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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Práticas de leitura a partir da notícia no hipertexto: um olhar sobre o Portal G1 Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Este trabalho tem como objetivo abordar os subsídios do gênero notícia na web, para a promoção de novas práticas cognitivas de leitura. Decorrente disso, pretendemos verificar quais são os principais elementos textual-discursivos materializados pela noticia hipertextual. Para tal, fizemos uso do levantamento bibliográfico e da análise de notícias como passos metodológicos. Os resultados apontam que, dos elementos constituintes da notícia na web, os textos publicados pelo Portal G1 trazem consigo: a Hipertextualidade, a Multimidialidade, a Customização e a Atualização Contínua, deixando de lado a Interatividade e Memória.

Palavras-chave: Hipertexto. Notícia. Web. Leitura.

Downloads 384  384  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão  Site http://encontro.anais.faculdadesenacpe.edu.br/volumes/anais/volume%208/028-2014.pdf
Avaliação: 9.00 (1 voto)
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O blog e suas potencialidades para a prática da leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste artigo refletimos acerca das potencialidades do blog para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, revendo e discutindo brevemente a literatura sobre o assunto. Focamos também o conceito de hipertexto na sua relação com o ato de ler via interatividade, hipertextualidade e multimidialidade. Defendemos a ideia de que os blogs podem, pelas suas características, suscitar novas formas de leitura.

Palavras-chave: Blog. Leitura. Interatividade.

Downloads 946  946  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Professare  Site http://uniarp.emnuvens.com.br/professare/article/view/649
Avaliação: 9.00 (1 voto)
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A notícia na Web: um olhar sobre seus elementos textual-discursivos Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

De acordo com Mielniczuk (2003), as Tecnologias da Comunicação e da Informação têm carreado modificações consideráveis nas práticas cotidianas da sociedade contemporânea. Entre essas mudanças, podemos citar o surgimento de uma ampla quantidade de novos gêneros textuais, pautados em novos suportes. Nesse campo, estão os gêneros jornalísticos, mais especificamente, a Notícia na Web. Em virtude do formato do hipertexto, a notícia adquire novos elementos textuais e discursivos. Neste trabalho, buscamos conhecer os elementos textual-discursivos que compõem o Gênero Notícia na Web. Buscamos, ainda, compreender como a natureza hipertextual traz subsídios, para novas práticas de leitura.

Palavras-chave: Notícia na web. Elementos textual-discursivos. Novas práticas de leitura.

Downloads 3600  3600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Temática  Site http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/viewFile/21207/11704
Avaliação: 10.00 (2 votos)
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Concepções de linguagem e fazer docente: um olhar sobre as práticas pedagógicas do ensino da leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Durante décadas, o processo de escolarização brasileiro foi norteado por paradigmas tradicionais. Com isso, a prática docente do ensino da leitura concedeu primazia à Decodificação de Sinais Gráficos. O foco do ensino da leitura era, então, questões de cunho visual. De acordo com Koch & Elias (2006), nos dias atuais, pode ser percebida uma nova concepção de leitura como atribuição/produção de sentido, diretamente relacionada a perspectivas cognitivas, dialógicas, interativas, linguísticas e sociais, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Essas diferentes práticas não emergem de forma neutra. Segundo Koch (2002), o tratamento dado à leitura, na Didática da Escolarização do leitor, tem como base de respaldo as Concepções de Linguagem. Recorrendo, teoricamente, ao trabalhos de Albuquerque (2006), Barbosa & Souza (2006), Bezerra (2010), Geraldi (1984), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch & Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002a), Silva (2012a), Soares (1998), este trabalho tem por objetivo abordar os reflexos das Concepções de Linguagem nas práticas docentes do ensino da leitura no processo de escolarização brasileiro. Decorrente disso, pretende-se traçar um breve resgate histórico do ensino da leitura dos anos 50 aos dias atuais, como também dos fundamentos teóricos, ideológicos, políticos e sociais, que nortearam tais práticas.

Palavras-chave: Educação. Modelos educativos. Procedimentos didáticos.

Downloads 5069  5069  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Urutaguá  Site http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/19487
Avaliação: 8.00 (1 voto)
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos...  Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SIMOES E LUNA, Tatiana

Durante décadas, o ensino da leitura teve como foco práticas mecânicas de Decodificação. O ensino dessa competência linguística, com base nesse norte, concedia primazia à reprodução mecânica de conteúdos e informações. Essa posição esteve presente nos livros didáticos. Nos anos 80, aparece uma vasta quantidade mudanças nas práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa. Rompe-se, assim, com tendências mecanicistas e tecnicistas. Com isso, surge uma nova concepção de leitura como construção de sentido, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Esses novos paradigmas têm sido adotados pelos mais recentes Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Este trabalho tem como objetivo verificar quais são as concepções de leitura subjacentes aos Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1979-2012). Decorrente disso, pretende-se: a) verificar quais as concepções de linguagem subjacentes a esses manuais didáticos; b) verificar o tratamento dado à leitura e à diversidade textual.

Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa. Leitura. Livro didático.

Downloads 643  643  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Olhares  Site http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/67/37
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Texto visual na Educação Infantil: contribuições para contrução do conhecimento da criança Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste texto, colocamos em discussão a utilização do texto visual, no contexto da Educação Infantil, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da leitura de mundo da criança e, conseguintemente, para a construção do seu repertório de conhecimentos. Decorrente deste, refletimos sobre: a) a modificação no conceito de texto e seus reflexos no trabalho pedagógico com a leitura; b) as experiências vivenciadas na Oficina O Texto Visual na Creche: um passeio pelas pinturas de Tarsila do Amaral.

Palavras-chave: Imagem. Leitura de mundo. Constituição dos saberes.

Downloads 598  598  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Arredia  Site http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/viewArticle/3290
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia da Leitura: Quais as Teorias Subjacentes? Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste estudo, colocamos em discussão as teorias subjacentes às práticas pedagógicas do ensino da leitura. O propósito, aqui, é refletir acerca das especificidades e particularidades dos modelos teóricos - Perspectiva do Texto, Perspectiva do Leitor e Perspectiva Interacionista, bem como do Modelo Ascendente e/ou Bottom-up, Modelo Descendente e/ou Top-down e o Modelo Interativo – que fundamentam o ensino dessa ferramenta linguística. Mais precisamente, nosso propósito, aqui, é demonstrar como tais modelos teóricos, mesmo possuindo alguns fatores que são objeto de crítica, constituem em teorias que carregam consigo aspectos relevantes a serem aplicados à prática pedagógica do ensino da leitura.

Palavras-chave: Modelos teóricos. Prática pedagógica. Decodificação. Especificidades. Sentido.

Downloads 3550  3550  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Travessias  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10888
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Programa Nacional Biblioteca da Escola e o desenvolvimento da competência leitora do aluno na ling Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
LIMA, Francisca das Chagas Nobre de

Este artigo propõe-se a discutir a importância de existir o convívio contínuo com a leitura da linguagem quadrinística para que o aluno possa ampliar a sua competência leitora, uma vez que essa linguagem foi incluída nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) no Ensino Médio, com a finalidade de assegurar o acesso de alunos e professores à cultura, à formação e aos conhecimentos socialmente produzidos ao longo da história da humanidade, como também para incentivar a prática da leitura nas escolas públicas brasileiras pelo Ministério da Educação. Nesse sentido, é preciso pensar uma política de formação de leitores proficientes para além do ambiente escolar, fundamentada numa concepção de leitura, como processo de interação.

Palvaras-chave: PNBE. Linguagem quadrinística.Competência leitora. Política. Formação.

Downloads 3411  3411  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura em Quadrinhos e a Formação do Leitor Hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
PINA, Patrícia Kátia da Costa

Este artigo discute alguns dos desafios que cercam a leitura de literatura, efetuada por crianças e jovens, na contemporaneidade, em face das novas, diferentes e sedutoras mídias e linguagens que nos cercam. Preocupam-me o lugar que o texto literário ocupa no cotidiano de jovens e adultos hoje, bem como as estratégias autorais e,ou editoriais para torná-lo prazeroso e competitivo. O objetivo é investigar como a leitura do texto literário, publicado em outra mídia que não o livro, enfatiza o lúdico, podendo funcionar como forma de apreensão do mundo e construção simbólica de identidades. Para tanto, discutir-se-ão as afirmações de Yunes, Morin, entre outros, no sentido de se definir o ato da leitura como ação lúdica, como jogo, que envolve uma interação autor/editor-texto/imagem-leitor e que prevê inúmeras possibilidades de mediação.

Palavras-chave: Arte. HQ. Leitor Contemporâneo.

Downloads 920  920  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Jubiabá de Jorge Amado em HQ: A Linguagem Quadrinística em Prol do gosto pela Leitura Hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
MENDES, Josimara Evangelista

Esta pesquisa analisa a linguagem quadrinística, com enfoque na adaptação em Quadrinhos de Jubiabá organizada por Spacca (2009). Espera-se ampliar as discussões a cerca da percepção dos Quadrinhos como arte autônoma que flexibiliza a leitura e torna possível a releitura de obras clássicas, para o leitor contemporâneo. A análise da adaptação será feita considerando algumas características da linguagem dos Quadrinhos, entre essas, está o uso das cores e dos traços que constroem as cenas. Para tanto, este artigo baseia-se nas reflexões teóricas de Paulo Ramos (2009), Mc’Cloud (2005), Guimarães (2004), Pina (2012) e outros, com o intuito de também destacar a relevância da linguagem das HQ na percepção lúdica do ato de ler.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Leitor Contemporâneo. HQ

Downloads 966  966  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane  Site 
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