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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O que é aprender a ler?  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FOUCAMBERT, Jean

Este artigo trata da defasagem das idéias e práticas herdeiras do passado, e por outro lado os saberes novos, mal difundidos, criadores de práticas desconcertantes, minoritárias, porém já portadoras de soluções (ainda que a escola não esteja pronta para adotá-las). Trata do problema com a leitura que se instaurou na escola nos anos de 1960 e 1970. Por fim, faz considerações importantes sobre leitura e assuntos relativos a este.

Palavras-chave: Aprender. Ler. Leitura. Siginificado. Escrita. Linguagem. Código. Professor. Leitor.

Downloads 6357  6357  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Artigo publicado em l'Éducatíon, 22 de maio de 198  Site http://www.portrasdasletras.com.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A Estética da Recepção e Teoria do Efeito Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COSTA, Márcia Hávila Mocci da Silva

A teoria literária priorizou em seus estudos, ao longo do tempo, respectivamente, o autor, a obra e o leitor. Num primeiro momento, o autor era considerado o expoente máximo. Com o advento do formalismo e do estruturalismo, o texto passa a ser o centro das análises e, a partir dos estudos da recepção, o leitor, e não mais a obra ou o autor, torna-se o elemento fundamental para os estudos literários. Na recepção, o leitor é quem atribui significado ao texto, atualizando-o através da leitura, transformando-o pela sua ação e transformando-se a partir do diálogo com o mesmo. Por meio da recepção, o leitor concretiza a obra literária e essa concretização pode ocorrer tanto no momento de sua produção quanto no momento de sua leitura. Os estudos da recepção baseiam-se na Fenomenologia, concepção filosófica criada pelo alemão Edmund Husserl (1859-1938), que apresenta uma forma diferenciada de ver a realidade, propondo uma nova discussão em torno da separação do sujeito e do objeto, da consciência e do mundo.

Palavras-Chave: Leitor, recepção, leitura.

Downloads 13077  13077  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Uma Perspectiva Semiótica em o Corvo, Edgar Alan Poe  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
DAVILA, Richard Emanuel Silveira

Não nos propomos fazer aqui uma análise do poema de Edgar Alan Poe, muito menos pretendemos atribuir-lhe uma decifração total, visto que um texto poético de tal envergadura se constitui numa galáxia de significados que a análise jamais o esgota. Pretendemos apenas estudar-lhe o plano da expressão, sob os aspectos denotativos, conotativo e mítico, dentro de determinado enfoque, sem negar-lhe a possibilidade de outros percursos de leitura. Partindo do princípio de que a grandeza do poeta consiste no modo como explora as palavras e que entre estas há as que encerram um significado em si (substantivos, adjetivos, verbos) e outras que são palavras de relação, sem significado ou com significação latente (pronomes, preposições, conjunções), é com as primeiras que vamos nos ocupar, embora não esqueçamos do que na obra literária aquelas posições podem ser invertidas na escala de valores. Nossa preferência se explica também pela própria finalidade deste trabalho que é a análise semiótica de relação expressão / conteúdo em escala ascendente a partir do nível denotativo.

Palavras-Chave: Poesia. Semiótica. Análise. Literatura.

Downloads 8450  8450  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma OVERMUNDO  Site http://www.overmundo.com.br/banco/uma-perspectiva-semiotica-o-corvo-allan-poe
Avaliação: 9.00 (3 votos)
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Atividades didáticas de leitura e compreensão de texto: o gênero contos de terror em foco Popular Versão: PDF
Atualização:  1/2/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste trabalho, apresentamos uma sugestão de atividade didática de leitura e compreensão de texto, recorrendo, para isso, ao suporte didático do gênero contos de terror/ horror. Em tal atividade, colocamos em destaque as particularidades e especificidades desse gênero textual, focando, sobretudo, em seus aspectos temáticos e composicionais.

Palavras-chave: Gênero contos de terror. Leitura. Escrita.

Downloads 15702  15702  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Bem Legal  Site http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/edicoes-anteriores/no2-2014/14-terror
Avaliação: 9.00 (2 votos)
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O blog e suas potencialidades para a prática da leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste artigo refletimos acerca das potencialidades do blog para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, revendo e discutindo brevemente a literatura sobre o assunto. Focamos também o conceito de hipertexto na sua relação com o ato de ler via interatividade, hipertextualidade e multimidialidade. Defendemos a ideia de que os blogs podem, pelas suas características, suscitar novas formas de leitura.

Palavras-chave: Blog. Leitura. Interatividade.

