologia de trabalho docente com os estudantes é dialogada de Freire, e o método de análise dos gibis é à luz da Teoria de Piaget, onde esta atividade é parte de uma pesquisa-ação de doutoramento. O objetivo do artigo é apontar atividades interessantes aos estudantes, sendo estas extraclasse e alicerçadas na tecnologias digitais, online e/ou não, onde ocorrem a aprendizagem cooperativa dos conceitos de matemática tão usualmente citados em avaliações externas. Dentre os resultados desta atividade cita-se a escrita dos conceitos de geometria espacial de acordo com suas palavras e o destaque dados pelosestudantes aos gibis como recursos para estudar.

Palavras-chaves: Tecnologias Digitais. Atividade de Matemática. Espaço de Aprendizagem Digital. Aprendizagem Cooperativa.

Downloads 658  658  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CINTED-UFRGS   Site http://www.cinted.ufrgs.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!O ensino de geometria não euclidiana na educação básica Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
CARVALHO, Maria Aparecida da Silva de; TUCCI, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho

O presente trabalho apresenta considerações sobre a aprendizagem das Geometrias não – Euclidianas, em particular da Geometria Esférica, obtidas a partir de uma pesquisa aplicada a alunos do Ensino Fundamental e Médio de um Colégio Estadual Público da cidade de Londrina, cujo objetivo foi investigar a possibilidade de inserir no currículo de Matemática, a partir da 5ª série do Ensino Fundamental, tópicos relacionados a outras Geometrias, além da Euclidiana, conforme proposta das Diretrizes da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná (SEED, 2009).

Palavras chave: Educação Matemática. Ensino de geometria. Geometria não euclidiana. Educação básica.

Downloads 2307  2307  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CIAEM  Site http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/index
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »