Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Estética da Recepção e Teoria do Efeito ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Márcia Hávila Mocci da Silva
A teoria literária priorizou em seus estudos, ao longo do tempo, respectivamente, o autor, a obra e o leitor. Num primeiro momento, o autor era considerado o expoente máximo. Com o advento do formalismo e do estruturalismo, o texto passa a ser o centro das análises e, a partir dos estudos da recepção, o leitor, e não mais a obra ou o autor, torna-se o elemento fundamental para os estudos literários. Na recepção, o leitor é quem atribui significado ao texto, atualizando-o através da leitura, transformando-o pela sua ação e transformando-se a partir do diálogo com o mesmo. Por meio da recepção, o leitor concretiza a obra literária e essa concretização pode ocorrer tanto no momento de sua produção quanto no momento de sua leitura. Os estudos da recepção baseiam-se na Fenomenologia, concepção filosófica criada pelo alemão Edmund Husserl (1859-1938), que apresenta uma forma diferenciada de ver a realidade, propondo uma nova discussão em torno da separação do sujeito e do objeto, da consciência e do mundo.
Palavras-Chave: Leitor, recepção, leitura.
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13077 0 bytes UEM |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Uma Perspectiva Semiótica em o Corvo, Edgar Alan Poe ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
DAVILA, Richard Emanuel Silveira
Não nos propomos fazer aqui uma análise do poema de Edgar Alan Poe, muito menos pretendemos atribuir-lhe uma decifração total, visto que um texto poético de tal envergadura se constitui numa galáxia de significados que a análise jamais o esgota. Pretendemos apenas estudar-lhe o plano da expressão, sob os aspectos denotativos, conotativo e mítico, dentro de determinado enfoque, sem negar-lhe a possibilidade de outros percursos de leitura. Partindo do princípio de que a grandeza do poeta consiste no modo como explora as palavras e que entre estas há as que encerram um significado em si (substantivos, adjetivos, verbos) e outras que são palavras de relação, sem significado ou com significação latente (pronomes, preposições, conjunções), é com as primeiras que vamos nos ocupar, embora não esqueçamos do que na obra literária aquelas posições podem ser invertidas na escala de valores. Nossa preferência se explica também pela própria finalidade deste trabalho que é a análise semiótica de relação expressão / conteúdo em escala ascendente a partir do nível denotativo.
Palavras-Chave: Poesia. Semiótica. Análise. Literatura.
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8450 0 bytes OVERMUNDO http://www.overmundo.com.br/banco/uma-perspectiva-semiotica-o-corvo-allan-poe |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Práticas de leitura a partir da notícia no hipertexto: um olhar sobre o Portal G1 ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 6/1/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da
Este trabalho tem como objetivo abordar os subsídios do gênero notícia na web, para a promoção de novas práticas cognitivas de leitura. Decorrente disso, pretendemos verificar quais são os principais elementos textual-discursivos materializados pela noticia hipertextual. Para tal, fizemos uso do levantamento bibliográfico e da análise de notícias como passos metodológicos. Os resultados apontam que, dos elementos constituintes da notícia na web, os textos publicados pelo Portal G1 trazem consigo: a Hipertextualidade, a Multimidialidade, a Customização e a Atualização Contínua, deixando de lado a Interatividade e Memória.
Palavras-chave: Hipertexto. Notícia. Web. Leitura.
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427 0 bytes Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão http://encontro.anais.faculdadesenacpe.edu.br/volumes/anais/volume%208/028-2014.pdf |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Leitura e escrita no Orkut: o que os professores veem e o que não veem ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: Atualização: 26/10/2012 |
Descrição:
BEZERRA, Benedito Gomes
A despeito do caráter multimidiático e multimodal que o caracteriza como ambiente baseado na Web, o site de relacionamentos Orkut ainda seria impensável a não ser como espaço de leitura e escrita. Apesar de isso, em princípio, apontar para uma potencial conexão com os interesses escolares, o que se verifica é o forte estigma que pesa, na escola, sobre os alunos que utilizam o site. À luz de concepções de leitura e escrita ancorados principalmente na Linguística Textual, buscamos, neste estudo, refletir sobre as possibilidades pedagógicas de uso do Orkut, segundo a percepção de professores do ensino fundamental e médio do interior de Pernambuco. O universo da pesquisa consiste de 36 professores, todos cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Os resultados mostram que muitos professores têm pouca intimidade com as tecnologias digitais, além de alimentarem uma expressiva rejeição ao uso de sites "não-educativos" como o Orkut.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Orkut.
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673 0 bytes Anais Hipertexto 2009 http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Concepções de linguagem e fazer docente: um olhar sobre as práticas pedagógicas do ensino da leitura ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 6/1/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da
Durante décadas, o processo de escolarização brasileiro foi norteado por paradigmas tradicionais. Com isso, a prática docente do ensino da leitura concedeu primazia à Decodificação de Sinais Gráficos. O foco do ensino da leitura era, então, questões de cunho visual. De acordo com Koch & Elias (2006), nos dias atuais, pode ser percebida uma nova concepção de leitura como atribuição/produção de sentido, diretamente relacionada a perspectivas cognitivas, dialógicas, interativas, linguísticas e sociais, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Essas diferentes práticas não emergem de forma neutra. Segundo Koch (2002), o tratamento dado à leitura, na Didática da Escolarização do leitor, tem como base de respaldo as Concepções de Linguagem. Recorrendo, teoricamente, ao trabalhos de Albuquerque (2006), Barbosa & Souza (2006), Bezerra (2010), Geraldi (1984), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch & Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002a), Silva (2012a), Soares (1998), este trabalho tem por objetivo abordar os reflexos das Concepções de Linguagem nas práticas docentes do ensino da leitura no processo de escolarização brasileiro. Decorrente disso, pretende-se traçar um breve resgate histórico do ensino da leitura dos anos 50 aos dias atuais, como também dos fundamentos teóricos, ideológicos, políticos e sociais, que nortearam tais práticas.
Palavras-chave: Educação. Modelos educativos. Procedimentos didáticos.
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5119 0 bytes Revista Urutaguá http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/19487 |
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