Downloads 994  994  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Professare  Site http://uniarp.emnuvens.com.br/professare/article/view/649
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Práticas de leitura a partir da notícia no hipertexto: um olhar sobre o Portal G1 Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Este trabalho tem como objetivo abordar os subsídios do gênero notícia na web, para a promoção de novas práticas cognitivas de leitura. Decorrente disso, pretendemos verificar quais são os principais elementos textual-discursivos materializados pela noticia hipertextual. Para tal, fizemos uso do levantamento bibliográfico e da análise de notícias como passos metodológicos. Os resultados apontam que, dos elementos constituintes da notícia na web, os textos publicados pelo Portal G1 trazem consigo: a Hipertextualidade, a Multimidialidade, a Customização e a Atualização Contínua, deixando de lado a Interatividade e Memória.

Palavras-chave: Hipertexto. Notícia. Web. Leitura.

Downloads 427  427  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão  Site http://encontro.anais.faculdadesenacpe.edu.br/volumes/anais/volume%208/028-2014.pdf
Avaliação: 9.00 (1 voto)
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura e escrita no Orkut: o que os professores veem e o que não veem Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
BEZERRA, Benedito Gomes

A despeito do caráter multimidiático e multimodal que o caracteriza como ambiente baseado na Web, o site de relacionamentos Orkut ainda seria impensável a não ser como espaço de leitura e escrita. Apesar de isso, em princípio, apontar para uma potencial conexão com os interesses escolares, o que se verifica é o forte estigma que pesa, na escola, sobre os alunos que utilizam o site. À luz de concepções de leitura e escrita ancorados principalmente na Linguística Textual, buscamos, neste estudo, refletir sobre as possibilidades pedagógicas de uso do Orkut, segundo a percepção de professores do ensino fundamental e médio do interior de Pernambuco. O universo da pesquisa consiste de 36 professores, todos cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Os resultados mostram que muitos professores têm pouca intimidade com as tecnologias digitais, além de alimentarem uma expressiva rejeição ao uso de sites "não-educativos" como o Orkut.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Orkut.

Downloads 673  673  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais Hipertexto 2009  Site http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Questões de estilo no gênero chat aberto e implicações para o ensino de Língua Materna. Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
ARAÚJO, Júlio César; RODRIGUES, Bernadete Biasi

A Internet é uma invenção humana incrível que recebeu fortes influências da mistura dos serviços de telefonia com os serviços da informática, originando a telemática. Com isso, parece ser inconteste o fato de que está em sua gênese a vocação para a hibridização, pois as possibilidades combinatórias de linguagens, de gêneros e de estilo parecem ser inesgotáveis nesse ambiente discursivo. Por esta razão, entendemos a Internet como um espaço ou uma esfera de atividade humana, no sentido bakhtiniano do termo, no qual se ambientam inúmeras práticas discursivas singulares.

Palavras-chave: Gênero chat. Práticas discursivas. Linguagem.

Downloads 1795  1795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.julioaraujo.com/site/interna/artigos.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Estilos: períodos curtos e longos Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PINHEIRO, Célio
O tamanho dos períodos gramaticais é uma das marcas estilísticas. Período longo e tenso, fatores de época determinam escolas ou movimentos literários e com períodos curtos e períodos longos.

Palavras-chave: Períodos gramaticais. Unidade. Comunicação. Período. Gramatical. Agrupamento. Orações.


Downloads 11204  11204  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma In Revista Universitária, Faculdades Integradas To  Site http://www.portrasdasletras.com.br
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Concepções de linguagem e fazer docente: um olhar sobre as práticas pedagógicas do ensino da leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Durante décadas, o processo de escolarização brasileiro foi norteado por paradigmas tradicionais. Com isso, a prática docente do ensino da leitura concedeu primazia à Decodificação de Sinais Gráficos. O foco do ensino da leitura era, então, questões de cunho visual. De acordo com Koch & Elias (2006), nos dias atuais, pode ser percebida uma nova concepção de leitura como atribuição/produção de sentido, diretamente relacionada a perspectivas cognitivas, dialógicas, interativas, linguísticas e sociais, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Essas diferentes práticas não emergem de forma neutra. Segundo Koch (2002), o tratamento dado à leitura, na Didática da Escolarização do leitor, tem como base de respaldo as Concepções de Linguagem. Recorrendo, teoricamente, ao trabalhos de Albuquerque (2006), Barbosa & Souza (2006), Bezerra (2010), Geraldi (1984), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch & Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002a), Silva (2012a), Soares (1998), este trabalho tem por objetivo abordar os reflexos das Concepções de Linguagem nas práticas docentes do ensino da leitura no processo de escolarização brasileiro. Decorrente disso, pretende-se traçar um breve resgate histórico do ensino da leitura dos anos 50 aos dias atuais, como também dos fundamentos teóricos, ideológicos, políticos e sociais, que nortearam tais práticas.

Palavras-chave: Educação. Modelos educativos. Procedimentos didáticos.

Downloads 5119  5119  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Urutaguá  Site http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/19487
Avaliação: 8.00 (1 voto)
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