Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Subsídios para a gênese da imprensa musical brasileira e para a história do Hino da Independência Popular Versão: PDF
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
CARDOSO, Lino de A.

Este artigo tem por objetivos rever, mediante análise bibliográfica e de fontes primárias, a história de um de nossos símbolos musicais pátrios, o Hino da Independência, de Dom Pedro I, bem como trazer novos subsídios para o estudo da gênese da imprensa musical brasileira. Tem, igualmente, por escopo divulgar peculiaridades de uma antiga e pouco conhecida partitura desse hino, já não mais presentes em modernas edições de tal composição.

Palavras-chave: Dom Pedro I. Música do século XIX. Imprensa musical. Hinos

Downloads 354  354  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Per Musi - UFMG  Site http://www.musica.ufmg.br/permusi/port/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Cinema e Ensino de História: Realidade Escolar, Propostas e Práticas da sala de aula Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Jairo C. do

Atualmente, não se constitui uma novidade a afirmação de que o cinema possui, dentre tantas outras coisas, um grande potencial didático a ser explorado no ensino, no entanto, os filmes não são usados convenientemente em sala de aula. O artigo tem como objetivo, portanto, apresentar e discutir alguns procedimentos metodológicos de como usar o cinema no ensino de História.

Palavras-chave: Cinema. Ensino de História. Orientações metodológicas.

Downloads 535  535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de História e Estudos Culturais: Fênix  Site http://www.revistafenix.pro.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ambiguidades históricas pós-coloniais etensões ambientais no Estado do Paraná, Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BONNICI, Thomas

Esta pesquisa discursa sobre a maneira como a violência cometida pelo colonizador contra as pessoas e o meio-ambiente e as tensões subseqüentes potencializaram a destruição ecológica no estado do Paraná, Brasil. São investigados três textos sobre o Paraná, oriundos de períodos históricos diferentes, todos os três mostrando como o equilíbrio biológico foi subvertido pelas profundas tensões entre o colonizador e o colonizado.

Palavras-chave: Textos etnográficos. O olhar colonial. Ruptura ecológica.

Downloads 1694  1694  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Letras - UFPR  Site http://www.letras.ufpr.br/revista_letras/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Educação Histórica e Patrimônio: Experiências de Educação Patrimonial na Ilha do Mel Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro C. do

A proposta deste artigo é apresentar experiências de educação patrimonial na Ilha do Mel – Paranaguá/PR desenvolvidas no primeiro semestre de 2012, com alunos do 6º ano do Colégio Estadual Lucy Requião de Mello e Silva. Neste contexto, a Educação Histórica surge como um corpo teórico e metodológico que orienta tais investigações e possibilita a utilização do patrimônio como recurso para as aulas de História. Partindo das teorias de Jörn Rüsen, Jacques Lee Goff, Peter Lee e Isabel Barca este trabalho busca investigar a relação que a educação patrimonial tem com a Educação Histórica e apresentar as experiências da pesquisa empírica. Tal investigação revela que o patrimônio, quando enquadrado na perspectiva da Educação Histórica, contribui para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos.

Palavras-chave: Consciência Histórica. Narrativa Histórica. Aula Oficina.

Downloads 2967  2967  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ENPEH  Site http://www.abeh.org/trabalhosixenpeh/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensino de História, memória e história local Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BARROS, Carlos Henrique F. de

Este artigo dará continuidade ao projeto de produção científica sobre o ensino de história e sua valorização da memória para a compreensão da história local.
A escolha desse tema está baseada em um trabalho sobre Memória e história local elaborado durante a disciplina “História Regional”.
Para isso irá utilizar a contribuição de autores preocupados com uma maior compreensão sobre a importância do ensino da história local e o resgate de sua identidade histórica e social.
A relevância deste trabalho está na compreensão do desenvolvimento de metodologias que favoreçam um ensino de História comprometida com a inserção da história local em sala de aula, valorizando o cotidiano dos alunos.

Palavras-chave: Cotidiano. Ensino. História. Localidade. Memória.

Downloads 8722  8722  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de História - UEG  Site http://www.prp.ueg.br/revista/index.php/revistahistoria
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A cidade de Curitiba no discurso de viajantes e cronistas do século XIX e do início do XX Popular Versão: PDF
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
PEREIRA, Marco Aurélio M.

O artigo pretende a análise, a partir dos conceitos de governamentalidade em Foucault e de mito em Roland Barthes, do corpo de discursos ufanistas elaborados sobre a cidade de Curitiba no século XIX e início do século XX por viajantes e cronistas. Estes discursos são analisados como elementos constituintes da urbe ordeira, disciplinada e laboriosa, palco por excelência das relações de mercado capitalista, cenário onde se desenrola a ação contínua e permanente da cidade no rumo do progresso e do desenvolvimento.

Palavras-chave: Discurso. Normatização. Mito. Cidade.

Downloads 1246  1246  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de História Regional - UEPG  Site http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Homens e mulheres: o imaginário sobre infertilidade da América portuguesa Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
PRIORE, Mary del

Este artigo trata dos usos e costumes em torno da esterilidade no Brasil Colônia. Vivida como uma maldição que se abatia mais comumente sobre as mulheres, a esterilidade era combatida com práticas simbólicas e medicina fitoterápica, com o objetivo de “desobstruir” ou “desenfeitiçar”o berço da criação.

Palavras-chave: Sexualidade. História do corpo. Impotência. Esterilidade. Medicina.


Downloads 772  772  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História, Ciências, Saúde - Fiocruz  Site http://www.coc.fiocruz.br/informacao/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=154#.UkR
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora! O cinema na sala de aula: imagens da Idade Média no filme Cruzada, de Ridley Scott Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
SILVA, Edlene O.

Este artigo objetiva refletir sobre a utilização do cinema como recurso didático para o ensino de História a partir da análise das representações da Idade Média no filme Cruzada (Kingdom of Heaven), dirigido por Ridley Scott, em 2005. Ao estabelecer um diálogo entre as imagens das Cruzadas na película dirigida por Scott e as visões sobre esse evento em alguns manuais escolares editados entre o final dos anos de 1990 e 2008, busca-se demonstrar que o filme, ao mesmo tempo em que reforça estereótipos e preconceitos sobre o medievo, pode ser meio privilegiado de problematização desses estigmas e de construção do conhecimento histórico.

Palavras-chave: Cinema. Ensino de História. Cruzadas. Idade Média. Livro didático.

Downloads 7881  7881  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma História: Questões & Debates - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!As origens da indústria madeireira e do desmatamento da floresta araucária no Médio Vale do Iguaçu Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Miguel M. X. de; NODARI, Eunice S.

Esse artigo tem o objetivo de investigar as origens da indústria madeireira no Médio Vale do Iguaçu. Paralelamente a colonização europeia e as atividades agropecuárias daí resultantes, a indústria madeireira foi um dos fatores primordiais para a devastação da floresta de araucária ao longo do século XX. Até a década de 1910, a indústria madeireira tanto no Médio Vale do Iguaçu como em outros locais tinha uma característica mais artesanal, voltada para as necessidades locais das pequenas vilas que existiam no planalto sul-brasileiro daquela época. Mas com a construção da ferrovia São Paulo-Rio Grande, a chegada da companhia Lumber e o aumento da demanda por madeira em outras regiões do país e no exterior, a indústria madeireira passou a ter um caráter de empresa capitalista voltada para atender as necessidades do mercado de madeira.

Palavras-chave: Indústria Madeireira. Médio Vale do Iguaçu. Floresta de Araucária. História Ambiental.

Downloads 633  633  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos do Ceom - Unochapecó  Site http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Leitura e uso das fontes no ensino de História Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
TOMAZ, Paulo C.

Esta comunicação tem por objetivo analisar as principais correntes historiográficas no estudo de História, tais como o Positivismo, o Marxismo e a História Nova, buscando compreender como essas correntes historiográficas trataram a leitura, a interpretação e o uso das fontes para a compreensão dos acontecimentos históricos. Objetiva igualmente analisar o enfoque dado a esse assunto no ensino de História no Brasil, tendo como base de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 5ª a 8ª séries, cuja finalidade é também capacitar o aluno a "dominar procedimentos de pesquisa escolar e produção de textos, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais." (PCN,1998).

Palavras-chave: Correntes historiográficas. Leitura e uso das fontes. Ensino de História

Downloads 577  577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ALB  Site http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss05_07.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 »